Em relação a Valença, das vezes que sintonizei na A-52 em Espanha, entre Benavente e Vigo, cumpriam melhor as frequências portuguesas em FM que o emissor em OM, mesmo na proximidade da fronteira de Valença/Tui.
Quanto a Elvas, a história era outra!
Fazia constantemente o trajeto até Córdoba, e os 720khz escutavam-se até o interior da cidade (quase 300kms). Não sei se ainda está ativo ou com a potência de outrora.
Quanto à onda curta, o fecho das emissões foi de alguém que não entende a importância e relevância das emissões. Desde os viajantes ou emigrantes pela Europa até os habitantes de outros continentes, onde simplesmente a internet não entra.
Guardo com saudades, nos anos 80, a escuta da programação da RDPi, no Brasil, país onde estive emigrado, das escutas do campeonato português, nas frequências diurnas nos 13metros e noturnas nos 25m e 31.
Existia também a emissão da Rádio Renascença, que emitia para o continente americano, durante 1 hora (não me recordo bem a duração) que para além da sua programação religiosa, emitia também a bola branca..
Que tiro no pé o desligamento das emissões,...