Autor Tópico: Antena 1  (Lida 716872 vezes)

pdf

• Administrator
  • Hero Member
Re: Antena 1
« Responder #5565 em: Fevereiro 01, 2024, 06:11:27 pm »
Disseram apenas que até nem se queixavam muito, pois até têm algumas tecnologias idênticas a Lisboa e que nem no Porto, nem em Coimbra ainda têm e que, previsivelmente, irão melhorar após a conclusão das obras.

A grande dificuldade que elencam é, de facto, a gritante falta de meios humanos, comparado com o que existiu em tempos.

Como é que é possível não terem técnicos de som há tanto tempo, estando completamente dependentes de Lisboa neste ponto?

Não sei se esse edifício está assim tao degradado. Por fora não parece e a RTP (TV) foi "morar" para lá há alguns anos, depois de desocuparem o seu espaço independente no centro de Faro.

Falemos curto: A RTP tem de retomar as emissões regionais regulares a partir de Faro, e das outras delegações! Temos direito a esse serviço (público), nas mais diversas vertentes. Não faz sentido o região estar privada do relato as equipas profissionais da região, ou da divulgação de artistas e bandas locais, reportagens dedicadas, promoção cultural, etc... . O que tem a mais a RTP Açores e Madeira, que são regiões com menos população residente?

Nota: E nem vale a pena argumentar com as emissões do Edgar Canelas são uma mera circunstância de programação ao fim de semana.

Com a solução que venho defendendo há algum tempo: a conversão da RDP África em antenas regionais, numa primeira fase nos emissores que já existem - Porto, Coimbra, Lisboa e Faro... já tarda e é essencial.

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #5566 em: Fevereiro 01, 2024, 06:18:23 pm »
Com a solução que venho defendendo há algum tempo: a conversão da RDP África em antenas regionais, numa primeira fase nos emissores que já existem - Porto, Coimbra, Lisboa e Faro... já tarda e é essencial.
Já fui mais defensor de que a AFRICA face ao aumento de imigrantes que temos vindo a assistir, provenientes dos PALOP se pudesse manter. Contudo, quando começo a perceber que o que eles ouvem, basicamente se resume à RFM, começo a achar que não justifica. A ideia que dás parece-me adequada, tenho é dúvidas se no Porto e em Coimbra a frequência é a adequada para esse designio. A do Porto não chega a Braga devido à pressão da Alto Ave, a de Coimbra em Aveiro é esmagada pela RR do Muro. Se pretendemos que seja regional, tem de ter o devido alcance em toda a região.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #5567 em: Fevereiro 01, 2024, 07:12:58 pm »
Disseram apenas que até nem se queixavam muito, pois até têm algumas tecnologias idênticas a Lisboa e que nem no Porto, nem em Coimbra ainda têm e que, previsivelmente, irão melhorar após a conclusão das obras.

A grande dificuldade que elencam é, de facto, a gritante falta de meios humanos, comparado com o que existiu em tempos.

Como é que é possível não terem técnicos de som há tanto tempo, estando completamente dependentes de Lisboa neste ponto?

Não sei se esse edifício está assim tao degradado. Por fora não parece e a RTP (TV) foi "morar" para lá há alguns anos, depois de desocuparem o seu espaço independente no centro de Faro.

Falemos curto: A RTP tem de retomar as emissões regionais regulares a partir de Faro, e das outras delegações! Temos direito a esse serviço (público), nas mais diversas vertentes. Não faz sentido o região estar privada do relato as equipas profissionais da região, ou da divulgação de artistas e bandas locais, reportagens dedicadas, promoção cultural, etc... . O que tem a mais a RTP Açores e Madeira, que são regiões com menos população residente?

Nota: E nem vale a pena argumentar com as emissões do Edgar Canelas são uma mera circunstância de programação ao fim de semana.

Ter uma emissão semelhante àquela trampa que havia entre 1997-2001 não vale apena. Aquilo não servia para nada.

Defendo a criação de um canal de informação que tenha desdobramentos concisos como, por exemplo, existe em Espanha.

Sou contra horas de desdobramento a enrolar com música.
« Última modificação: Fevereiro 01, 2024, 07:18:14 pm por Atento »

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #5568 em: Fevereiro 01, 2024, 08:04:08 pm »

Ter uma emissão semelhante àquela trampa que havia entre 1997-2001 não vale apena. Aquilo não servia para nada.

Defendo a criação de um canal de informação que tenha desdobramentos concisos como, por exemplo, existe em Espanha.

Sou contra horas de desdobramento a enrolar com música.

Já eu, num cenário ideal, sou a favor que o serviço público invista em rádios regionais, em forte parceria com a sociedade civil e que o Portugal em Directo seja como o «Informatvo Territorial» da RNE das 13h10.

Mas isso em Portugal é muito difícil.

A Antena 1 poderia ficar encaixada maioritariamente em Lisboa.
« Última modificação: Fevereiro 01, 2024, 08:06:36 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #5569 em: Fevereiro 01, 2024, 10:45:25 pm »

Já eu, num cenário ideal, sou a favor que o serviço público invista em rádios regionais, em forte parceria com a sociedade civil e que o Portugal em Directo seja como o «Informatvo Territorial» da RNE das 13h10.

Esse desdobramento, a existir, deve ser mesmo nas horas dos noticiários regionais. Fora disso, a Antena 1 deve emitir sempre em nacional, mas diversificando, tanto quanto possível, a origem da emissão.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #5570 em: Fevereiro 02, 2024, 04:42:27 am »

Esse desdobramento, a existir, deve ser mesmo nas horas dos noticiários regionais. Fora disso, a Antena 1 deve emitir sempre em nacional, mas diversificando, tanto quanto possível, a origem da emissão.

Não faz sentido essa manta de retalhos na emissão tipo 07:00-10:00 (Lisboa), 14:00-16:00 (Faro), 16:00-20:00 (Coimbra)...
Nenhuma rádio nacional europeia opta por essa estratégia...

O que faz  cada vez mais sentido é ter um canal de notícias e na Antena1 e nesse canal de notícias haver desdobramentos (por exemplo, entre as 14:00 e as 15:00 para o PD Regional).
Em França,  o principal canal da Rádio France, a France Inter, não faz qualquer desdobramento substancial. Para isso, tem o canal regional France Blue.

É imperioso ter um canal de notícias na órbita do serviço público.  Isso parece-me evidente. Uma aposta forte que não se deixe cristalizar como vai acontecendo com a rtp2, rtp3 e Antena 3...

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #5571 em: Fevereiro 02, 2024, 10:28:42 am »

Não faz sentido essa manta de retalhos na emissão tipo 07:00-10:00 (Lisboa), 14:00-16:00 (Faro), 16:00-20:00 (Coimbra)...

O que faz  cada vez mais sentido é ter um canal de notícias e na Antena1 e nesse canal de notícias haver desdobramentos (por exemplo, entre as 14:00 e as 15:00 para o PD Regional).
Em França,  o principal canal da Rádio France, a France Inter, não faz qualquer desdobramento substancial. Para isso, tem o canal regional France Blue.

É imperioso ter um canal de notícias na órbita do serviço público.  Isso parece-me evidente. Uma aposta forte que não se deixe cristalizar como vai acontecendo com a rtp2, rtp3 e Antena 3...
As ideias que tenho lido, são todas muito bonitas, o problema é sempre o mesmo, falta de recursos humanos...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #5572 em: Fevereiro 02, 2024, 10:46:33 am »

As ideias que tenho lido, são todas muito bonitas, o problema é sempre o mesmo, falta de recursos humanos...
E falta de recursos financeiros. Com uma taxa que não aumenta desde 2016 estão à espera de quê?

SamM

• Hero Member
« Responder #5573 em: Fevereiro 02, 2024, 11:43:08 am »

E falta de recursos financeiros. Com uma taxa que não aumenta desde 2016 estão à espera de quê?

Então e o excedente orçamental, e o PRR? Além do apoio para os privados, não podem comparticipar no âmbito de um programa de desenvolvimento das regiões ou do PRR?

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #5574 em: Fevereiro 02, 2024, 01:03:31 pm »

Concordo em absoluto com isso. Não faz sentido o desdobramento de emissão entre Faro, Porto e Coimbra.
O que quis dizer era que a RTP deveria adoptar uma lógica como a Onda Cero, por exemplo, havendo estações regionais.
Às 13h10, o Portugal em Directo da Antena 1 teria sim desdobramentos pelos emissores regionais existentes.
O «Informativo Territoral» da RNE dessa hora tem os primeiros 30 minutos com o jornalista principal em Madrid a lançar os teasers aos jornalistas presentes nas regionais e estes ditam, de forma de síntese, as principais notícias da região, sendo que os últimos 15/20 minutos são emitidos pelo jornalista responsável na emissão regional, alargando as principais notícias das mesmas. Em Madrid acaba por ser o pivô principal do programa a fazê-lo.

Deixo aqui o «Informativo Territorial Extremadura», emitido ontem à tarde, directamente de Badajoz.
É engraçado ouvi-los a falar do protesto dos agricultores portugueses. Ontem, a determinada altura, estive a ouvir a Rádio 5 de Badajoz e a informação de transito era mais concisa sobre os cortes na fronteira que a da própria Antena 1.

https://www.rtve.es/play/audios/extremadura-informativos/informativo-extremadura-tarde-01-02-24/15952344/
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Atento

• Hero Member

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #5576 em: Fevereiro 02, 2024, 11:29:34 pm »
Eu sou a favor de emissão nacional realizada a partir de estúdios locais - o único problema é que como 70% da audiência está às horas de ponta, a tentação será fazer por exemplo 07-10 Lisboa e 17-20 Porto ou vice-versa, e deixar Faro e Coimbra para outras núpcias.

E ainda outra questão: e Évora? Fica onde?

Talvez valesse mais a pena um bloco de 4h em que "anything goes", por exemplo na hora de ponta do regresso a casa, e cada região emitia para a sua nesse desdobramento a fazer por exemplo 16-20. Depois, voltávamos à emissão nacional.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #5577 em: Fevereiro 03, 2024, 06:45:15 pm »
A Antena 1 hoje deu uma de regime soviético, entre as 18h10 e as 18h30 com o caos em Famalicão e as manifestações em Lisboa... música a metro. O Paulo Rocha deve ter ficado chateado por estragarem o seu mini-turno.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #5578 em: Fevereiro 03, 2024, 08:07:07 pm »
Só escutei há pouco a emissão depois de ler o post anterior.

Se procedeu assim, acho que fez bem. Havia alguma coisa para transmitir? Não, apenas violência de arruaceiros e irresponsabilidade da polícia ao não comparecerem no estádio (polícia que com este tipo de atitudes perdem completamente a razão que têm, mas isso, não estamos no fórum adequado para discutir essas questões).

Portanto, foram e têm transmitido as informações necessárias sobre a situação, logo, quanto a mim, tiveram a atitude correcta.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #5579 em: Fevereiro 03, 2024, 09:19:33 pm »
A Antena 1 hoje deu uma de regime soviético, entre as 18h10 e as 18h30 com o caos em Famalicão e as manifestações em Lisboa... música a metro. O Paulo Rocha deve ter ficado chateado por estragarem o seu mini-turno.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

Muito mau...