Já eu, num cenário ideal, sou a favor que o serviço público invista em rádios regionais, em forte parceria com a sociedade civil e que o Portugal em Directo seja como o «Informatvo Territorial» da RNE das 13h10.
Mas isso em Portugal é muito difícil.
A Antena 1 poderia ficar encaixada maioritariamente em Lisboa.
Esse desdobramento, a existir, deve ser mesmo nas horas dos noticiários regionais. Fora disso, a Antena 1 deve emitir sempre em nacional, mas diversificando, tanto quanto possível, a origem da emissão.
Concordo em absoluto com isso. Não faz sentido o desdobramento de emissão entre Faro, Porto e Coimbra.
O que quis dizer era que a RTP deveria adoptar uma lógica como a Onda Cero, por exemplo, havendo estações regionais.
Às 13h10, o Portugal em Directo da Antena 1 teria sim desdobramentos pelos emissores regionais existentes.
O «Informativo Territoral» da RNE dessa hora tem os primeiros 30 minutos com o jornalista principal em Madrid a lançar os teasers aos jornalistas presentes nas regionais e estes ditam, de forma de síntese, as principais notícias da região, sendo que os últimos 15/20 minutos são emitidos pelo jornalista responsável na emissão regional, alargando as principais notícias das mesmas. Em Madrid acaba por ser o pivô principal do programa a fazê-lo.
Deixo aqui o «Informativo Territorial Extremadura», emitido ontem à tarde, directamente de Badajoz.
É engraçado ouvi-los a falar do protesto dos agricultores portugueses. Ontem, a determinada altura, estive a ouvir a Rádio 5 de Badajoz e a informação de transito era mais concisa sobre os cortes na fronteira que a da própria Antena 1.
https://www.rtve.es/play/audios/extremadura-informativos/informativo-extremadura-tarde-01-02-24/15952344/