O que está pensado / foi falado é que o canal terá noticiários a arrancar à hora milimetricamente certa para entrar ao mesmo tempo na rádio.
Os blocos de notícias terão uma primeira parte sempre de 15 minutos com a informação essencial, parte essa que será em simultâneo para a rádio. Sendo que depois o jornal continuará na TV.
Inicialmente creio que até passaram a mensagem que os blocos de notícias tinham apenas 15 minutos, mas julgo que com o tempo compuseram isso e alteraram o discurso para: "vamos ter blocos onde o espetador fica a par de tudo em 15 minutos".
De momento é o que se sabe, no entanto, tudo pode mudar.
Até hoje anunciavam a estreia do canal para as 06h00 desta segunda-feira e, hoje, já anunciam para as 07h00.
Assisti à primeira hora do Canal Now, depois do que li sobre o canal, aquilo que foi saindo na comunicação social, também pelas imagens que iam passando nos últimos dias, dos grandes acontecimentos, nacionais e internacionais, pelos slogans 'Noticias puras e duras'.... pensei que estaria perante um grande projeto, diferente dos outros canais, mas por aquilo que vi, digo francamente, que desiludiu, embora ainda numa fase inicial, e é também uma primeira impressão. Não vi qualquer factor que o diferenciasse dos outros canais de noticias, se há diferenças, é pela negativa, pelos apresentadores, pareceram-me fracos, sem imagem, carisma... pelos cenários, diria inexistentes, o pivot principal, tinha por trás um painel completamente azul, percebeu-se que faltava ali qualquer coisa, o grafismo é muito pobre. Depois do primeiro bloco de noticias de 15 minutos, foram mesmo 15 minutos, segue-se um bloco de dez minutos de publicidade.
Ora bem, o Canal Now, e segundo uma noticia sobre o canal, tem como objetitivos:
- 'o NewsNow pretende posicionar-se num segmento informativo, para "reforçar a informação de qualidade e de referência para os públicos mais qualificados, colocando o foco principal da grelha noticiosa nas temática políticas, económicas, nos grandes desafios da civilização, como o aquecimento global ou a inteligência artificial, na informação internacional, em particular a relacionada com o espaço europeu".
Isto também os outros canais de informação o fazem: SIC Noticias, CNN Portugal e RTP3...
O projeto "criará ainda o ambiente mais propício à inovação digital e ao aprofundamento da oferta online e multiplataforma [...] um caminho para a informação de qualidade".
Quem for ao Site do Canal Now poderá ver que é um site fraco, pobre, não vejo ali qualquer 'ambiente propicio à inovação'... Coloquem os olhos no Site da CNN Portugal, para mim a melhor plataforma online de noticias. E muitas vezes vejo a emissão em direto do meu SmartPhone com boa fluidez.
Não percebi bem este passo do Grupo do Jornal 'Correio da Manhã' e 'CMTV',têm um jornal e um canal por cabo lideres, e arriscam entrar num segmento de noticias em que muito dificilmente alcançarão a liderança, parece-me um projeto, e para já, muito fraco, em comparação com a CNN Portugal e Sic Noticias.
Uma última questão, e abordando agora a rádio que, dizem, está para vir, ligada ao grupo do 'Correio da Manhã' e que poderia ter sinergias com este novo Canal Now,será que a rádio poderá estar dependente do sucesso dete projeto de noticias?... Mais uma rádio de informação ou prioritáriamente de informação, existindo já uma TSF, uma Observador, e mesmo uma Antena 1... Se a Observador, demorou não sei quantos anos a chegar a 1% de audiência... o caminho que uma nova rádio de informação teria de percorrer... é muito tempo, e tem custos. Só se replicar o conceito do Jornal Correio da Manha e CMTV, uma rádio virada para crimes, a desgraça, o sensacionalismo. Ai poderia acreditar que iria teer mais audiência, e mais rápidamente.