Espectro radioeléctrico > Outras comunicações

Mar - Efeito Espelho na Propagação de Ondas

(1/1)

pdnf:
Por aqui várias vezes reportamos a facilidade com que os sinais de longe se apanham junto à costa, mas hoje aconteceu-me algo que é relativamente inédito. Estou este momento na praia, vantagens do remoto, com o meu PC ligado à rede wi-fi com sinal máximo, de um estabelecimento comercial que em linha reta fica a seguramente a mais de 1km de distância, diria que quase 2km. Isto quando sabemos que até dentro das nossas casas e escritórios temos pontos cegos, é, para mim, uma novidade absoluta. Pergunto aos entendidos, o comportamento deve ser idêntico com as ondas do wi-fi, e com as dos emissores, correto?  ;D ;D Doutro modo, não vejo como seja isto possível.
No meu escritório tenho duas redes gerida pela FCCN, absolutamente pujante, basta por o pé 50 metros de distância do edifício que o sinal vai-se...

Luisf662:

--- Citação de: pdnf em Outubro 04, 2023, 03:53:59 pm ---Por aqui várias vezes reportamos a facilidade com que os sinais de longe se apanham junto à costa, mas hoje aconteceu-me algo que é relativamente inédito. Estou este momento na praia, vantagens do remoto, com o meu PC ligado à rede wi-fi com sinal máximo, de um estabelecimento comercial que em linha reta fica a seguramente a mais de 1km de distância, diria que quase 2km. Isto quando sabemos que até dentro das nossas casas e escritórios temos pontos cegos, é, para mim, uma novidade absoluta. Pergunto aos entendidos, o comportamento deve ser idêntico com as ondas do wi-fi, e com as dos emissores, correto?  ;D ;D Doutro modo, não vejo como seja isto possível.
No meu escritório tenho duas redes gerida pela FCCN, absolutamente pujante, basta por o pé 50 metros de distância do edifício que o sinal vai-se...

--- Fim de Citação ---
Sinais por mais fracos que sejam em linha de vista sem obstáculos a frente propagão se kilometros. Eu com um rádio pmr446 consegui falar de Peniche para a serra de Sintra e só com 0.5W de potência.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

pdf:
Se houver linha de vista para o router, grandes distâncias são possíveis, mas estamos a falar na ordem das centenas de metros. Quilómetros lamento muito mas só com direcionais.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

pdnf:

--- Citação de: pdf em Outubro 05, 2023, 12:30:10 am ---Se houver linha de vista para o router, grandes distâncias são possíveis, mas estamos a falar na ordem das centenas de metros. Quilómetros lamento muito mas só com direcionais.

--- Fim de Citação ---

Canide Sul, mas junto à fronteira com a Madalena, a apanhar a net de um establecimento na praia de Salgueiros. Fui ver ao Maps, 1300m. Não perdi o sinal durante toda a tarde. Deve ser do mar, doutro modo, penso que seria impossível. Por exemplo, não me consigo ligar à Edurom na Roberto Frias com n de Faculdades ali à volta a debitar sinal, não apanha nada, sinal 0.

pdf:
Se o router estiver junto a uma janela e o recetor for bom, se calhar até dá.

Navegação

[0] Índice de mensagens

Ir para versão completa