Autor Tópico: Emissora das Beiras - 91,2 MHz Tondela  (Lida 10659 vezes)

pdf

• Administrator
  • Hero Member
Re: Emissora das Beiras - 91,2 MHz Tondela
« Responder #30 em: Maio 23, 2024, 02:30:01 pm »
Estava enganado. Afinal vai mesmo para a Rádio Observador - já é oficial.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #31 em: Maio 23, 2024, 02:34:47 pm »
Desconfio, e neste caso ainda bem, que irá ter emissão local feita a partir de Tondela. Vamos ver se confirma.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #32 em: Maio 23, 2024, 07:17:27 pm »
Operador Ao Tom Dela... chorei a rir, confesso.
A Emissora das Beiras vai deixar saudades, quando passei pela zona pela última vez apanhei aquele que talvez devia ser o único programa infantil em FM no país, já com mais de 20 anos.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #33 em: Maio 23, 2024, 09:49:47 pm »
Desconfio, e neste caso ainda bem, que irá ter emissão local feita a partir de Tondela. Vamos ver se confirma.

Não tenho tanta confiança nisso. Com 95% de certeza que se tiver emissão local, esta será de Coimbra ou Viseu.

Só em valores na cidade de Coimbra para a rádio são imensos e há uma forte cultura informativa, fora já os dois cursos de Comunicação na cidade. Seja através de veteranos, seja com estagiários competentes, ou seja, independentemente do ângulo escolhido, acho que vamos ter aqui algo muito interessante.

Atrevendo-me ainda mais: tendo emissão local, está aqui em potencial uma TSF Rádio Jornal do Centro. A quantidade de possibilidades nesta matéria é enorme para a região.

Por fim, com a aquisição do capital social, diria ser praticamente certa uma otimização e melhoria das condições de transmissão, ao nível do que já aconteceu no Seixal.

Finalmente uma rádio nova que surge na zona Centro e não é pimba. Muito bem!
« Última modificação: Maio 23, 2024, 09:52:01 pm por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #34 em: Maio 24, 2024, 02:09:48 am »

Não tenho tanta confiança nisso. Com 95% de certeza que se tiver emissão local, esta será de Coimbra ou Viseu.

Só em valores na cidade de Coimbra para a rádio são imensos e há uma forte cultura informativa, fora já os dois cursos de Comunicação na cidade. Seja através de veteranos, seja com estagiários competentes, ou seja, independentemente do ângulo escolhido, acho que vamos ter aqui algo muito interessante.

Atrevendo-me ainda mais: tendo emissão local, está aqui em potencial uma TSF Rádio Jornal do Centro. A quantidade de possibilidades nesta matéria é enorme para a região.

Por fim, com a aquisição do capital social, diria ser praticamente certa uma otimização e melhoria das condições de transmissão, ao nível do que já aconteceu no Seixal.

Tendo a concordar contigo. Que necessidade teriam de ter emissão local, se têm 6 emissores apenas?
Estive a ver e acho que já descobri o porquê deste emissor. Sabem a que distância está Mortágua, concelho froteiriço a Tondela, dos emissores de Provínica e da Rádio Clube da Pampilhosa? Resposta, 150 metros, freguesia de Sula, em linha reta, à mesma altitude, os mesmos 550m. O Caramulo tem a mesma altitude, é certo, mas está mais para o interior, pelo que pode não conseguir ligar com os 92.6. Contudo, se deslocalizarem o emissor lá para o meio do mato, mesmo no limite do concelho de Mortágua, conseguem perfeitamente fazer essa ligação com Rio Maior, basta pensar que os 92.6 não chegam mais para Norte justamente por causa de um emissor nessa localização. Os refletores serão sempre colocados para Norte, por causa da Antena 1 de Braga e, eventualmente, da Antena 2 de Bornes, mas aí não há qualquer problema, porquanto temos os 88.1. Realmente, esta solução pode ter mesmo sido de génio. E, aí sim, Coimbra fica perfeitíssima. Se, porventura Tondela não ficar com escuta excecional, podem sempre colocar uma micro em Fail, a 400 m de altitude, que está a 5km do centro de Viseu, e fazem o pleno.
« Última modificação: Maio 24, 2024, 02:16:09 am por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #35 em: Maio 24, 2024, 05:02:53 am »
Já fiz uns testes no simulador e é precisamente este o furo que descreves. Para lá de Leiria tende a ter umas falhas menores de força e cair para mono mas onde interessa, na zona de Fátima e depois Minde, reveza-se com 92.6 e chega com força. Chega ainda bem a muito bem a Viseu e na A25 aguenta-se até às portas da Guarda (!). Basta que escolham um ponto com melhor propagação para sul que o atual.

Em Aveiro cobre quase todo o distrito - teoricamente não chega à Feira mas chega a Espinho, claro, com a Antena 1 do Sameiro já próxima.

E olha lá, que não sei sequer se otimizando o sistema radiante mesmo no próprio Caramulo não podem surtir o mesmo efeito e fazer aqui uma proeza...

Fizeram mesmo o jackpot aqui.
« Última modificação: Maio 24, 2024, 05:06:17 am por Memorias da Radio »

estvmkt

• Hero Member
« Responder #36 em: Maio 24, 2024, 07:15:26 am »
Eu acho que vão e otimizar...
No meu ver eu não mudaria o emissor de local...
Onde esta chega a 4 distritos...

estvmkt

• Hero Member
« Responder #37 em: Maio 24, 2024, 07:57:08 am »
Eu não mudava o emissor de local.
So se conseguirem uma micro no Caramulo. E deslocalizar precisamente os 91.2

estvmkt

• Hero Member
« Responder #38 em: Maio 24, 2024, 10:35:29 am »
Essa deslocalização que o PDNF diz vai piorar sinal no concelho de Tondela e nao só trama Viseu.
Eu acho que vão otimizar o emissor,acredito que nao esteja a emitir no ponto.
E optimizando o mesmo é o que basta...

pdnf

• Hero Member
« Responder #39 em: Maio 24, 2024, 11:10:50 am »
Essa deslocalização que o PDNF diz vai piorar sinal no concelho de Tondela e nao só trama Viseu.
Eu acho que vão otimizar o emissor,acredito que nao esteja a emitir no ponto.
E optimizando o mesmo é o que basta...

Mas o objetivo não será servir Tondela nem Viseu, deverá ser mesmo fazer a ligação com os 92.6 e servir Coimbra. Como escrevi, Viseu não é muito dificil, basta conseguirem autorização para a micro na zona fronteiriça de Tondela com Viseu. Uma micro a 5km em linha reta da Baixa de Viseu, a 400m de altitude, deve servir perfeitamente. A ideia que tenho é que no Caramulo não deverá para fazer eficazmente a ligação a sul com 92.6.
Nessa localização até deve chegar a Gaia, porque os 92.6 já pressionam fortemente a Antena 2, mesmo perto do Mte da Virgem, quanto mais o Sameiro que é mais fraco, e os 100.8 dividem entre a Provincia e a Radio Maria no Sul de Gaia.
« Última modificação: Maio 24, 2024, 11:13:43 am por pdnf »
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #40 em: Maio 24, 2024, 12:15:49 pm »

Tendo a concordar contigo. Que necessidade teriam de ter emissão local, se têm 6 emissores apenas?
Há que saber ler nas entrelinhas...

pdnf

• Hero Member
« Responder #41 em: Maio 24, 2024, 01:29:07 pm »

Há que saber ler nas entrelinhas...

Por não terem requerido o pedido para passar de generalista para temática informativa e por, "tendo acima de tudo a preocupação de manter as relações de proximidade com o auditório potencial e com a região onde o serviço de programas opera e para a qual se destina.". Podem fazer esse pedido aparte. Para além disso, li recentemente numa deliberação, confesso que não me recordo tal, que a ERC considera que as temáticas informativas cumprem as obrigações que estão adstritas às generalistas.
Rádio é:

estvmkt

• Hero Member
« Responder #42 em: Maio 24, 2024, 01:50:08 pm »
Mas Viseu tem auditório.
Viseu acho muito importante tanto como Coimbra e Leiria.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #43 em: Maio 24, 2024, 02:08:24 pm »
Já estamos com os delírios?

Não creio que mexam na antena - no máximo mudam do Cabeço da Neve para as Pinoucas ou para o vértice geodésico do Caramulo, que é ligeiramente mais alto e tem melhor linha de vista para o litoral.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #44 em: Maio 24, 2024, 02:14:34 pm »
Um bom local para chegar a Viseu é colocar no Caramulo,mas do lado de Santa Comba Dão.
Eu gostava tanto de poder ouvir esta rádio em Viseu,uma lufada de ar fresco.
Faltava a Smooth