Autor Tópico: Emissora das Beiras - 91,2 MHz Tondela  (Lida 9237 vezes)

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
Re: Emissora das Beiras - 91,2 MHz Tondela
« Responder #45 em: Maio 24, 2024, 03:26:13 pm »
Já estamos com os delírios?

Não creio que mexam na antena - no máximo mudam do Cabeço da Neve para as Pinoucas ou para o vértice geodésico do Caramulo, que é ligeiramente mais alto e tem melhor linha de vista para o litoral.
Não acho que seja delírio. Estive aqui a dar uma passagem a escutas feitas na Figueira e em Pombal o ano passado. Se é certo que 88.1 chegam em ambas, não deixa de ser verdade que 91.2 se ouve, mas sem RDS diferentemente das outras duas. Será mesmo uma questão de por toda a lenha na fogueira? Sim, de facto, faz-me alguma confusão a EBEIRAS estar ao dobro da altitude, mas ter pior recepção que as do Luso. O que eu escrevi acima é que, em termos geográficos, Mortágua está a 150m do Luso, e já mesmo no concelho, nem sequer fica mais baixo que as duas referidas emissoras. Não seria muito diferente do que ocorre com a Rádio 5, que está num dos pontos mais distantes do concelho de Vila do Conde, face à Póvoa de Varzim. O que escrevi também é que existe uma elevação no concelho de Tondela, já muito próxima da fronteira com Viseu, junto à A25 que tem mais de 400m de elevação e está a 5km em linha reta da Baixa de Viseu. De uma coisa tenho a certeza, RCP e Província conseguem fazer a ligação a Rio Maior. Posso estar totamente enganado, porque não encontrei os registos, mas a ideia que tenho é que a Emissora das Beiras, como está atualmente, não o faz. Mas quem conhecer melhor e for da região pode testar. Tenho também ideia que as duas referidas ainda chegam a Leiria, da Emissora das Beiras não tenho mesmo noção.
« Última modificação: Maio 24, 2024, 03:30:34 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #46 em: Maio 24, 2024, 05:39:31 pm »
Ei de testar para a semana quando for a Sao Martinho do Bispo.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #47 em: Maio 24, 2024, 05:41:23 pm »
Eu desconfio,que vao ter mais alguma em Coimbra e vão abdicar dos 88.1...
E trabalham estes 91.2 para Aveiro...
Bem esticados fazem ponte com os 98.4...

pdnf

• Hero Member
« Responder #48 em: Maio 24, 2024, 05:57:32 pm »
Eu desconfio,que vao ter mais alguma em Coimbra e vão abdicar dos 88.1...
E trabalham estes 91.2 para Aveiro...
Bem esticados fazem ponte com os 98.4...
Isso esquece é impossível, só se trocassem 98,4 e 88.1 com 96.3 da Rádio 5, e mesmo assim, tenho muitas dúvidas, porque ia mandar Braga ao ar, onde a Rádio 5 fica ináudível, com a Voz do Marão.
Isso sim, já acho que é um bocadinho do domínio da ficção.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #49 em: Maio 24, 2024, 06:23:16 pm »
Por mim era aumentar o número de radios em associação.
6 já é muito reduzido. Ideal 10 a 12.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #50 em: Maio 25, 2024, 02:44:14 pm »
Por não terem requerido o pedido para passar de generalista para temática informativa e por, "tendo acima de tudo a preocupação de manter as relações de proximidade com o auditório potencial e com a região onde o serviço de programas opera e para a qual se destina.". Podem fazer esse pedido aparte. Para além disso, li recentemente numa deliberação, confesso que não me recordo tal, que a ERC considera que as temáticas informativas cumprem as obrigações que estão adstritas às generalistas.
Mas para retransmitirem pelo menos parte da emissão de Lisboa da Observador, as tais 16 horas diárias, a frequência 91,2 MHz tem obrigatoriamente que estar no mesmo tipo de topologia (temática informativa). Como acontece em toda a rede da M80 ou da Cidade, por exemplo.

Penso que, apesar isso, a ERC não iria criar grandes dificuldades que a Observador das Beiras - chamemos-lhe assim para simplificar - não cumprisse as oito horas em dias de eventos especiais (como congressos partidários ou jogos de futebol). Penso que isso sucedeu no tempo do RCP, embora a LdR nessa altura não fosse a actual.

pdnf

• Hero Member
« Responder #51 em: Maio 25, 2024, 02:53:29 pm »
Por não terem requerido o pedido para passar de generalista para temática informativa e por, "tendo acima de tudo a preocupação de manter as relações de proximidade com o auditório potencial e com a região onde o serviço de programas opera e para a qual se destina.". Podem fazer esse pedido aparte. Para além disso, li recentemente numa deliberação, confesso que não me recordo tal, que a ERC considera que as temáticas informativas cumprem as obrigações que estão adstritas às generalistas.
Mas para retransmitirem pelo menos parte da emissão de Lisboa da Observador, as tais 16 horas diárias, a frequência 91,2 MHz tem obrigatoriamente que estar no mesmo tipo de topologia (temática informativa). Como acontece em toda a rede da M80 ou da Cidade, por exemplo.

Penso que, apesar isso, a ERC não iria criar grandes dificuldades que a Observador das Beiras - chamemos-lhe assim para simplificar - não cumprisse as oito horas em dias de eventos especiais (como congressos partidários ou jogos de futebol). Penso que isso sucedeu no tempo do RCP, embora a LdR nessa altura não fosse a actual.
Nas associações é que é necessário, daí que a Mega de Gondomar tenha mudado a tipologia de segmento de publico para musical. Nas parcerias de serviços de programas não é obrigatório. Pelo menos, tem sido esse o entendimento da ERC. Mas concordo, não será problemático, pprque as temáticas informativas ainda cumprem melhor que as generalistas.
E ceteris paribus, a verdade é que com a 94LEIRIA a EBEIRAS vais ser uma espécie de CIDAD VC. Melhora quando está em nacional, mas não impedirá a comutação com S. João da Madeira.
Rádio é:

estvmkt

• Hero Member
« Responder #52 em: Maio 25, 2024, 02:56:50 pm »
Eu colocaria Emissora das Beiras a nacional e local 88.1.
Se conseguissem a Província...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #53 em: Maio 25, 2024, 02:58:09 pm »

Em especiais de informação efetivamente não havia emissão local e a Lei da Radio prevê essa situação.

Uma coisa que não me parece é que a Emissora das Beiras estivesse a operar com os 500w. Embora a ultima vez que lá tenha passado tenha sido em 2019, o sinal começava a ficar fraco no final do concelho de Mortágua via IP4. Sem ser isto só tenho um outro registro, de 2020 e em viatura em Eiras, em que mesmo aí o sinal da estação ia a mono com ruidos num excelente rádio de um Peugeot.

Foi a impressão que me deixou. Também aqui acho que há melhorias.

Nota final para dizer que as simulações que fiz para Tondela nunca pressupuseram o Cabeço da Neve por puro lapso meu, mas o vertice do Caramulo. A verdade é que melhora em Coimbra, seguindo em linha com o que o pdf mencionou, mas na minha opinião não o suficiente, tendo mesmo que ou ter otimização para sul (mas como?) ou ser colocado em Mortágua, em que faria um papel similar aos antigos 103.9.

pdnf

• Hero Member
« Responder #54 em: Maio 25, 2024, 03:15:35 pm »
Eu colocaria Emissora das Beiras a nacional e local 88.1.
Se conseguissem a Província...
Daqui a pouco são n coberturas redundantes... 😂😂 A Provincia e a EBeiras fazem praticamente o mesmo, não é igual, obviamente, mas seria uma espécie de 105.8/90.0 M80, absurdo.

Nota final para dizer que as simulações que fiz para Tondela nunca pressupuseram o Cabeço da Neve por puro lapso meu, mas o vertice do Caramulo. A verdade é que melhora em Coimbra, seguindo em linha com o que o pdf mencionou, mas na minha opinião não o suficiente, tendo mesmo que ou ter otimização para sul (mas como?) ou ser colocado em Mortágua, em que faria um papel similar aos antigos 103.9.
Por isso é que disse que ir para os 150m ao lado do Luso não me pareceria uma má solução. E que os de Leiria em Coimbra, diria que é praticamente para esquecer.
« Última modificação: Maio 25, 2024, 03:18:23 pm por pdnf »
Rádio é:

Micro

• Full Member
« Responder #55 em: Maio 27, 2024, 02:35:05 pm »
E há mais uma rádio prestes a ser vendida!
Desta vez é do distrito de Coimbra.

Atento

• Hero Member
« Responder #56 em: Maio 27, 2024, 02:53:42 pm »

Observador?

Ou CMR?

pdnf

• Hero Member
« Responder #57 em: Maio 27, 2024, 03:20:23 pm »

Observador?

Ou CMR?

Vou apostar que é a Foz do Mondego para a CMTV.
A Observador ficaria redundante 20x.
Rádio é:

estvmkt

• Hero Member
« Responder #58 em: Maio 27, 2024, 03:34:00 pm »
96.2 Condeixa? Dueca ou a de Soure.
Aposto na Observador.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #59 em: Maio 27, 2024, 03:40:31 pm »
96.2 Condeixa? Dueca ou a de Soure.
Aposto na Observador.
Também iria para a Dueça mas para a CMR. Outra hipótese a Pampilhosa 97.8.