Autor Tópico: BBC Rádio  (Lida 54939 vezes)

joao_s

• Hero Member
Re: BBC Rádio
« Responder #15 em: Dezembro 14, 2016, 07:19:15 pm »
Onde vocês escutam a BBC RADIO 2?
Estive no site e não encontro o player.

Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk

Se estiver a ponderar uma viagem até ao Reino Unido, como é o meu caso para 2017, poderá sintonizar a “BBC Radio 2” em [88.0 ~ 91.0 FM | DAB].  Em Portugal dispõe de 3 alternativas para uma audição confortável e com qualidade de som:  emparelhar o computador (ou dispositivo móvel) com um sistema áudio, através da tecnologia Bluetooth – BT Audio, e utilizar o player disponibilizado no website da “BBC Radio 2”, ou seja, utilizar o computador como intermediário; utilizar um sistema áudio que integre a tecnologia wireless,  configurá-lo para a rede local doméstica e utilizar o serviço “Internet Radio”, que disponibiliza quase todas as estações de rádio dos mais diversos países – streaming direto do próprio sistema; utilizar o serviço da emissão de rádio disponibilizado por um operador de televisão por subscrição – o MEO tem as rádios da BBC, o NOS não tem rádios internacionais.

Contrariamente ao participante “Boxx”, que ouve uma rádio que obedece a um determinado perfil e o resto não lhe interessa, eu prefiro rádios que não se limitem a um estilo musical e de comunicação uniforme, digamos assim, ou seja, que tenham comunicação falada diversificada, programas de autor nas mais diversas áreas e dediquem programas a diferentes estilos musicais: Jazz, Orquestra, POP, Rock, Soul, Folk,… temas mais antigos, música moderna, com radialistas conhecedores dos diferentes estilos de música (não iletrados de música, como em Portugal. Formação em música igual a zero.)

Classificaria o modelo da “BBC Radio 2” como um produto cultural relevante, que melhora/aumenta a cultura geral de quem a ouve, e tal como ler um livro, visionar um filme, assistir a um concerto ao vivo, etc. contribui para a qualidade de vida de cada um. Não é uma rádio banal e descartável, muito pelo contrário.

cbr1976

• Full Member
« Responder #16 em: Dezembro 14, 2016, 10:15:37 pm »
Vou escutar. Muito obrigado pelas dicas!

Boxx

• Hero Member
« Responder #17 em: Dezembro 15, 2016, 12:31:35 am »
Onde vocês escutam a BBC RADIO 2?
Estive no site e não encontro o player.

Se estiver a ponderar uma viagem até ao Reino Unido, como é o meu caso para 2017, poderá sintonizar a “BBC Radio 2” em [88.0 ~ 91.0 FM | DAB].  Em Portugal dispõe de 3 alternativas para uma audição confortável e com qualidade de som:  emparelhar o computador (ou dispositivo móvel) com um sistema áudio, através da tecnologia Bluetooth – BT Audio, e utilizar o player disponibilizado no website da “BBC Radio 2”, ou seja, utilizar o computador como intermediário; utilizar um sistema áudio que integre a tecnologia wireless,  configurá-lo para a rede local doméstica e utilizar o serviço “Internet Radio”, que disponibiliza quase todas as estações de rádio dos mais diversos países – streaming direto do próprio sistema; utilizar o serviço da emissão de rádio disponibilizado por um operador de televisão por subscrição – o MEO tem as rádios da BBC, o NOS não tem rádios internacionais.

Contrariamente ao participante “Boxx”, que ouve uma rádio que obedece a um determinado perfil e o resto não lhe interessa, eu prefiro rádios que não se limitem a um estilo musical e de comunicação uniforme, digamos assim, ou seja, que tenham comunicação falada diversificada, programas de autor nas mais diversas áreas e dediquem programas a diferentes estilos musicais: Jazz, Orquestra, POP, Rock, Soul, Folk,… temas mais antigos, música moderna, com radialistas conhecedores dos diferentes estilos de música (não iletrados de música, como em Portugal. Formação em música igual a zero.)

Classificaria o modelo da “BBC Radio 2” como um produto cultural relevante, que melhora/aumenta a cultura geral de quem a ouve, e tal como ler um livro, visionar um filme, assistir a um concerto ao vivo, etc. contribui para a qualidade de vida de cada um. Não é uma rádio banal e descartável, muito pelo contrário.

Não sei onde é que o meu caro amigo retirou essa ideia absurda... Eu ouço essencialmente Radar, Antena 3, BBC Radio 6, Vodafone, SBSR, Radio Nova, Universitária Minho, Oxigénio. Quer caldeirão mais eclético do que este??? Do meu amigo só tenho ouvido endeusar primeiro a smooth fm e depois a BBC radio 2, que são a quinta maravilha da rádio...

joao_s

• Hero Member
« Responder #18 em: Dezembro 15, 2016, 07:31:24 pm »

Não sei onde é que o meu caro amigo retirou essa ideia absurda... Eu ouço essencialmente Radar, Antena 3, BBC Radio 6, Vodafone, SBSR, Radio Nova, Universitária Minho, Oxigénio. Quer caldeirão mais eclético do que este??? Do meu amigo só tenho ouvido endeusar primeiro a smooth fm e depois a BBC radio 2, que são a quinta maravilha da rádio...

Fica a correção. “Amigos” como dantes, OK? Relativamente à última observação, a “Smooth FM” trouxe uma nova e diferente sonoridade ao éter, embora temática e repetitiva, a ”BBC Radio 2” generalista e diversificada, é o que prefiro. Não me saturo a ouvi-la.

Alguns números estatísticos do Reino Unido, para os que prestam atenção às tendências de consumo no meio da rádio:
- Percentagem da população que ouve rádio: 89,1% (48,2 milhões de adultos);
- média de horas que cada ouvinte dedica à emissão de rádio em direto e por semana: 21 horas  e 30 min (a rádio tem uma expressão significativa enquanto meio de comunicação);
- Percentagem de ouvinte que ouve rádio através das plataformas digitais: 59%;
- Ouvintes que possuem recetor DAB: 31 milhões (tem vindo a aumentar);
- Na escuta das emissões nas diferentes tecnologias de difusão digital, 71%  pertence recetores DAB.
Fonte: http://radiotoday.co.uk/2016/10/rajar-q3-2016-quarterly-infographic-data-sheet/

Tabelas de audiência em diferentes países, incluindo o Reino Unido (contém a Tabela de audiências de Londres e a tabela de audiências do todo Nacional - procurar no link seguinte).
LONDRES
- A rádio mais ouvida ente Julho e Setembro foi a “BBC Radio 4”, informação & atualidade, (alguns explicam a subida para 15, 5% com o Brexit e a necessidade de a opinião publica procurar informação sobre o assunto);
- A segunda rádio mais ouvida foi a “BBC Radio 2”, cultura & entretenimento: 10,9%;
{…}
REINO UNIDO
- A rádio mais ouvida entre julho e setembro foi a “BBC Radio 2”, com 15,1 milhões de ouvintes:  16,7%;
- A segunda rádio mais ouvida foi a “BBC Radio 4”, com 11,2 milhões de ouvintes: 11,8%
{…}
Fonte: http://www.radiointelligence.com/ratings/

A "BBC Radio 2" foi premiada como a melhor rádio deste país em 2014.

No Reino Unido o serviço público respira a plenos pulmões com dois canais típicos da missão de serviço público no topo da tabela de audiências. Certamente que estes canais atuam como fator de equilíbrio e referencia para todo o setor. Não há publicidade nos canais de serviço público, logo não induzem desequilíbrios de concorrência.

joao_s

• Hero Member
« Responder #19 em: Dezembro 18, 2016, 12:52:35 pm »
Encontro-me a ouvir “The Michael Ball Show”, na linha do serviço público radiofónico de excelência, no qual foi feita referência a Portugal. São várias as referências ao nosso país nesta estação de rádio, que consubstanciam uma imagem positiva. Desta feita, um casal de ingleses comunicou com o radialista desde o Algarve, tendo mencionado que ouvia a emissão online e dando uma opinião muito favorável da região e do país. É agradável ouvir tais referências. Os espetáculos no MEO Arena, Lisboa, também já tiveram eco nesta estação de rádio…

Em termos musicais, são vários os temas que já ouvi cantados em português do Brasil mas, até agora, ainda não ouvi nada do nosso português… A ver se tal acontece num destes dias…

joao_s

• Hero Member
« Responder #20 em: Dezembro 18, 2016, 04:25:54 pm »
Grande programa de rádio que vai para o ar aos domingos à tarde, 15h ~17h. Chama-se “Johnnie Walker’s Sounds Of The 70s”, dinamizado por um veterano da rádio, respeitável pela larga experiência e conhecimento manifestado. Como seria interessante ouvir esta estação no autorrádio, podendo deslizar por aí fora com a família na companhia deste magnifico som. Tal não é possível, por enquanto. Resta aguardar pela evolução da tecnologia que permita ouvir no automóvel a rádio que cada um bem entende, porque a nossa rádio é bastante imatura, insipiente e desinteressante.

Hoje já passou Eagles, Fleetwood Mac, Joe Jackson, Bruce Springsteen - Santa Claus Is Comin' To Town (fantástica versão gravada ao vivo em dezembro de 1975, nunca tinha ouvido), Stevie Wonder, The Jackson 5, Queen, Chic, Average White Band & Ben E. King, até agora…

Como convidado para uma conversa informal, o vocalista dos “The Osmonds”, que se ouve muitíssimo bem.

Este programa mostra bem a razão pela qual o FM se popularizou na década de 70, música cada vez mais moderna, sofisticada e arrojada, assim como a cada vez maior procura de equipamentos HI-FI levou a uma evolução significativa destes.

joao_s

• Hero Member
« Responder #21 em: Dezembro 26, 2016, 01:11:31 pm »
Boas Festas! “Bryan Adams Rocks!” está no ar até às 14 horas de hoje. Uma viagem até aos temas e bandas de Rock que influenciaram o músico, apresentados pelo próprio. Recomendado! No link seguinte podem escutar o programa (também irei ouvir em diferido a segunda hora por esta via, que apresenta um decréscimo na fidelidade de áudio relativamente à opção da “Internet Radio”).
http://www.bbc.co.uk/programmes/b085fw4s
A rádio no seu melhor faz-se por aqui.

joao_s

• Hero Member
« Responder #22 em: Dezembro 29, 2016, 06:44:23 pm »
Excelente programa que está no ar até às 19 horas, “Johnnie Walker Meets Mark Knopfler”. O radialista veterano da “BBC Radio 2” convida os ouvintes para um programa biográfico com a presença do músico, que apresenta o seu testemunho sobre extensa carreira desde a formação dos “Dire Straits” até à carreira a solo. Imprescindível! Podem ouvir neste link:
http://www.bbc.co.uk/programmes/b05vxxmr
(A rádio no seu melhor.)

joao_s

• Hero Member
« Responder #23 em: Janeiro 12, 2017, 01:28:15 am »
Para os que apreciam rádio de qualidade, com conteúdo pertinente e que contribui para a cultura geral e bem-estar de quem o usufrui, não posso deixar de recomendar o programa da cantora dos anos 70, “Suzi 4”. Esta semana dinamizou o seu programa, de nome “Quatrophonic”, sozinha, sem a presença de convidados. De destacar a excelente presença enquanto radialista e a excelente seleção musical. Quem diria que a artista conhecida pelo rock comercial dos anos 70, e destinado a adolescentes, dinamizaria um programa desta (elevada) categoria. Certamente que os gostos vão amadurecendo com o passar dos anos. A rádio pública inglesa presta um verdadeiro serviço ao seu auditório, devidamente gizado e com substância, contribuído para a formação de gostos e o desenvolvimento do gosto pela cultura. Uma rádio assim, renova gerações após gerações, mantendo a audiência constante ao longo dos anos. Certamente que os filhos habituados a ouvir a rádio que os seus pais ouvem, mantêm esse hábito com o passar do tempo, servindo essa estação como um referencial. Esta estação, a “BBC Rádio 2”, também funciona, por analogia, como a primeira página de um jornal, que chama a atenção para os conteúdos desenvolvidos no interior. A “BBC Radio 2” poderá chamar a atenção para rádios temáticas, dada a sua diversidade/abrangência, mas a maioria dos ouvintes manter-se-á fiel à estação de referência. Estou certo disso.

Dá gosto ouvir uma rádio assim. Não é de modas, nem acontece por acaso, o produto radiofónico é meticulosamente pensado e preparado.

Link para o programa de hoje (quarta-feira, 11.jan.2017):
http://www.bbc.co.uk/programmes/b087ppmf

joao_s

• Hero Member
« Responder #24 em: Janeiro 13, 2017, 07:17:23 pm »
Num espaço deste tipo, julgo que há lugar para a menção dos bons programas de rádio, feitos por quem sabe do assunto e que pretende acrescentar valor ao que partilha com o público; isto independentemente do país de origem. Profissionais do meio da rádio ou do mundo da música que sabem como engradecer esta forma única de comunicação. A rádio nunca terá um fim à vista com profissionais deste calibre, o que pode mudar é a tecnologia de sintonia (encontrando-se Portugal novamente atrasado relativamente aos outros países europeus, porque aqui não há DAB para ninguém. Encontramo-nos atrasados em tudo: conteúdos de rádio e tecnologias de difusão…).

Assim, venho, por este meio, recomendar mais um programa da Rádio 2 da BBC. O nome é do próprio radialista residente da estação e profissional da música (cantor e pianista de jazz, considerado uma referência do género), chama-se “Jamie Cullum” e vai para o ar às terças-feiras, pelas 19 horas. Este programa é de topo, diria que é uma partilha do mundo do músico, e dos géneros musicais com que se identifica, com o público. Feito por quem conhece e pretende partilhar esse conhecimento com quem o ouve. (Melhor é impossível)

== Link: ==
http://www.bbc.co.uk/programmes/b087pnfm

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #25 em: Janeiro 13, 2017, 08:45:22 pm »
Num espaço deste tipo, julgo que há lugar para a menção dos bons programas de rádio, feitos por quem sabe do assunto e que pretende acrescentar valor ao que partilha com o público; isto independentemente do país de origem. Profissionais do meio da rádio ou do mundo da música que sabem como engradecer esta forma única de comunicação. A rádio nunca terá um fim à vista com profissionais deste calibre, o que pode mudar é a tecnologia de sintonia (encontrando-se Portugal novamente atrasado relativamente aos outros países europeus, porque aqui não há DAB para ninguém. Encontramo-nos atrasados em tudo: conteúdos de rádio e tecnologias de difusão…).

Relativamente ao DAB,  refira-se que na Finlândia não existe desde 2005; na vizinha Espanha, está reduzido às regiões de Madrid e Barcelona; em França, está a meio gás. Tirando o caso extremo da Noruega, o DAB só apresenta uma oferta decente e um bom nível de cobertura no Reino Unido, Suíça e, em certa medida na Alemanha. Muitos outros países europeus não têm DAB ou limitam-se a ter as rádios públicas e, eventualmente, uma ou outra privada. O DAB poderá ser o futuro da rádio na Europa, mas não tão depressa.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

joao_s

• Hero Member
« Responder #26 em: Janeiro 13, 2017, 09:13:48 pm »
Luís, algo se passa com implementação da tecnologia DAB em Portugal e que necessita de ser explicado. Em 1998 houve investimento nesta tecnologia para a desligarem em 2011 (ver noticia do Expresso no link abaixo), dinheiro público deitado fora. O que se verifica é que noutros países, tais como a Noruega e a breve trecho, na próxima década, Suíça, Dinamarca e Reino Unido, o switch off do FM também irá ocorrer. Ninguém pode por em causa as decisões tomadas nesses países ou considerarem imponderadas, certamente que os benefícios do DAB face ao FM (qualidade áudio, saturação do espetro, custos, lei da rádio obsoleta, etc.) compensam os inconvenientes. Uma coisa é certa, os outros avançam, nós andamos para trás (porque já houve DAB a funcionar em Portugal, pasme-se), com muito dinheiro desperdiçado. Quem são os responsáveis por isto? Tremenda incompetência e falta de preparação (falta de visão de futuro. Pessoas erradas a desempenharem certas funções e que prejudicam todos).

== Link do Expresso: ==
http://expresso.sapo.pt/dossies/diario/2017-01-13-Andam-a-matar-o-FM-mas-a-alternativa-ja-falhou-em-Portugal

guest6

• Visitante
« Responder #27 em: Janeiro 13, 2017, 10:22:20 pm »
Vou responder com o "copy/past" de um email trocado entre mim e um catedrático de rádio (com livros publicados), email esse que data de há 3 dias.
Esta foi a resposta que "ele" me deu á cerca do DAB e seu futuro:
" porque o dab quando o futuro é o streaming?
https://www.radioinfo.com.au/news/norway-switches-fm-why-don%E2%80%99t-they-just-do-streaming "

Sinceramente acho que o DAB ainda vai "morrer" 1º que o FM.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #28 em: Janeiro 13, 2017, 11:08:54 pm »
Exactamente. O streaming é que vai substituir o FM e não o DAB.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #29 em: Janeiro 14, 2017, 12:06:35 pm »
O "streaming " é,  indubitavelmente, o futuro (e até o presente ), todavia não creio que a Internet esteja em condições de substituir o FM ou o DAB. Num dia de muito azar e na sequência de um qualquer cataclismo, quando os cabos de fibra óptica estiverem danificados e inoperacionais, quando não há energia eléctrica, quando as redes móveis perdem o sinal, vai ser o FM ou o DAB o que dá as notícias e os avisos às populações. Porque a rádio por via hertziana não depende do número de ouvintes nem da complexa estrutura da Internet. Por muitos níveis de redundância que tenham as ligações entre servidores, routers, clientes, etc, para uma rádio não há nada melhor que só precisar de energia (pode ser alimentada a geradores), emissores e antenas (que até podem ser provisórias ).

Enviado através de Tapatalk

Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"