Não sei onde é que o meu caro amigo retirou essa ideia absurda... Eu ouço essencialmente Radar, Antena 3, BBC Radio 6, Vodafone, SBSR, Radio Nova, Universitária Minho, Oxigénio. Quer caldeirão mais eclético do que este??? Do meu amigo só tenho ouvido endeusar primeiro a smooth fm e depois a BBC radio 2, que são a quinta maravilha da rádio...
Fica a correção. “Amigos†como dantes, OK? Relativamente à última observação, a “Smooth FM†trouxe uma nova e diferente sonoridade ao éter, embora temática e repetitiva, a â€BBC Radio 2†generalista e diversificada, é o que prefiro. Não me saturo a ouvi-la.
Alguns números estatÃsticos do Reino Unido, para os que prestam atenção à s tendências de consumo no meio da rádio:
- Percentagem da população que ouve rádio: 89,1% (48,2 milhões de adultos);
- média de horas que cada ouvinte dedica à emissão de rádio em direto e por semana: 21 horas e 30 min (a rádio tem uma expressão significativa enquanto meio de comunicação);
- Percentagem de ouvinte que ouve rádio através das plataformas digitais: 59%;
- Ouvintes que possuem recetor DAB: 31 milhões (tem vindo a aumentar);
- Na escuta das emissões nas diferentes tecnologias de difusão digital, 71% pertence recetores DAB.
Fonte:
http://radiotoday.co.uk/2016/10/rajar-q3-2016-quarterly-infographic-data-sheet/Tabelas de audiência em diferentes paÃses, incluindo o Reino Unido (contém a Tabela de audiências de Londres e a tabela de audiências do todo Nacional - procurar no link seguinte).
LONDRES
- A rádio mais ouvida ente Julho e Setembro foi a “BBC Radio 4â€, informação & atualidade, (alguns explicam a subida para 15, 5% com o Brexit e a necessidade de a opinião publica procurar informação sobre o assunto);
- A segunda rádio mais ouvida foi a “BBC Radio 2â€, cultura & entretenimento: 10,9%;
{…}
REINO UNIDO
- A rádio mais ouvida entre julho e setembro foi a “BBC Radio 2â€, com 15,1 milhões de ouvintes: 16,7%;
- A segunda rádio mais ouvida foi a “BBC Radio 4â€, com 11,2 milhões de ouvintes: 11,8%
{…}
Fonte:
http://www.radiointelligence.com/ratings/A "BBC Radio 2" foi premiada como a melhor rádio deste paÃs em 2014.
No Reino Unido o serviço público respira a plenos pulmões com dois canais tÃpicos da missão de serviço público no topo da tabela de audiências. Certamente que estes canais atuam como fator de equilÃbrio e referencia para todo o setor. Não há publicidade nos canais de serviço público, logo não induzem desequilÃbrios de concorrência.