Autor Tópico: BBC Radio 2  (Lida 33082 vezes)

joao_s

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 894
Re: BBC Radio 2
« Responder #60 em: Julho 07, 2017, 08:29:31 pm »
Chama-se Johnnie Walker, um dos radialistas veteranos da “Radio 2”. Com a idade de 72 anos permanece no ativo, já que dinamiza um programa que vai para o ar todos os domingos (15h – 17h), com reposição às segundas (0h – 2h), e também faz outros programas que não são residentes na grelha.
Denota uma capacidade inata e invulgar para fazer rádio, certamente uma das múltiplas paixões da sua vida, o que se traduz numa mais-valia e interesse acrescido para a audiência. No seu programa cria um ambiente que entretém, retrata a cultura dominante de uma época (década de 70) e dá a conhecer o trajeto de vida dos convidados (o que não deixa de ser lições de vida). Um autêntico Senhor da Rádio.

Nas próximas edições do programa “Johnnie Wlaker’s Sounds of the 70s”, os convidados são os membros atuais da banda Foreigner (entre os vários sucessos, um foi emblemático dos anos 80, “That Was Yesterday" – 1985 -) e Suzi Quatro, que vão partilhar as suas memórias com o público.

---
As emissões de rádio em Quadrifonia ocorreram entre 1969 e finais da década de 70, tendo-se iniciado nos Estados Unidos, digamos, com algumas excentricidades. As dificuldades técnicas e guerra de formatos não permitiram apurar um standard de difusão, puseram um ponto final na tecnologia.


Foram testadas excentricidades, que não se podem considerar formatos, para emissões “Quad”. Uma consistiu na utilização de frequências FM separadas, uma para emitir os canais esquerdo e direito dos altifalantes frontais, a outra para emitir os canais esquerdo e direito dos altifalantes de retaguarda. Neste caso, o ouvinte necessitava de dois recetores de rádio para ouvir o som “Quad”, e sintonizar duas emissoras de rádio distintas para o efeito.

Semelhante excentricidade foi tentada no Japão, cerca da década de 50, desta feita para a escuta de emissões em AM-Stereo. Eram necessárias duas frequências distintas (portanto dois emissores) para o efeito, e, do lado do ouvinte, dois recetores AM para percecionar a “envolvência estéreo”.

Na ilustração seguinte, pode ver-se um componente áudio com 2 sintonizadores independentes para receção de emissões do AM- Stereo primitivo.

joao_s

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 894
Re: BBC Radio 2
« Responder #61 em: Julho 25, 2017, 01:23:05 pm »
No Reino Unido estalou a polémica sobre os vencimentos obscenos das “estrelas” da Radio 2. O radialista Chris Evans, que apresenta o programa “Breakfast Show”, do qual a Rainha se diz fã, aufere cerca de 3 milhões de Euros por ano, cerca de 275 mil Euros por mês, sendo o mais bem pago de todos. Um exagero… Já um Engenheiro de Som recebe cerca de 18 mil Euros por ano, cerca de 1400 Euros/mês. A mulher radialista mais bem paga, aufere cerca de 157 mil Euros por ano, 13 mil Euros por mês.

A polémica também se reporta à diferença salarial entre “estrelas” homens e mulheres e destes relativamente aos restantes quadros da estação.

A propósito deste assunto que está a indignar a sociedade britânica, Chris Evans afirmou que , se limita a seguir os conselhos da sua Mãe “Earn what you can, when you can, while you can”. Não se pode queixar…

Tudo isto assume contornos no mínimo discutíveis, quando se verificaram cortes na grelha alegadamente por razões de contenção financeira. O programa de madrugada “After Midnight”, apresentado por Janice Long e Alex Lester, que era um excelente veículo de divulgação de música nova em equilíbrio com os sucessos das décadas precedentes, foi cancelado com o argumento da contenção orçamental e por ir para o ar nas horas de menor audiência. Este arranjo na grelha permitia assegurar a qualidade dos programas de maior audiência, segundo as explicações dos responsáveis pela estação.

Intitulam-se como a rádio mais popular da Europa e aquela que tem o maior número de ouvintes, acredito que sim, a qualidade e abrangência (no sentido eclético) assim o indicia. Daí até um radialista auferir um vencimento semelhante ao executivo de uma multinacional vai uma grande distância…

joao_s

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 894
Re: BBC Radio 2
« Responder #62 em: Julho 25, 2017, 05:49:17 pm »
Há correções a fazer nos montantes mencionados no texto anterior, uns para cima, outros ligeiramente abaixo. Foi divulgada a constelação de 96 “estrelas” com os vencimentos mais elevados do grupo BBC, que está a gerar polémica na sociedade britânica. Os comunicadores masculino e feminino com os vencimentos mais elevados do grupo BBC não são da televisão, não são jornalistas, são… radialistas da estação Radio 2. Chris Evans que apresenta o programa “Breakfast Show”, segundas a sextas das 6h30 às 9h30, é o mais bem pago de toda a BBC, com cerca de 2,5 milhões de Euros/ano, cerca de 210 mil Euros/mês. Claudia Winkleman é a mulher com o vencimento mais alto, radialista, com o programa “Claudia on Sunday”, domingos das 19h às 21h, aufere cerca de 560 mil Euros/ano, cerca de 47 mil Euros/mês (ocupa a 8.ª posição da tabela, recebe cerca de 1/5 do valor mais alto).

Porque motivo os radialistas da Radio 2 auferem os salários mais elevados no grupo? Só encontro uma explicação. Não são “apenas” os 16 milhões de ouvintes que os seguem no Reino Unido que dão à Radio 2 uma influência gigantesca. Imagine-se a projeção que um convidado desses programas tem na sociedade britânica… Julgo que a Radio 2 também terá um impacto muito significativo fora do Reino Unido, na divulgação da cultura e modo de vida dos britânicos. A Radio 2 tem influência nos Estados Unidos e Austrália, pelo menos, com milhões de ouvintes,  quiçá também na Commonwealth, e no mundo global. A BBC é conhecida no mundo global como o porta-estandarte dos britânicos. É por isso estratégica, e isso pode justificar (será?) os vencimentos multimilionários que as estrelas da estação auferem.

joao_s

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 894
Re: BBC Radio 2
« Responder #63 em: Outubro 15, 2017, 09:42:30 pm »
Tendo feito referência às estações da BBC, nomeadamente da Radio 2, não poderia deixar passar em claro a data do 50.º aniversário:

No passado dia 30 de setembro a BBC comemorou o quinquagésimo aniversário do lançamento das estações BBC Radio 1, 2 , 3 e 4. Em 1967 foram reinventadas as três antigas estações nacionais, lançada uma nova estação nacional – BBC Radio 1, e procedeu-se ao desenho/projeto dos quatros eixos estruturantes do serviço público britânico para o muito longo prazo. Volvidos 50 anos, meio século, o balanço é de franco sucesso, as identidades dos 4 vértices do “núcleo duro” do grupo BBC Radio mantêm-se intactas, atuais e relevantes para o público de hoje.

A meu ver, não obstante a qualidade intrínseca de cada estação, dentro da respetiva temática, há outro aspeto muito relevante a ter em conta: a renovação de gerações. Os filhos começam a ouvir rádio com os pais e tendem a fidelizar-se à rádio de referência dos progenitores, isto geração após geração. Cada geração passa o testemunho à geração seguinte. Só assim se explica a bem-sucedida longevidade dos projetos/modelos BBC Radio 1, 2, 3 e 4.

Para os que se interessam pela rádio genuína, têm este link da comemoração supracitada:
http://www.bbc.co.uk/historyofthebbc/radioreinvented

joao_s

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 894
Re: BBC Radio 2
« Responder #64 em: Dezembro 17, 2017, 10:07:08 pm »
Ao som do programa de Clare Teal, na Radio 2, e dedicado às Big Bands (a Smooth FM dá a conhecer uma parte do repertório ao público português), verifico que Bryan Adams irá dinamizar um programa de nome “Bryan Adams Rocks!”, no próximo Dia de Natal.

Como é usual, toda a grelha da estação é reformulada em épocas festivas ou em feriados nacionais. Bryan Adams não sendo um radialista da estação, costuma marcar presença nestes “especiais” promovidos pela estação. Vencedor de diversos prémios, com destaque para a múltipla vitória nos Grammy Awards, e nomeado três vezes para um Óscar da Academy of Motion Picture Arts and Sciences, o músico, filho de um embaixador, viveu a sua infância em Portugal, na zona de Cascais e ficou conhecido pelo público português com o álbum “Reckless”, editado em 1984, o mesmo que o catapultou para a fama internacional. As principais faixas do álbum foram amplamente divulgadas pela antiga estação pública  “FM Estéreo da Rádio Comercial” (que tinha uma estratégia diametralmente oposta da que se verifica hoje em dia, nesse tempo em consonância com as rádios públicas internacionais de referência).

O álbum “Reckless” marcou uma geração, pelo que a maioria dos jovens de então tem um exemplar. O que acho curioso é a BBC convidar Bryan Adams sistematicamente para dinamizar programas de rádio para os seus ouvintes.

joao_s

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 894
Re: BBC Radio 2
« Responder #65 em: Janeiro 21, 2018, 12:55:32 pm »
Um dia destes tocou “The Alan Parsons Project” na “BBC Radio 2”. A banda britânica de Rock Progressivo/ Eletrónico, formada em 1975 e descontinuada em 1990, foi constituída pelo núcleo duro de músicos Alan Parsons (Engenheiro de Som que participou na produção dos álbuns Abbey Road e Let It Be, dos Beatles, assim como do mítico -obra prima- álbum dos Pink Floyd, Dark Side of the Moon) e Eric Woolfson (escrita de letras, compositor e pianista). Esta banda foi uma das minhas preferidas quando tinha 12 anos, continua a ser hoje, oiço com o mesmo entusiasmo. Experimentalismo, perfecionismo, o colocar as questões da Humanidade na forma de música, soltam a imaginação; caracterizaria assim os principais trabalhos editados.

De facto, a diversidade programática e de conteúdos da “BBC Radio 2” revelam-se eficazes, a receita para o sucesso. Não há censura, passam o comercial mainstream, obviamente filtrado, e muitos outros géneros, de hoje e do passado, sobretudo os intemporais.

A BBC Rádio 2 continua a ser a mais ouvida no Reino Unido, com 15.357 milhões de ouvintes, 17,5 % AAV, (mais do que a população combinada de Portugal Continental, Insular  e Diáspora). Isto sem contar com os ouvintes que a escutam fora do UK.

TOP 6 das rádios públicas UK (dados de setembro de 2017):
N.º 1 – BBC RADIO 2 – 15.357 Milhões Ouvintes – 17,5 %
N.º 2 – BBC RADIO 4 – 11.217 M.O. – 11,8%
N.º 3 – BBC RADIO 1 – 9.697 M.O – 5,9%
N.º 4 – BBC RADIO 5 LIVE – 5.067 M.O. – 3,4%
N.º 5 – BBC 6 MUSIC – 2.430 M.O. – 2,0%
N.º 6 – BBC RADIO 3 – 1.963 M.O. – 1,1%
==
SMOOTH FM (UK), Privado – 5.674 M.O. – 4.0%

A diversidade característica da BBC Radio 2, e que tanto agrada ao público britânico, está também patente na transmissão do festival da Eurovisão, em matéria televisiva assegurada pela BBC One. Já têm página:
http://www.bbc.co.uk/programmes/b0070hvg

guest22

  • Visitante
Re: BBC Radio 2
« Responder #66 em: Janeiro 21, 2018, 01:27:49 pm »
A BBC Rádio 2 continua a ser a mais ouvida no Reino Unido, com 15.357 milhões de ouvintes, 17,5 % AAV, (mais do que a população combinada de Portugal Continental, Insular  e Diáspora). Isto sem contar com os ouvintes que a escutam fora do UK.

A BBC Radio 2 pode ser a rádio mais ouvida do Reino Unido, mas também é preciso ter em conta que as rádios da BBC, quem no FM/AM, quer no DAB, têm uma cobertura bastante superior em relação ás rádios privadas. Tenho quase a certeza que nos resultados das audiências a nível regional, as rádios mais ouvidas são as locais dessa região, que em alguns casos, chegam a ter uma AAV superior a 15%. 

Boxx

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1004
Re: BBC Radio 2
« Responder #67 em: Janeiro 21, 2018, 01:31:53 pm »
Há de facto uma lacuna enorme a preencher no éter nacional. Uma rádio com esse formato de "adult contemporany". A RFM, em tempos, desempenhou esse papel. Tinha era um terço da audiência de que tem hoje... Penso que a RR deveria seguir esse caminho, e de certa forma já o faz, precisa é de corrigir urgentemente aquela playlist...

radiokilledtheMTVstar

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3724
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Re: BBC Radio 2
« Responder #68 em: Janeiro 25, 2018, 06:58:43 pm »
A BBC Rádio 2 continua a ser a mais ouvida no Reino Unido, com 15.357 milhões de ouvintes, 17,5 % AAV, (mais do que a população combinada de Portugal Continental, Insular  e Diáspora). Isto sem contar com os ouvintes que a escutam fora do UK.

A BBC Radio 2 pode ser a rádio mais ouvida do Reino Unido, mas também é preciso ter em conta que as rádios da BBC, quem no FM/AM, quer no DAB, têm uma cobertura bastante superior em relação ás rádios privadas. Tenho quase a certeza que nos resultados das audiências a nível regional, as rádios mais ouvidas são as locais dessa região, que em alguns casos, chegam a ter uma AAV superior a 15%.

Exatamente. As leis são muito rígidas e as rádios privadas sempre tiveram muitos obstáculos por lá. Mas segundo as audiências da cidade de Londres neste momento há várias privadas à frente da Radio 1, por exemplo.

joao_s

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 894
Re: BBC Radio 2
« Responder #69 em: Fevereiro 21, 2018, 07:28:10 pm »
Na próxima 4.ª feira, dia 28 de fevereiro, Mark Knopfler é convidado do programa “Old Grey Whistle Test 40”, da Radio 2. Irá partilhar memórias da banda “Dire Straits”, da autoria de temas intemporais e geniais, da qual muitos, tal como eu, detêm a discografia completa.
Também passa pelo  programa o vocalista e guitarrista da banda de rock alternativo de início dos anos 80, XTC. Muitos jovens ouviam “Senses Working Overtime” (A cópia no melhor estado possível do vídeo promocional: https://www.youtube.com/watch?v=jTCM4GDYJ4w), isto em 1982.

joao_s

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 894
Re: BBC Radio 2
« Responder #70 em: Março 01, 2018, 12:30:13 am »
Ao som de uma conversa com Mark Knopler, intercalada com música dos Dire Straits (gravada ao vivo), na Radio 2, verifico que a partir da próxima 4.ª feira, dia 7 de março, é a vez de Carla Bruni dinamizar uma série de 3 programas. A ex-primeira dama de França, casada com Nicolas Sarkozy, irá apresentar as suas canções favoritas nas línguas francesa e inglesa. O que chama a atenção nesta excelente iniciativa, apesar de recorrente, neste caso específico, é aproximação de dois países vizinhos através das respetivas culturas. Serviço público pertinente.

Ao ler a entrevista de Nuno Artur Silva ao Expresso , administrador cessante da RTP, quiçá para ele a BBC promove a concorrência desleal em toda a linha, dada a sua visão minimalista do serviço publico (ao estilo soviético, cubano, etc).  Tal não faz o mínimo sentido, quando o operador público britânico funciona como motor na promoção da cultura do país, da internacionalização da mesma e como veículo de divulgação de outras culturas para o público britânico. O resultado está à vista, adesão massiva de público e uma referência na Europa e no mundo.
« Última modificação: Março 01, 2018, 12:33:57 am por joao_s »

joao_s

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 894
Re: BBC Radio 2
« Responder #71 em: Março 08, 2018, 10:37:39 pm »
Em matéria de música, o serviço público britânico é relativamente “generoso” com o português do Brasil (mais do que o castelhano), ouvi várias vezes de diferentes estilos musicais, no entanto no que concerne à música com o sotaque de Portugal, nada. Afinal, parece que estava enganado, porque para os britânicos o Fado é elevado ao estatuto de música erudita e é a BBC Radio 3 que dedica lhe atenção. Não é possível ouvir estas emissões em diferido, porque apenas são disponibilizadas por um período de 30 dias, mas fica um registo das páginas dos programas: Compositor Estevão Brito, Caravela and Amy Key, Fadista Cláudia Aurora, natural da cidade do Porto e residente em Bristol. No canal televisivo BBC Four: Mariza and the Story of Fado, etc.

Adenda: “I learned fado as I learned to speak Portuguese” - Carminho
« Última modificação: Março 08, 2018, 10:48:08 pm por joao_s »

joao_s

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 894
Re: BBC Radio 2
« Responder #72 em: Março 28, 2018, 07:45:24 pm »
A série de programas intitulada “Music 'til Midnight” regressa domingo, na sua 9.ª temporada. Apresentada pela jornalista Moira Stuart, profissional de talentos multifacetados, e dedicada aos sons “easy listening” e standards intemporais, o primeiro programa conta com George Benson, Diana Krall, Frankie Laine, Antonio Carlos Jobim, entre outros. Mais uma oportunidade para ouvir música em português do Brasil na rádio com maior audiência na Europa. Outros programas abordam géneros musicais semelhantes, embora com estilos de dinamização diferentes, e são: Clare Teal, que em conjunto com esta série de programas, ocupa todo o serão de domingo, e Jamie Cullum, às terças. Aquilo que se intitula neste fórum como “nicho” tem o seu espaço numa rádio de massas, que tem batido sucessivos recordes de audiência, segundo a imprensa britânica, são 15 milhões e 500 mil ouvintes. Assim, substituiria “nicho” por bom gosto, que credibiliza o produto, torna-o abrangente e expande o público-alvo.

Como vai sendo usual em épocas festivas, “Bryan Adams Rocks!” está de volta. Duas horas dedicadas ao Rock e moderadas pelo músico, na próxima segunda-feira. Nomes como: The Moody Blues, Kate Bush, Procol Harum, Emerson Lake and Palmer, Yes, Barclay James Harvest, King Crimson, Genesis, Pink Floyd, The Pretty Things, Tangerine Dream, Kraftwerk, The Alan Parsons Project (uma das minhas bandas preferidas, desde os meus 12 anos até hoje), Traffic, entre outros, desfilam neste programa.

Melanie C, ex-Spice Girl, tem vindo a marcar presença nos microfones da R2. Já o programa “Michael Ball Show” enquadra-se naquilo que considero do melhor ao nível de moderação radiofónica de cultura contemporânea & entretenimento, bem, este e muitos outros, felizmente programas desta tipologia são abundantes na estação.

joao_s

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 894
Re: BBC Radio 2
« Responder #73 em: Abril 13, 2018, 11:15:05 pm »
A grelha de programas da Radio 2 vai ser alterada em meados do mês de maio.
http://www.bbc.co.uk/mediacentre/latestnews/2018/radio-2-spring-schedule

De segunda a quinta-feira, no horário da meia-noite às 3 da manhã irá estrear um novo programa, em vez das reposições, como acontece atualmente (os programas específicos para este horário foram descontinuados em janeiro de 2017, irão voltar).
(vale a pena conferir o que se faz noutros países)
« Última modificação: Abril 14, 2018, 12:03:10 am por joao_s »

joao_s

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 894
Re: BBC Radio 2
« Responder #74 em: Abril 25, 2018, 09:57:42 pm »
A Radio 2 navega em velocidade de cruzeiro até à nova grelha. Uns programas terminam, outros mudam de horário e há lugar a estreias. Um dos que termina entrou em modo de revivalismo do vinil, com a designação “The Sound Of Music”. Uma agradável banda sonora. Mas o que se destaca no horário nobre do período noturno, neste tempo de transição, é a transmissão de teatro radiofónico, do estilo comédia. Não estamos habituados a este formato por cá, mas acho que resulta bem. Desconheço como será conduzir ao som de teatro radiofónico de comédia, mas suponho que será uma experiência interessante para descomprimir do dia e rir um bocado. Também se constata que neste espaço participam Jornalistas e Radialistas da estação, o que , desconhecendo os currículos dos Cursos de Jornalismo e de Ciências da Comunicação, que suponho que habilitam as pessoas para fazer rádio, permite indagar se haverá alguma cadeira de dramatização, que prepare os futuros profissionais para encetar diálogos com guião ou de improviso e num palco enfrentar o público, por exemplo na transmissão em direto de um espetáculo.

Dá a entender, ainda, que os diretores da estação estão a testar até que ponto a radio tradicional combina com os hábitos de utilização da Internet, ou seja, cada um predispor-se a ouvir rádio quando está online, quando esta oferece conteúdos que não encontra em nenhum outro lado.
« Última modificação: Abril 25, 2018, 10:27:54 pm por joao_s »