Autor Tópico: DX em FM - temporada 2023  (Lida 37836 vezes)

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
Re: DX em FM - temporada 2023
« Responder #15 em: Abril 11, 2023, 02:56:21 am »
As propagações com as Canárias e a Madeira têm estado fortes no Algarve, algumas captações de hoje realizadas no cerro do Malhão em Estoi.
88.4 - ANTENA 2- Pico do Areeiro - 44 kW c/RDS
89.0 (89.05 (pressão da Ant.1 Fóia)- TINAMAR - GC - Vega San Mateo/Montaña Cabreja -1 kW c/RDS *dinâmico
91.3 - Antena 1 - Madeira?
92.3 - RNE 1 - Izaña - Tenerife - 60 kW c/RDS
93.6- RFM - Madeira/Pico Areeiro- 44 kW sinal forte c/RDS e RT
93.7 - COPE+ Tenerife - La Orotava (STC-TF)- 2 kW c/RDS *Dinâmico
94.4 - Los40 - Las Palmas GC/ La isleta - 8 kW
95.5 - Antena 1 Madeira - " -"
96.5 - Los40- GC Sul/ Telde - 1 kW
98.3 - COPE+ Lanzarote - Arrecife/Mina -0.5 kW
98.9 - MIX FM - Tenerife/Tegueste - 1 kW c/RDS (dinâmico)
100.5 - CAN.RAD - Sta Cruz de la Palm/Concepcion - 1 kW - sinal forte c/RDS
102.1 - RNE Class - Tenerife - El Rosário/Montañeta- 10 kW
102.9 -  Radio Porto Moniz - Madeira- 0.5 kW
103.3 - Kiss FM - Ingenio/Morro del Cuervo- Las Palmas GC - 1.2 kW
104.7 - Can.Rad - Tenerife- El Rosário/ La Montañeta- 2kW
105.7 - RNE 3 - "- "- 10 kW c/RDS
106.3 - Antena 2 - Madeira ?
107.6 - R.RAMBLA - Tenerife- San Juan de la Rambla - 1kW- sinal forte c/RDS
107.8 - Radio Aventura Siglo XXI - GC- Telde- Cazadores - 1kW
107.9 - REAL FM - Fuerteventura - Caleta de Fuste - 1 kW c/RDS
Entre outras não identificadas, muitas marroquinas etc...

De certeza que os 91,3 eram da Antena 1? Pode ter sido o emissor de Gaula da Antena 3 Madeira.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Luís Gonçalves

• Hero Member
« Responder #16 em: Abril 11, 2023, 01:00:06 pm »

De certeza que os 91,3 eram da Antena 1? Pode ter sido o emissor de Gaula da Antena 3 Madeira.

Comparei com a emissão da Antena1 Madeira e pareceu-me corresponder, mas podiam a 1 e a 3 estar em simultâneo (notícias).
« Última modificação: Abril 11, 2023, 01:01:48 pm por Luís Gonçalves »
Luís Gonçalves

pdnf

• Hero Member
« Responder #17 em: Abril 25, 2023, 08:48:26 am »
Bom Dia da Liberdade a todos. Este, de certa forma, é também o segundo dia da Rádio.

Só corri o espectro dos 103.9 aos 105.6 (emtretanto adormeci) mas dois achados, dentro de um edificio no centro de Cascais, pelas 3h:

104.5 - RVP BEJA (RDS)
105.0 - TERANOVA - a dividir com a RR de Sintra.

Agora, naturalmente, o sinal desapareceu.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #18 em: Abril 26, 2023, 01:20:32 pm »
Voz da Planície é uma visita comum ao éter da Grande Lisboa, quando a propagação de sul está para isso. É como as árabes de Marrocos na onda média de noite.

Mais raro, definitivamente mais raro é a Terra Nova de Ilhavo. Seria mais expectável uma que já ouvi nessas bandas - a RFM em 104.9 (que também entra em Sesimbra, e nos tempos idos afetava os 104.8 de Alcochete).

pdnf

• Hero Member
« Responder #19 em: Abril 26, 2023, 03:11:44 pm »
Voz da Planície é uma visita comum ao éter da Grande Lisboa, quando a propagação de sul está para isso. É como as árabes de Marrocos na onda média de noite.

Mais raro, definitivamente mais raro é a Terra Nova de Ilhavo. Seria mais expectável uma que já ouvi nessas bandas - a RFM em 104.9 (que também entra em Sesimbra, e nos tempos idos afetava os 104.8 de Alcochete).

Certíssimo. Entretanto, nessa manhã RR logo a entrar com RDS, embora, no sítio onde estou, sempre pressionada pela RFM da Fóia.

De há instantes, no Auchan de Cascais:

88.3 - ANTENA 1 MURO (RDS)
94.6 - ANTENA 2 MURO (RDS)
94.8 - FESTIVAL - sinal fraco mas percetível

E a surpresa enorme para mim:

105.3 - TSF SANTA JUSTA - sinal baixo, mas limpo de interferências da...105.4 CASCAIS.

As antenas do Muro considerei propagação, mas a verdade é que há 3 semanas quando estive em Mafra também as apanhei com muita qualidade.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #20 em: Abril 26, 2023, 06:44:05 pm »

Certíssimo. Entretanto, nessa manhã RR logo a entrar com RDS, embora, no sítio onde estou, sempre pressionada pela RFM da Fóia.

De há instantes, no Auchan de Cascais:

88.3 - ANTENA 1 MURO (RDS)
94.8 - FESTIVAL - sinal fraco mas percetível

E a surpresa enorme para mim:

105.3 - TSF SANTA JUSTA - sinal baixo, mas limpo de interferências da...105.4 CASCAIS.

As antenas do Muro considerei propagação, mas a verdade é que há 3 semanas quando estive em Mafra também as apanhei com muita qualidade.

Aqui por Leiria também as apanho com bastante qualidade, caso da Festival com RDS, como a Radio 5 em 96,3. A Fundação FM (95,8), a Record a dar "pancada" em andamento à Cister...

pdnf

• Hero Member
« Responder #21 em: Abril 27, 2023, 01:17:30 am »
Esqueci-me de referir os 102.0 da Antena 3, significativamente mais fracos do que as irmãs mais velhas, devido aos 101.9 da Orbital, mas também em 95.9 já com alguma qualidade a TOP FM do Arestal. Escrevi o post com tempo marcado, é no que dá...  ;D ;D
Rádio é:

pdnf

• Hero Member
« Responder #22 em: Abril 27, 2023, 08:43:35 am »
Mais uma propagação: 106.4 da M80 Mendro a anular totalmente a CAPSAO, com RDS e RT incluído. Mantem-se agora de manhã, embora mais fraco o sinal.
Rádio é:

pdnf

• Hero Member
« Responder #23 em: Abril 27, 2023, 02:50:33 pm »
Sintra, junto à Pena, agora pelas 14.30, mas desde o centro que se nota este problema.
Por exemplo, a Observador só é escutavel em Sintra nos 88.1 de São João da Madeira e misturados com a M80 em 98.4. Tudo o que vou por se escuta confortável:

88.1 - OBSERVADOR S. JOÃO DA MADEIRA
88.3 - ANTENA 1 MURO
90.0 - M80 MTE DA VIRGEM
90.4 - RFM MURO
90.6 - MEGAHITS STA JUSTA
91.5 - AFRICA MTE DA VIRGEM
91.7 - RFM LOUSÃ
92.5 - ANTENA 2 MTE DA VIRGEM (RDS)
93.7 - RR MTE DA VIRGEM (RDS)
94.0 - CID.HOJE (RDS)
94.8 - FESTIVAL - embora divida com a GOLO que está a emitir
95.5 - CFM ALCOBAÇA
96.3 - RADIO 5 MTE DA VIRGEM
96.5 - MEGAHITS AVEIRO
96.7 - ANTENA 1 MTE DA VIRGEM (RDS)
97.7 - COMRCIAL MTE DA VIRGEM (RDS)
98.9 - NOVA
99.6 - BARCA
101.1 - RR BRAGA
101.3 - NOVA ERA MTE DA VIRGEM (RDS)
102.0 - 102FM
102.7 - MEO SW
104.1 - RFM MTE DA VIRGEM (RDS)
106.0 - RR LOUSÃ
107.2 - CIDADEFM MTE DA VIRGEM (melhor que os 91.6).
107.8 - NOAR
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #24 em: Abril 28, 2023, 12:44:25 am »
Impressionante a Barca FM furar tantos quilómetros para chegar a Sintra!!!

pdnf

• Hero Member
« Responder #25 em: Abril 28, 2023, 07:58:26 pm »

E mesmo bastante limpa, que é ainda o mais surpreendente.

E ainda me esqueci de duas coisas:

A parte melhor, cá em baixo na Vila:

94.0 - ROCK FM VIGO limpa

Vinha de Cascais a escutar a Observador. Em frente ao Cascais Shopping na A16 foi a 98.4 Vila do Conde por uns não mais que 750 metros, mal sai para Sintra à entrada de Ranholas os 98.7 começaram num Festival de trocas constantes entre VOZ DO NEIVA, AVFM, ANTENA 1 MAUNÇA E a mais fraca de todas, a OBSERVADOR. Mudei para 93.7 só dava RR MTE DA VIRGEM, OBSERVADOR nem vê-la... 98.4 apanhava mais M80 COIMBRA, única alternativa e bastante confortável de escuta 88.1, pese embora alguma entrada pontual da COMRCIAL FÓIA.

Como ontem e no Domingo de Páscoa (que ainda tenho para relatar) não me lembro de dia com tamanha confusão no espectro.

Rádio é:

Luisf662

• Sr. Member
« Responder #26 em: Abril 28, 2023, 09:28:06 pm »

Vinha de Cascais a escutar a Observador. Em frente ao Cascais Shopping na A16 foi a 98.4 Vila do Conde por uns não mais que 750 metros, mal sai para Sintra à entrada de Ranholas os 98.7 começaram num Festival de trocas constantes entre VOZ DO NEIVA, AVFM, ANTENA 1 MAUNÇA E a mais fraca de todas, a OBSERVADOR. Mudei para 93.7 só dava RR MTE DA VIRGEM, OBSERVADOR nem vê-la... 98.4 apanhava mais M80 COIMBRA, única alternativa e bastante confortável de escuta 88.1, pese embora alguma entrada pontual da COMRCIAL FÓIA.

Como ontem e no Domingo de Páscoa (que ainda tenho para relatar) não me lembro de dia com tamanha confusão no espectro.
Propagação muito aberta em VHF

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #27 em: Abril 28, 2023, 11:34:08 pm »

Impressionante, como os 93,7 estão a poucos kms de Cascais e mesmo assim perdem para um emissor a 300kms. Nesse dia, a Rádio Observador só se ouvia junto dos emissores ;D

pdnf

• Hero Member
« Responder #28 em: Abril 29, 2023, 02:13:44 am »

Impressionante, como os 93,7 estão a poucos kms de Cascais e mesmo assim perdem para um emissor a 300kms. Nesse dia, a Rádio Observador só se ouvia junto dos emissores ;D
Conseguia-se escutar, porque o emissor de São João da Madeira dava bem conta do recado, e as entradas da Comercial eram poucas. Mudava de estação, voltava a ir à memória sintonizar a Observador e 88.1 entravam de imediato. Fica para mim cada vez mais evidente que as serras proporcionam fenómenos interessantes em termos de captação. Aqui em Negrelos (Canelas) como já relatei várias vezes, também há uma espécie de território de Lisboa em solo Portuense. Há, obviamente, a diferença de potências entre os emissores. Não são 300, em linha reta anda pelos 200 e pouco...  ;D
Mais até do que os 93.7, para mim o que realmente estranho são os 107.2 com a Vodafone a perder para a Cidade FM e nos 101.1 para a Rádio Renascença de Braga. Ou seja, Vodafone praticamente nula em Sintra, alguma coisa muito ligeira de Cantanhede, mas a sentir-se a pressão da Smooth FM e a tempos da Antena 3. Mas convêm dizer que também já vi a Vodafone aqui em Gaia a ganhar à Cidade e à RR de Braga...
Igualmente estranho, a guerra Mega/Antena 2. De manhã cedo, apanhei a Inês Nogueira a falar com a Joana Sequeira com música clássica em ambiente, nos 90.6, um remix Grândola/Valongo. Em Sintra, 90.6 limpavam Grândola totalmente, mas em contrapartida, os 92.5 do Monte da Virgem matavam por completo Monsanto e Rio Maior, e na própria frequência de Sintra existiam entradas mais residuais de Braga (diga-se aliás que Mega e RCS precisam de micros para a Serra de Sintra, a RECORD aguenta bem, curiosamente). Digamos que a Mega em Sintra só tocava em 88. e sem ser perfeita, 90.6 e 96.5 (pressionada, óbvio pela M80 Montejunto - pequenas pipocas).
Portanto, quando batemos recordes de temperatura em abril, parece-me normal estes fenómenos acontecerem. Diga-se, já agora, que ontem os GPS também não estavam famosos, e presumo que a causa seja a mesma.

PS: A sensação com que fico aqui a Norte, a minha estadia a Sul reforçou. Em dias de confronto, a Antena 3 Montejunto tem muito mais poderio que a TSF Santa Justa. A 3 chega aqui e loga sem problemas de maior, afetando a escuta da TSF que deixa de ser limpa. Ao invés, em dias de boas entradas de Norte, a Mega chega... TSF, bola. Idem nos 106.5 e 106.9, únicos emissores do Muro e Braga, respetivamente, que ontem não deixavam sinal nenhum. A RFM na mesma frequência de um emissor de Monsanto perfeita, a TSF bola, nem nos meios pontos, desconto óbvio para a proximidade às RFM's.
« Última modificação: Abril 29, 2023, 02:19:07 am por pdnf »
Rádio é:

ouvinte

• Hero Member
« Responder #29 em: Abril 29, 2023, 08:05:40 am »

Essa de Vigo deverá ser a Kiss FM, a não ser que tenham mudado recentemente de rádio nessa frequência.