Vinha de Cascais a escutar a Observador. Em frente ao Cascais Shopping na A16 foi a 98.4 Vila do Conde por uns não mais que 750 metros, mal sai para Sintra à entrada de Ranholas os 98.7 começaram num Festival de trocas constantes entre VOZ DO NEIVA, AVFM, ANTENA 1 MAUNÇA E a mais fraca de todas, a OBSERVADOR. Mudei para 93.7 só dava RR MTE DA VIRGEM, OBSERVADOR nem vê-la... 98.4 apanhava mais M80 COIMBRA, única alternativa e bastante confortável de escuta 88.1, pese embora alguma entrada pontual da COMRCIAL FÓIA.
Como ontem e no Domingo de Páscoa (que ainda tenho para relatar) não me lembro de dia com tamanha confusão no espectro.
Impressionante, como os 93,7 estão a poucos kms de Cascais e mesmo assim perdem para um emissor a 300kms. Nesse dia, a Rádio Observador só se ouvia junto dos emissores 
Conseguia-se escutar, porque o emissor de São João da Madeira dava bem conta do recado, e as entradas da Comercial eram poucas. Mudava de estação, voltava a ir à memória sintonizar a Observador e 88.1 entravam de imediato. Fica para mim cada vez mais evidente que as serras proporcionam fenómenos interessantes em termos de captação. Aqui em Negrelos (Canelas) como já relatei várias vezes, também há uma espécie de território de Lisboa em solo Portuense. Há, obviamente, a diferença de potências entre os emissores. Não são 300, em linha reta anda pelos 200 e pouco...

Mais até do que os 93.7, para mim o que realmente estranho são os 107.2 com a Vodafone a perder para a Cidade FM e nos 101.1 para a Rádio Renascença de Braga. Ou seja, Vodafone praticamente nula em Sintra, alguma coisa muito ligeira de Cantanhede, mas a sentir-se a pressão da Smooth FM e a tempos da Antena 3. Mas convêm dizer que também já vi a Vodafone aqui em Gaia a ganhar à Cidade e à RR de Braga...
Igualmente estranho, a guerra Mega/Antena 2. De manhã cedo, apanhei a Inês Nogueira a falar com a Joana Sequeira com música clássica em ambiente, nos 90.6, um remix Grândola/Valongo. Em Sintra, 90.6 limpavam Grândola totalmente, mas em contrapartida, os 92.5 do Monte da Virgem matavam por completo Monsanto e Rio Maior, e na própria frequência de Sintra existiam entradas mais residuais de Braga (diga-se aliás que Mega e RCS precisam de micros para a Serra de Sintra, a RECORD aguenta bem, curiosamente). Digamos que a Mega em Sintra só tocava em 88. e sem ser perfeita, 90.6 e 96.5 (pressionada, óbvio pela M80 Montejunto - pequenas pipocas).
Portanto, quando batemos recordes de temperatura em abril, parece-me normal estes fenómenos acontecerem. Diga-se, já agora, que ontem os GPS também não estavam famosos, e presumo que a causa seja a mesma.
PS: A sensação com que fico aqui a Norte, a minha estadia a Sul reforçou. Em dias de confronto, a Antena 3 Montejunto tem muito mais poderio que a TSF Santa Justa. A 3 chega aqui e loga sem problemas de maior, afetando a escuta da TSF que deixa de ser limpa. Ao invés, em dias de boas entradas de Norte, a Mega chega... TSF, bola. Idem nos 106.5 e 106.9, únicos emissores do Muro e Braga, respetivamente, que ontem não deixavam sinal nenhum. A RFM na mesma frequência de um emissor de Monsanto perfeita, a TSF bola, nem nos meios pontos, desconto óbvio para a proximidade às RFM's.