Não consigo compreender como a Rádio líder de mercado, não consegue, não pode e não quer arriscar um milímetro. A nível musical, é um marasmo autêntico, só ultrapassado (para pior) pelos canais da RR...
Atenção que a RFM neste momento vai tendo alugmas coisas mais fora da caixa na playlist. O painel que mais escuto é o da Jéssica nas madrugadas de fim-de-semana, mas presumo que durante o horário normal também se apanhe algumas coisas diferentes.
Não consigo compreender como a Rádio líder de mercado, não consegue, não pode e não quer arriscar um milímetro. A nível musical, é um marasmo autêntico, só ultrapassado (para pior) pelos canais da RR...
Já foi líder e arriscou - lembro-me de uma fase em que passavam Doismileoito, Capicua...
Eu acredito que sejam mais pressões externas do que a própria vontade do Pedro Ribeiro, sinceramente.
É a pressão das editoras, e já agora das audiências. E basta ver as audiências ótimas que fazem as rádios mais alternativas. Já aqui escrevi, no meu prédio tenho pelo menos dois vizinhos que ouvem a COMRCIAL ROCK regularmente, no trabalho conheço outras tantas. Acho que seria uma melhor aposta, senão mesmo na rede da Batida, irem introduzindo alguns temas na emissão regular.
Um pouco off-topic:
Renata Andrade, 24 anos, licenciada em Ciências da Comunicação/Jornalismo com o sonho de trabalhar na rádio, estagiou em 2023 na Rádio Comercial e Rádio Nova Era (durante alguns meses, segundo o Linkedin), é concorrente do reality show da TVI.
Não me lembro de a ouvir.
É pena é de entrar neste tipo de programas televisivos, no entanto pode ser uma ajuda (ou não) para viver o sonho da rádio.
A Nova Era tem uma nova estagiária, que começa agora a ter alguma "visibilidade", de seu nome Renata Andrade e que estreará hoje um novo podcast pelas 18:00h. Eventualmente, uma possível nova aposta daqui a uns meses.
Já foi há dois anos, a aposta não se chegou a materializar. Na altura ouvi dois ou três episódios do podcast, Pastel de Nada, achei boa ideia não a terem posto on air na Nova Era. A Renata em termos de comunicação parece-me muito abaixo daquilo que temos na generalidade das rádios jovens.
Desconhecia por completo o que era feito dela, nem sabia que tinha estado na Comercial.
Fui pesquisar para ver se era a mesma estagiária de que me lembrava e efetivamente é. Eu não vejo praticamente TV, e muito menos a que termina em I, nunca vi um reallity show. Mas fui pesquisar ao google, e vi isto:
https://tviplayer.iol.pt/programa/big-brother/5eb3f47e0cf2a58834209072/video/66009eaf0cf2c4edbc1053a2https://tviplayer.iol.pt/programa/big-brother/5eb3f47e0cf2a58834209072/video/66009dea0cf2ee34567354dbDescontando os problemas de delay no som, acho que fica patente que a Renata não tem qualquer tipo de competência para estar num painel de rádio.
E não vou negar, eu sou preconceituoso em relação a estes formatos, acho que são o grau abaixo de zero em comunicação.
Entendi que a Mafalda passou a linha vermelha ao trocar do The Voice para o Big Brother, e que isso lhe ia prejudicar a carreira em rádio, e mesmo em TV, pese embora não duvide que lhe tenha aumentado a notoriedade e desconfio que o rendimento. Entendi também que a Catarina Miranda não tinha o mínimo de condições de ser locutora da Antena 1 e comentadora do Big Brother. Quanto mais agora uma concorrente. Têm de existir fronteiras. Só se fosse na Nov3Cinc, e mesmo nessa...
Não sendo o género de beleza que me fascine, reconheço que a Renata é uma mulher muito bonita, pode ser que esses programas do social, que agarram ex-concorrentes de realitys a possam perfeitamente aproveitar. Para rádio, não me parece, de todo.