A resposta às vossas dúvidas está nesta peça da época de lançamento do concurso de alvarás para rádios regionais de 17 de maio de 1990:
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/candidaturas-para-radio-regionais/Cito:
(…) Ao mesmo tempo, a sul da linha divisória, o Rio Mondego (…)A divisão é em Coimbra. A Lousã está no limite técnico, ou seja, a TSF está bem.
Leiria é Rede Regional Sul.
Isto significa que quem está irregular é a Bauer: a frequência 93,0 MHz
não pode retransmitir a Rede Regional Sul na sua área de funcionamento, neste caso associada ao projeto M80.
No entanto, a ERC não cometeu nenhuma ilegalidade direta, isto porque:
- a M80 emitia em Leiria desde 2008/9, na altura com emissão local emitida da cidade do Lis por salvo erro Francisco Quiaios, e nessa época o RCP de Luís Osório emitia na RRS, a M80 emitia em frequências locais apenas;
- é aprovado uma renovação de alvará em 2009 nestas condições;
- em Março de 2010 o RCP deixa de estar na Rede Regional Sul e em vários emissores locais, que transitam para a M80. Os projetos foram todos geridos isoladamente entre si.
- Posteriormente, não tenho bem noção dos timings exatos mas para lá de 2010, a M80 Leiria ex-Central FM passa de generalista a temática musical, e uns 7 anos depois, o capital da Polimédia é adquirido, passando a ser detido pela mesma estrutura acionista que tem atualmente a Rádio Regional de Lisboa S.A. (M80 RRS). Isto vem da época em que o Regulador fazia “vista leve” a detentores de alvarás por associados e também é do tempo em que ainda não havia a Lei da Transparência, que vem justamente tentar endereçar isto.
Mesmo que o pressuposto anterior desta aprovação fosse não haver frequência anterior disponível no QNAF por esta época, atualmente isto já não se verifica, uma vez existir a frequência da Rádio Batalha (104,80 MHz) atualmente inutilizada. E há histórico anterior de tomadas de frequências locais para redes regionais e nacionais em Portugal.
Ou seja, os pressupostos da renovação de alvará em 2009 não se verificam atualmente e quem geriu isso na MCR sabia-o bem, porque da renovação de alvará ao fim do RCP isto tudo é em 12 meses. Pode não haver qualquer frequência consignada à M80 para Leiria na RRS, mas tem direito a ela.
Isto significa que a M80 Leiria está
ilegal.
A Bauer terá neste momento ano/ano e meio para corrigir essa situação e colocar a frequência em qualquer outra rede, Cidade FM (mas para quê quando já há 94 e a própria Cidade chega lá por Penacova) ou SmoothFM. Se nada fizer, caput a essa estação em 2024.