Autor Tópico: Smooth FM  (Lida 132522 vezes)

Boxx

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 937
Re: Smooth FM
« Responder #15 em: Agosto 18, 2016, 04:38:35 pm »
A par disso, deveriam também reforçar a equipa de animadores. Na maior parte do tempo, a Smooth FM é uma "rádio fantasma".

Assim é, e “contra factos, não há argumentos”. Em todo o caso, em matéria de rádios de baixo orçamento, que mantêm a emissão no ar com recurso a automação, faço a distinção entre esta e as outras (em modo de piloto automático), que regra geral são enfadonhas e não acrescentam nada de novo. Esta coloca o enfoque na música genuína, digamos assim, como forma de expressão cultural e, neste plano, a música funciona como estímulo intelectual e como fator de reposição do equilíbrio para quem a ouve e descodifica (como ler, ir ao cinema, visitar museus, exposições, assistir a concertos ao vivo, conhecer outros povos e lugares, etc., ie, as diferentes formas de expressão cultural acrescentam qualidade de vida para quem as decifra e lhes atribui um significado). Esta acrescenta algo de novo, há um fator de surpresa, já que difunde temas e autores que a maior parte de nós não conhecia e mantém padrões de excelência na seleção musical. Falta-lhe a narração e enquadramento das escolhas musicais que vão para o ar. Não encaro esta estação como uma rádio meramente comercial, mas sim de serviço público (estão aqui presentes alguns pressupostos basilares de serviço público, entre os quais a perceção de outros horizontes e os supramencionados, entre outros).

Bem, posto isto, é para informar que um incêndio andou perto do emissor de 92.8. Os órgãos de comunicação social estão a dar uma perceção errada desta temática. Isto não é obra de delinquentes, é crime organizado com intensões específicas. É um panorama desolador que se repete todos os anos, rebenta com a economia de famílias e dos concelhos que têm atividade económica na floresta. São atos deliberados e planificados, feitos com intensão, num ano arde uma determinada área (vasta) no ano seguinte arde outra área diferente, umas vezes mais para interior, outras vezes mais para litoral. Chega a haver incêndios de grandes dimensões em outubro. As autoridades devem atuar e fazer cumprir as funções que se esperam de um estado. 50% da área ardida em toda a União Europeia foi em Portugal, que triste imagem para o país e reveladora da permissividade que existe nesta matéria.

Caro João_s estou quase sempre de acordo com o que escreve e da forma que pensa a Radio (e não só...). Começando pelo fim: os incêndios são realmente um ENORME negocio MUITO SUJO. Vou só dar um nome: Miguel Macedo (ministro da administração interna do sr. Passos Coelho). Faça-se uma investigação séria aos anos em que foi ministro e aos 3/4 anteriores  e posteriores á sua passagem pelo governo, e se calhar vão surgir surpresas. Lembrem-se como e porquê ele saiu do governo. Mas há mais,e em todos os partidos que passaram pela governação. Adiante.

Agora sobre a Smooth, rádio que também ouço a espaços, só estou em desacordo consigo no seguinte: há mais rádios que conseguem algo semelhante e ainda conseguem ser mais abrangentes na lista musical (em Português fica melhor que playlist...), e ainda há uma que acrescenta uma animação de antena que eu considero do melhor que se faz em Portugal: Rádio Nova 98.9 (Porto). A esta eu acrescentaria a Marginal, a Oxigênio e a Nostalgia (esta para as rádios Oldies). Por coincidência, ou não, TODAS rádios com a mão sr. Montez. A Radar não considero passível de ser inserida neste patamar, mas também um excelente produto, e que podia e devia ter pelo menos frequência no Porto (para meu deleite...).
Cumprimentos

A Radio Nova (Porto 98.9 FM) é o segredo mais bem guardado do Eter: convém não divulgar muito...para não agitar as aguas. O produto deve seguir com a qualidade que o tem caracterizado.

joao_s

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 872
Re: Smooth FM
« Responder #16 em: Agosto 31, 2016, 11:26:46 pm »
A Serra da Boa Viagem, situada na Figueira da Foz, proporciona algumas surpresas no que concerne à captação de sinais de rádio. No que respeita à Smooth FM, verifica-se um cocktail interessante entre três frequências, em que qualquer uma delas atinge a intensidade máxima de receção, dependendo do local da serra aludida. 92.8, 89.5 e, pasme-se, 96.6. É o único local em que observei a comutação direta entre 96.6 (Lisboa) e 89.5 (Porto), no qual ambas atingiam intensidades de receção máximas. Na equação também consta o sinal de 92.8 que atinge intensidade de receção máxima, mas não naquele ponto específico. O mar ajuda à propagação dos sinais, a altitude da serra faz o resto. Aqui na serra da Lousã, também se ouvem as frequências de Lisboa e Porto, mas não em simultâneo. A audição depende do local, dado que quando se ouve 96.6 da “Smooth” é a “TSF” que se ouve em 89.5. Quando se ouve a “Smooth” em 89.5, não há sinal em 96.6 (isto não contando, obviamente, com 92.8 que cobre a zona).

Até à Figueira, distância de 90 km, faz-se a viagem com a sintonia em 92.8, com duas falhas de sinal localizadas e que seriam supríveis se houvesse um emissor da estação em Leiria. É agradável “deslizar” por aí fora ao som desta estação, não obstante o incómodo provocado pelas falhas de sinal supramencionadas…

pdf

  • Visitante
Re: Smooth FM
« Responder #17 em: Setembro 01, 2016, 06:13:00 pm »
A Serra da Boa Viagem é um dos melhores locais para captações DX interessantes tanto do norte como do sul.

Recomendo ao joao_s outros locais para observar fenómenos semelhantes: há dias, nas encostas da Serra de Montejunto, pude captar na perfeição várias frequências da zona do Porto e até Muro. A Serra de Sintra também proporciona experiências bastante semelhantes, desde o Monte da Virgem até Fóia.

Aliás, e a título de exemplo, a Rádio Fóia é perfeitamente audível na zona da marginal atlântica Sintra/Cascais, nas zonas onde a Vida FM não entra.

Asantosc12

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 694
Re: Smooth FM
« Responder #18 em: Setembro 01, 2016, 10:52:25 pm »
No Distrito de Leira os 92.8 em algumas partes consegue-se ouvir a Smooth com RDS e Radiotext , posso dizer que na zona onde vivo consigo captar muitas vezes os 96.6 de lisboa. Se a Smooth alguma dia pensar em colocar um novo emissor para captar a zona de Leiria e Santarém podia colocar na Serra D'aire e Candeeiros visto que é tem uma excelente posição para os dois distritos.

AG

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2733
  • NSTALGIA
Re: Smooth FM
« Responder #19 em: Setembro 02, 2016, 12:38:43 am »
Um bom «complemento» ao emissor da Smooth em 92,8 MHz seria passar também a utilizar os 101,0 MHz de Vale de Cambra. Nas regiões do sul do Porto a Coimbra, quer no litoral quer mais para o interior, e onde a Smooth ouve-se com dificuldade actualmente, passaria a ter cobertura excelente. É que este emissor é algo redundante na rede da Cidade. Os 107,2 MHz de Gaia, os 102,8 MHz de Viseu e sobretudo os 99,7 MHz de Penacova dão muito boa conta do recado nas regiões referidas.
« Última modificação: Setembro 02, 2016, 02:08:43 am por AG »

joao_s

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 872
Re: Smooth FM
« Responder #20 em: Setembro 02, 2016, 06:55:20 pm »
Pertinente observação, caro “AG”. Certamente que fará uma ideia do desempenho global de cobertura do emissor de 101.0, Vale de Cambra, e, portanto, da redundância com os outros emissores da rede “Cidade”, ao ponto de este se tornar irrelevante. Apenas posso assinalar com alguma certeza da cobertura radioelétrica desse emissor de Aveiro para sul. A norte da capital de distrito, desconheço como se comporta 101.0 com a mínima exatidão. Em Aveiro, e daí para sul a cobertura deste emissor é totalmente redundante com o de 99.7, Penacova. O sinal de 101.0 chega a Coimbra, e exibe maior força nos locais em que o sinal de 92.8 fraqueja, como seja o Hospital Pediátrico e Hospitais da Universidade de Coimbra (nestas zonas a intensidade de receção em 99.7 é máxima). O sinal de 101.0 ainda se propaga mais para sul, até ao concelho de Ansião e Pombal, já no distrito de Leiria, embora com várias falhas. Caso a frequência de 101.0, Vale de Cambra, viesse a integrar a rede da “Smooth”, certamente que beneficiaria de forma significativa a receção da estação, quando conjugado com 92.8, e, por conseguinte, o conforto de escuta dos ouvintes. Mas não só isso, o valor patrimonial da rede “Smooth” também aumentaria, sem que fosse subtraído valor relevante à rede “Cidade”. No entanto, 101.0 não resolve os problemas de cobertura radioelétrica no miolo urbano de Leiria, nem na região Oeste (a sul da Marinha Grande), simplesmente porque o sinal não chega até essa zona. Em Leiria, apenas se ouve 92.8 nas zonas altas da cidade. Esta é uma situação a resolver, porque consiste numa lacuna de cobertura que impede a receção uniforme da estação em toda uma região, compreendida de Lisboa ao Porto e exclui um número significativo de ouvintes que estão “blindados” por ausência de sinal, quando se ouve a estação a sul, a este e a norte. Ora não faz o mínimo sentido manter esta “bolha de vácuo”, para mais quando nenhuma outra estação difunde este tipo de conteúdos, de qualidade inquestionável, que beneficiam toda a gente que os queira ouvir.

estvmkt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2228
Re: Smooth FM
« Responder #21 em: Setembro 03, 2016, 12:34:16 pm »
Os 101.0 a meu ver encaixariam em 2 rádios: a Smooth ou na Vodafone FM.
Eu preferia a Vodafone,visto os 103.0 não serem grande espingarda e permitia melhorar a cobertura da Vodafone na grande Porto.
A Smooth,possivelmente mereceria uma troca com os 103.0 e na grande Porto começar a emitir nos 105.8 de Valongo.

joao_s

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 872
Re: Smooth FM
« Responder #22 em: Setembro 03, 2016, 01:47:51 pm »
Os 101.0 a meu ver encaixariam em 2 rádios: a Smooth ou na Vodafone FM.
Eu preferia a Vodafone,visto os 103.0 não serem grande espingarda e permitia melhorar a cobertura da Vodafone na grande Porto.
A Smooth,possivelmente mereceria uma troca com os 103.0 e na grande Porto começar a emitir nos 105.8 de Valongo.

Está a insinuar uma troca entre 103.0, Cantanhede, e 92.8, Figueiró, para a “Smooth”, caro “estvmkt”? Não faz a mínima noção da abrangência de cobertura radioelétrica de 92.8, pois não caro “estvmkt”? Se, por redução ao absurdo, se viesse a efetivar a referida troca seria um erro crasso, ficariam regiões inteiras que hoje usufruem de sinal, sem qualquer vestígio de sinal, e agravaria as condições de receção em todo o norte do ribatejo. Seria uma tremenda falta de respeito e de consideração para quem hoje consegue ouvir a estação de rádio. Não lhe vou mencionar aqui as localidades prejudicadas por uma decisão irresponsável como essa, pois a lista seria extensa. 103.0, Cantanhede, tem uma cobertura radioelétrica muito inferior à de 92.8, Figueiró, não tem comparação possível! 103.0 nem sequer se fazem ouvir em Aveiro, ali perto. Ao passo que com 92.8, Figueiró, consegue receção com intensidade de 75% (boa) em várias zonas residenciais da cidade. Consegue uma receção de boa a excelente de Coimbra a Aveiro. Se colocasse 103.0, Cantanhede, na atual rede “Smooth” seria redundante quase na totalidade com a cobertura de 92.8, apenas com a exceção de um ou outro caso pontual. Esse emissor não acrescentaria praticamente nada, pois a área de cobertura de 92.8 é muito maior. Portanto, qualquer que fosse a opção acima aludida resultaria num erro crasso.

AG

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2733
  • NSTALGIA
Re: Smooth FM
« Responder #23 em: Setembro 03, 2016, 04:48:26 pm »
A troca não faz sentido nenhum.
Pessoalmente era uma ideia que me agradaria de sobremaneira, a oferta radiofónica ficaria a ganhar com a Vodafone nos 101,0.
Os 105,8 são redundantes em todas as redes da MCR, excepto na actual rede da Vodafone.

joao_s

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 872
Re: Smooth FM
« Responder #24 em: Setembro 03, 2016, 08:20:46 pm »
Bem, caro “AG”, julgo que fará ideia sobre qual das estações de rádio terá maiores hipóteses de crescimento em Aveiro, se a “Smooth” ou a “Vodafone”. Caso 101.0 passe para a “Vodafone”, esta estação estará disponível em Aveiro (o que não acontece presentemente), caso passe para a “Smooth” a receção sairá beneficiada (o sinal é instável na cidade, chegando a praticamente nulo no centro – Av Lourenço Peixinho, por exemplo). Também conhecerá o perfil médio dos ouvintes em Aveiro, Cidade Universitária, com conservatórios de música e que contempla a oferta de licenciaturas em música no Ensino Superior. Uma das rádios é mais culta, trata da divulgação de música tocada com os mais variados tipos de instrumentos e de vozes trabalhadas para terem impacto vocal, é a mais madura, a outra, será o quê, um epifenómeno da moda?

Como pode constatar na última grelha de audiências, a acontecer a alocação de 101.0 para outra rede, para a MCR tanto faz que seja a “Smooth” ou a “Vodafone”, uma vez que os valores de AAV estão bastante próximos (0,7 para a “Smooth”; 0,5 para a “Vodafone”). Talvez, a decisão venha a pender para o produto radiofónico com maiores hipóteses de crescimento e que se mantenha com valores estáveis daí em diante. Mas isto são conjeturas, não é verdade?

« Última modificação: Setembro 03, 2016, 08:26:59 pm por joao_s »

Luis Carvalho

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1413
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
Re: Smooth FM
« Responder #25 em: Setembro 04, 2016, 06:53:44 pm »
Do pouco que conheço da região,  constato que os 101,0 ouvem-se pelo menos desde a região de Coimbra até ao Porto. Com o emissor da Cidade no Monte da Virgem (107,2) devidamente optimizado e com os 99,7 Penacova, seria (e, de facto, é) um desperdício manterem uma  frequência tão boa como a de Vale de Cambra na rede da Cidade, quando, por muito bons que sejam os emissores de Figueiró dos Vinhos e de Matosinhos, a Smooth FM tem algumas dificuldades de cobertura da região aludida. Colocando a Smooth FM nos 101,0 MHz, havia uma transição suave e cómoda (do ponto de vista da audição cristalina) entre os 92,8, 101,0 e os 89,5 MHz. Aproveitando a outra sugestão do André, a Vodafone FM migrava para os 105,8 MHz, passando a M80 para os 94,3. Com um emissor de 5 kW no Monte da Virgem (90,0), a M80 praticamente nem precisa de emissor em Valongo, tanto mais que a Sul da cidade invicta é servida pelos 90,0 e 94,4 (Aveiro). A Norte do Porto, os 90,0 MHz, complementados com os 94,3 também dariam bem conta do recado. Aliás, as emissões de Valongo escutam-se mal na região de Braga, o que, aliado à cobertura fraca dos 103,8 Fafe, fazem com que se tenha de "saltitar" entre os 90,0 e os 103,8 na cidade dos arcebispos para escutar a M80. Já no caso da Cidade, os 104,4 Amares "comportam-se" de forma muito satisfatória na Roma portuguesa, podendo beneficiar igualmente da escuta razoável dos 107,2 em várias zonas da região.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

AG

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2733
  • NSTALGIA
Re: Smooth FM
« Responder #26 em: Setembro 04, 2016, 09:06:40 pm »
Não tinha pensado nos 94,3 MHz para a M80, tinha pensado nos 94,3 + 105,8 para a Vodafone. Uma frequência a Oeste do Porto e outra a Este, como em Lisboa, em que os 107,2 + 101,1 permitem uma cobertura excelente da capital.

João, ao nível do potencial de mercado para o ouvinte médio de Aveiro, estou em crer que a Smooth teria um potencial maior. Quase que aposto que seria bastante ouvida em restaurantes ou bares mais "elitistas" da zona. Resumindo, 105,8 para a Vodafone (permitiria chegar bem a Sul do Porto e num bom autorádio chegar mesmo a Aveiro) e 101,0 da Smooth, que assim se conseguiria ouvir a 100% em Coimbra, Aveiro e Porto, em 3 frequências que se complementariam muito bem. E assim ficaria com 6 frequências, o limite aceite pela Lei da Rádio para emissões em cadeia 24 horas por dia.
« Última modificação: Setembro 04, 2016, 09:08:35 pm por AG »

Luis Carvalho

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1413
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
Re: Smooth FM
« Responder #27 em: Setembro 04, 2016, 09:20:16 pm »
De referir que os 94,3 e os 105,8  partilham a mesma torre. Fica a questão: a Vodafone FM beneficiaria com a utilização de duas frequências a serem irradiadas da mesma torre, apresentando, em princípio e se ignorarmos as interferências de outros emissores, uma cobertura muito semelhante? Seria como ter os 101,1 Moita e os 103,0 Barreiro (que partilham a torre, no concelho da Moita) a operarem a Smooth FM. Em qualquer dos casos, considero ser uma redundância gritante, pouco ou nada útil.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

joao_s

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 872
Re: Smooth FM
« Responder #28 em: Setembro 04, 2016, 10:22:30 pm »
A frequência de 89.5, Porto, tem revelado surpresas atrás de surpresas. Segundo relatos de alguns membros do fórum exibe uma cobertura radioelétrica mediana na região a que pertence. Na região Oeste do distrito de Leiria a serra de Mira D’Aire e Candeeiros cria um gigantesco obstáculo aos sinais de 97.7, Santarém, e 92.8, Figueiró. Num ou noutro local ainda se apanham vestígios de 92.8. O inesperado acontece quando, farto de ouvir as estações de rádio do costume, comuto para a Memoria 2 do autorrádio, não estando à espera de ouvir nada, e ouço a “Smooth” de forma totalmente cristalina! Frequência: 89.5, a 240 km do Porto! O sinal variava entre 25%, 50% e 75%, sem falhas, audição totalmente limpa. Se não estivesse atento, teria concluído que havia um emissor por ali a difundir esta estação de rádio, mas não é assim (o que é pena. Tem de haver solução para este caso!). O percurso de escuta foi longo, de Peniche, pelo IP6, até ao nó da A8, e nesta em toda a zona de Óbidos, Caldas da Rainha até um pouco antes do nó de saída da A8 para a Nazaré. Repito, em todo esse trajeto a audição foi totalmente limpa, sem falhas de sinal, como se o emissor estivesse ali próximo. Incrível.

Caro “AG”, há solução para que a “Vodafone” se ouça em Aveiro (que é como quem diz, seja sintonizada), desde que a MCR assim o queira. O emissor de Cantanhede, 103.0, está relativamente próximo de Aveiro, não se ouve porque é tapado pela frequência da Antena 3, Muro, 103.0. Em Coimbra exibe uma boa cobertura radioelétrica. Para que se faça ouvir em boas condições nas duas capitais de distrito, o emissor situa-se entre ambas, a MCR só terá de lhe alterar a frequência. Qual a frequência? 103.9 da extinta rádio Capital. Esta frequência está livre.

Não encare a cultura como algo de elitista, não é por aí. A cultura contribui para que expanda horizontes, beneficiando-o quer pessoal que socialmente.

AG

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2733
  • NSTALGIA
Re: Smooth FM
« Responder #29 em: Setembro 04, 2016, 10:54:36 pm »
De referir que os 94,3 e os 105,8  partilham a mesma torre. Fica a questão: a Vodafone FM beneficiaria com a utilização de duas frequências a serem irradiadas da mesma torre, apresentando, em princípio e se ignorarmos as interferências de outros emissores, uma cobertura muito semelhante? Seria como ter os 101,1 Moita e os 103,0 Barreiro (que partilham a torre, no concelho da Moita) a operarem a Smooth FM. Em qualquer dos casos, considero ser uma redundância gritante, pouco ou nada útil.
Desconhecia que estavam na mesma torre. Sendo assim, retiro o que disse...
 

Caro “AG”, há solução para que a “Vodafone” se ouça em Aveiro (que é como quem diz, seja sintonizada), desde que a MCR assim o queira. O emissor de Cantanhede, 103.0, está relativamente próximo de Aveiro, não se ouve porque é tapado pela frequência da Antena 3, Muro, 103.0. Em Coimbra exibe uma boa cobertura radioelétrica. Para que se faça ouvir em boas condições nas duas capitais de distrito, o emissor situa-se entre ambas, a MCR só terá de lhe alterar a frequência. Qual a frequência? 103.9 da extinta rádio Capital. Esta frequência está livre.

Não encare a cultura como algo de elitista, não é por aí. A cultura contribui para que expanda horizontes, beneficiando-o quer pessoal que socialmente.
Boa ideia, João. De facto, os 103,9 no tempo da Rádio Capital ouviam-se de forma cristalina quando o Montez tentou recuperar a rede da Rádio Capital, enquanto a AACS não retirou de vez o alvará das locais que retransmitiam a Capital.

Eu não encaro a cultura como algo de elistista. :)