Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 ... 10
1
Rádios regionais e nacionais / Re: Mega Hits
« Última mensagem por Luís Gonçalves em Hoje às 01:06:55 am »
De referir que a torre da ex foia fica mais próxima da vertente norte da serra, sendo a torre mais a norte de todas, o que me faz parecer que os 97.1 têm um desempenho superior para norte e algo mais comprometido para sul, sendo o desempenho dos 97.1 muito mais próximo do das nacionais para norte do que para o litoral algarvio, em que os 97.1 são claramente inferiores às nacionais. Relativamente ao som, diria que em termos de fidelidade e qualidade pura de áudio, é muito semelhante a escutar música por Spotify, ou seja, o som é bastante fiel e sem colorações, agudos sem distorção e graves rápidos e extensos. Só se perde realmente a partir dos 15 kHz (limitação do FM), ou seja objetivamente a qualidade é a melhor do éter, mas em termos de competitividade comercial a psicoacustica e o efeito de som quente e denso que os Orban adicionam atraem muito mais, exemplo da Cidade FM 99.7, que ouvir a I Adore You do Hugel é 100× melhor do que na Mega Hits, e consecutivamente melhor até do que ouvir no Spotify... Isto para os meus ouvidos, agora isto depende do tipo de música, a antena 2 não deve ter processamento, ou apenas o mínimo... mas é um caso completamente antagónico ao da Mega Hits, que tem um som menos dinâmico até que a RR nos 98.6. A Bauer nestes termos não dá hipótese, som muito mais coerente entre frequências e entre as 3 rádios, cada uma com um processamento devidamente pensado e adequado a cada tipo de música e público alvo
2
Rádios regionais e nacionais / Re: Mega Hits
« Última mensagem por Memorias da Radio em Novembro 03, 2024, 11:55:54 pm »
Em tempos, escreveu-se que a Mega Hits da Fóia não ia comutar com Lisboa. Fiz hoje esse teste.

Tenho o prazer em informar que na A2, comuta perfeitamente com Lisboa, e o problema que existe não é culpa da frequência algarvia, mas sim... da falta de potência da de Lisboa.

Tem um desempenho quase perfeito em Odemira, bem como no IC1 a caminho de Grândola, e só tem uma falha a sério na zona da entrada das portagens de Grândola Sul, em que deixa de se captar por momentos, depois voltando assim que saímos da portagem.

Em plena A2, comuta diretamente na subida de Grândola de 97.1 para Lisboa, 92.4. O problema é depois, e é com a própria frequência de Lisboa: apresenta várias zonas em que a captação, durante alguns km's, é bastante fraca (mono com ruído, audível ainda) e a certa altura fica mesmo nula, por duas vezes. Tenta trocar para o Algarve, mas não há sinal. A captação só é melhor e mais estabilizada a partir de Alcácer do Sal.

O som da Mega Hits Algarve também é bastante digitalizado em FM, um pouco inferior em volume a Lisboa, mas o problema não é da potência que sai da Fóia.

A R/Com tem que dar mais potência à emissão da Mega Hits em Lisboa para isso ser um conceito, porque pelo menos em 90.4, tenho boa memória da emissão chegar um bom bocadinho melhor a esta zona. Se isso não se consegue nem foi adaptado, é reflexo do estado a que chegou a técnica na R/Com

A Joana Sequeira faz uma animação gravada bastante fraca, sem grande relevo. O take final às 18h50 foi algo do estilo "bem, tenho que abandonar que amanhã pico o ponto às 7 e isto já se está a fazer tarde", um frete inacreditável para uma emissão... gravada. Pede-se realismo, mas isto é completa falta de noção, é ir para o extremo oposto nisto.

Quem ia comigo perguntou: "Gostaste desta intervenção?". Nem a pessoa gostou nem eu gostei.

A Matilde Prata que lhe sucedeu é um caso distinto: timbre mais fraco que o da Joana, mas animação bastante mais natural. Até o "Aposto que, se andas por Trás-os-Montes, não tens dormido grande coisa esta semana..." foi um excelente plug para falar da semana do caloiro da UTAD de Vila Real, entre o melhor que já tenho visto neste estilo. Merecia melhor trabalho no microfone para contornar o excesso de agudos com que ela ficou e ter mais médios, normalizar mais a voz como fazem na RR à Miriam Gonçalves.

A seleção musical foi agradável qb e deu para ouvir com gente 25+ no carro ao longo de mais de 2 horas. Não consigo fazer isso com a Cidade FM. É muito próxima à da RFM a espaços, já foi pior nisto, mas continua a acontecer.

No geral continua uma rádio fraca. Para fazer som ambiente serviu bem. Para ser rádio mais a sério... não.
3
Rádios regionais e nacionais / Re: Antena 3
« Última mensagem por O Bigode do Sala em Novembro 03, 2024, 11:21:51 pm »
Estranha-me esta opção da Antena 3 em acompanhar a Noite Eleitoral nos Estados Unidos da América.
Concordo com a crítica do pdnf sobre a ausência deste espaço no que concerne às Eleições Europeias.

Não gosto da Kamala Harris, mas não suporto de todo o Donald Trump. Mas isso são as minhas convicções. Não gosto que estas sejam transmitidas em antena por parte de quem possui uma carteira de jornalista, por muito que possa concordar com elas.

Contudo, creio que a emissão pode ser interessante, pois a Antena 3 não requer o nível jornalístico exigido a uma Antena 1, podendo se focar mais na cultura das várias «Américas» que compõe os EUA.
E nisso, a equipa do Domínio Público cumpre como mais nenhuma estação o faz em Portugal.

Vamos ouvir.  :D
Se for por aí, não via mal, mas o que me parece é que não há sequer pessoal nos EUA para assegurar a emissâo a partir dos EUA, quer para a Antena 1, quer para a Antena 3. Portanto, não sei se vai ser por aí, ou se vai ser por num crucifixo o partido Republjcano, que é diferente de Trump.

Sinceramente, aposto mais na prata da casa, com a Teresa Vieira a abordar o cinema, o Álvaro Costa a contar estórias da América, o Pedro Costa a passar clássicos e a potente voz do Belo a narrar a evolução da noite.

Como a Kamala vai vencer, o ideal seria / será que fosse assim como descreveu...

Mas temo que haja um aproveitamento de cariz panfletário e até distorcido da vitória de Kamala...

Parece certo e óbvio que a Kamala irá vencer.

E não me parece que haja uma disputa assim tão renhida...

Aguardemos se o meu olfacto político está aprimorado ou não...

Aposto na vitória de Kamala e de certa forma numa vitória tranquila.

Por acaso, creio que será uma vitória tangencial do Donald Trump e haverá tumultos de parte a parte.

Percebo os seus anseios, sobretudo com alguns casos que já escutámos na 3.
Mas vou acreditar que, tal como tão bem fizeram no Mundial de Futebol Feminino, a 3 vai tirar um coelho da cartola pela positiva.

Já agora, a irmã mais velha? Vai ter uma noite eleitoral ou vai ser para reposição de programas com música a metro?
4
« Última mensagem por Atento em Novembro 03, 2024, 11:17:11 pm »
Estranha-me esta opção da Antena 3 em acompanhar a Noite Eleitoral nos Estados Unidos da América.
Concordo com a crítica do pdnf sobre a ausência deste espaço no que concerne às Eleições Europeias.

Não gosto da Kamala Harris, mas não suporto de todo o Donald Trump. Mas isso são as minhas convicções. Não gosto que estas sejam transmitidas em antena por parte de quem possui uma carteira de jornalista, por muito que possa concordar com elas.

Contudo, creio que a emissão pode ser interessante, pois a Antena 3 não requer o nível jornalístico exigido a uma Antena 1, podendo se focar mais na cultura das várias «Américas» que compõe os EUA.
E nisso, a equipa do Domínio Público cumpre como mais nenhuma estação o faz em Portugal.

Se for por aí, não via mal, mas o que me parece é que não há sequer pessoal nos EUA para assegurar a emissâo a partir dos EUA, quer para a Antena 1, quer para a Antena 3. Portanto, não sei se vai ser por aí, ou se vai ser por num crucifixo o partido Republjcano, que é diferente de Trump.

Sinceramente, aposto mais na prata da casa, com a Teresa Vieira a abordar o cinema, o Álvaro Costa a contar estórias da América, o Pedro Costa a passar clássicos e a potente voz do Belo a narrar a evolução da noite.

Como a Kamala vai vencer, o ideal seria / será que fosse assim como descreveu...

Mas temo que haja um aproveitamento de cariz panfletário e até distorcido da vitória de Kamala...

Parece certo e óbvio que a Kamala irá vencer.

E não me parece que haja uma disputa assim tão renhida...

Aguardemos se o meu olfacto político está aprimorado ou não...

Aposto na vitória de Kamala e de certa forma numa vitória tranquila.
5
« Última mensagem por O Bigode do Sala em Novembro 03, 2024, 11:08:17 pm »

6
« Última mensagem por pdnf em Novembro 03, 2024, 06:59:10 pm »

7
Rádios regionais e nacionais / Re: Antena 1
« Última mensagem por Atento em Novembro 03, 2024, 06:57:28 pm »
Dois jogos importantes Arouca - SCB e VSC - Moreirense e a Antena1 com musiquinha a metro...

Não faz qualquer sentido, regressando, posteriormente, para o FCP - Estoril...
8
DX / Re: Escutas em Portugal
« Última mensagem por pdnf em Novembro 03, 2024, 06:53:27 pm »

Bandscan em Sabóia, Odemira (Centro), 03/11/2024

88.1 - COMERCIAL (Fóia) - 5/5
88.9 - ANTENA 1 (Fóia) - 5/5
91.5 - ANTENA 2 (Fóia) - 5/5
91.8 - RECORD A (Albufeira)- 5/5
92.3 - Espúria da RR misturada com ?? - 2/5
97.1 - MEGAHITS (Fóia) - 5/5, AF LIGADO
98.6 - RR (Fóia) - 5/5
99.4 - LAGOA FM (Lagoa) - 5/5, tem AF (!)
100.9 - RFM do Mendro - 2/5, sinal fraco, sem RDS
101.9 - ANTENA 3 (Fóia), 5/5
102.4 - Antena 3 do Mendro, 2/5, sem RDS
104.9 - RFM (Fóia), 4/5
107.1 - M80 (Fóia), 4/5

500w continuam a contar muito bem para a Mega Hits. E atenção, que hoje vou testar a ligação na A2.

Das outras do Mendro, nomeadamente 88.7 Antena 1 e 91.1. Antena 2, nada? Curiosamente, em Portimão diria serem as melhores de lá, a par dos 96.5 RR. A Comercial é mais fraca de todas, até mesmo que a M80 que leva em cima com os 106.5 da Portimão.
A Lagoa tem AF pois tem 100.0, que é uma excelente microcobertura, nomeadamente para o concelho de Portimão, porém, os 99.4 ouvem-se bem em todo o concelho. É um bom.emissor.
9
DX / Re: Escutas em Portugal
« Última mensagem por Memorias da Radio em Novembro 03, 2024, 04:52:39 pm »

Bandscan em Sabóia, Odemira (Centro), 03/11/2024

88.1 - COMERCIAL (Fóia) - 5/5
88.9 - ANTENA 1 (Fóia) - 5/5
91.5 - ANTENA 2 (Fóia) - 5/5
91.8 - RECORD A (Albufeira)- 5/5
92.3 - Espúria da RR misturada com ?? - 2/5
97.1 - MEGAHITS (Fóia) - 5/5, AF LIGADO
98.6 - RR (Fóia) - 5/5
99.4 - LAGOA FM (Lagoa) - 5/5, tem AF (!)
100.9 - RFM do Mendro - 2/5, sinal fraco, sem RDS
101.9 - ANTENA 3 (Fóia), 5/5
102.4 - Antena 3 do Mendro, 2/5, sem RDS
104.9 - RFM (Fóia), 4/5
107.1 - M80 (Fóia), 4/5

500w continuam a contar muito bem para a Mega Hits. E atenção, que hoje vou testar a ligação na A2.
10
Rádios regionais e nacionais / Re: CMR
« Última mensagem por brodcastfm em Novembro 03, 2024, 04:33:18 pm »
Pelo que vi hoje na CMTV dos estúdios da CMR, tudo leva a querer que seja uma rádio com Visual Rádio.

Os estúdios estão integrados com a tecnologia da marca espanhola AEQ, onde consta uma mesa da AEQ Capitol, software Visual Rádio o AEQ VisualRplus e penso que o software de automação é o AEQ AudioPlus.
Páginas: [1] 2 3 ... 10