Autor Tópico: Rádios online  (Lida 19903 vezes)

ZECA

• Sr. Member
Re: Rádios online
« Responder #30 em: Novembro 06, 2016, 03:20:49 pm »
Estou aqui a fazer um zapping pelas diversas paginas de Facebook de algumas rádios locais e radios on line do Distrito do Porto/Viana/Viseu

Golo FM: 2773 likes
Rádio Clube de Paços de Ferreira: 4125 likes
Rádio 5: 13489 likes
Rádio Festival: 20 163 likes
Rádio Placard: 25 865 likes
Rádio Clube de Penafiel: 6898 likes
Rádio Felgueiras: 4062 likes
Rádio Alto MInho: 12824 likes
Rádio Voz de Matosinhos: 3649 likes ( on Line )
Rádio Portuense: 11500 likes ( On line )
Rádio Douro Nacional: 19012 likes ( On line )
Rádio Ondas do Lima: 10500 likes

Todas essas rádios em Fm têm anos de existencia, excepto a Golo Fm.
As duas online de Porto e Matosinhos, 1 ano apenas.
A Douro Nacional, 3 anos.
Isto quererá dizer que as pessoas estão claramente a deixar o FM?
Como se explica que novas rádios on line já tenham tanta adesão nas redes socias?

É uma correlação forçada, a meu ver. Não se afere da audiência por likes. Pior: são medições diferentes. As audiências do online são vistas de forma diferente das de FM.

As audições das radios online, como ja expliquei noutro tópico, são vistas com base na media horária ao longo de períodos de emissão para dar o total, ou da soma do total de ouvintes por hora. As audições das radios de FM são vistas com base na audiência acumulada de véspera (ou seja, estima-se a audiência total que a rádio teve no dia anterior, com base numa amostra de mil casas), de forma percentual face ao total Rádio que é uns 50-55 por cento do total.

É completamente diferente. Não há como comparar. Quando houver estudos para rádios Online onde se faça esta extrapolação, aí sim poderão as coisas mudar e as radios online começar a ter viabilidade comercial. Até lá...

EDIT: E penso que a liberdade de criar tópicos é total ou quase. Mas o caro Zeca não se esqueça que as pessoas também têm a liberdade de responder ou não na Internet...
Mas criar um tópico sobre esta matéria tem tanto valor como criar um tópico sobre antenas, acho eu. Mas pelos vistos, começo a ser não muito bem visto por este forum..

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #31 em: Novembro 06, 2016, 06:29:59 pm »
Estou aqui a fazer um zapping pelas diversas paginas de Facebook de algumas rádios locais e radios on line do Distrito do Porto/Viana/Viseu

Como se explica que novas rádios on line já tenham tanta adesão nas redes socias?

É uma correlação forçada, a meu ver. Não se afere da audiência por likes. Pior: são medições diferentes. As audiências do online são vistas de forma diferente das de FM.

As audições das radios online, como ja expliquei noutro tópico, são vistas com base na media horária ao longo de períodos de emissão para dar o total, ou da soma do total de ouvintes por hora. As audições das radios de FM são vistas com base na audiência acumulada de véspera (ou seja, estima-se a audiência total que a rádio teve no dia anterior, com base numa amostra de mil casas), de forma percentual face ao total Rádio que é uns 50-55 por cento do total.

É completamente diferente. Não há como comparar. Quando houver estudos para rádios Online onde se faça esta extrapolação, aí sim poderão as coisas mudar e as radios online começar a ter viabilidade comercial. Até lá...

Qualquer estudante universitário de 2° ou 3° ano de matemática, economia, gestão, ou de qualquer outra área científica exacta e não só, que tenha frequentado uma cadeira de estatística, sabe,  com certeza, que não é possível pegar nos dados estatísticos recolhidos a partir de um determinado critério e compará-los com os dados registados segundo um critério diferente. Até podia acontecer que a amostra fosse a mesma, todavia, não se pode correlacionar uma situação em função da outra. As audiências só se podem comparar se usarmos o mesmo critério. Permitam-me a analogia desportiva: suponhamos que um estudo concluía que 2 milhões de portugueses assistiram, durante o ano de 2015, a pelo menos um jogo de futebol num qualquer estádio em Portugal. Outro estudo revela que, continuando a imaginar números, 500000 sócios  benfiquistas,  300000 sócios leoninos e 300000 sócios do FCP foram,  durante o ano de 2015, a pelo menos um jogo do respectivo clube. Faço a seguinte questão: será que uma afirmação explica a outra, sabendo que é quase certo que nem todos os sócios vão a pelo menos um jogo no estádio, por ano, que nem todos os adeptos no estádio são sócios e que o facto de haver 1100000 sócios dos três grandes não significa necessariamente que existam 900000 adeptos de outros clubes que assistiram a pelo menos um jogo de futebol num estádio durante o ano passado?
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

ZECA

• Sr. Member
« Responder #32 em: Novembro 06, 2016, 09:57:07 pm »

Qualquer estudante universitário de 2° ou 3° ano de matemática, economia, gestão, ou de qualquer outra área científica exacta e não só, que tenha frequentado uma cadeira de estatística, sabe,  com certeza, que não é possível pegar nos dados estatísticos recolhidos a partir de um determinado critério e compará-los com os dados registados segundo um critério diferente. Até podia acontecer que a amostra fosse a mesma, todavia, não se pode correlacionar uma situação em função da outra. As audiências só se podem comparar se usarmos o mesmo critério. Permitam-me a analogia desportiva: suponhamos que um estudo concluía que 2 milhões de portugueses assistiram, durante o ano de 2015, a pelo menos um jogo de futebol num qualquer estádio em Portugal. Outro estudo revela que, continuando a imaginar números, 500000 sócios  benfiquistas,  300000 sócios leoninos e 300000 sócios do FCP foram,  durante o ano de 2015, a pelo menos um jogo do respectivo clube. Faço a seguinte questão: será que uma afirmação explica a outra, sabendo que é quase certo que nem todos os sócios vão a pelo menos um jogo no estádio, por ano, que nem todos os adeptos no estádio são sócios e que o facto de haver 1100000 sócios dos três grandes não significa necessariamente que existam 900000 adeptos de outros clubes que assistiram a pelo menos um jogo de futebol num estádio durante o ano passado?
Eu lancei o tópico para discussão. A partir dele podemos emitir a nossa opinião.  Não entendo é existir alguma hostilidade para comigo,  ao ponto de me chamarem arrogante e até ameaçado de exclusão do fórum,  e apenas não sai por complacência de quem o administra,  invocando que em outros fóruns já tinha sido excluído. Mas enfim..

pdf

• Visitante
« Responder #33 em: Novembro 06, 2016, 11:01:38 pm »
Ninguém o ameaçou de expulsão. :)

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

goncalopes

• Jr. Member
  • **
« Responder #34 em: Novembro 09, 2018, 11:04:18 pm »
Tirando algumas rádios online consolidadas, muitas são apenas projetos de verão, ou projetos que duram um ano. Não é fácil criar uma rádio online em Portugal, ter o servidor, e música a metro, é fácil, na minha opinião, o que distingue as rádios online é o conteúdo ou a falta dele, e os animadores, independente se é uma estação em FM ou online, os animadores/locutores são fundamentais para existir uma proximidade com o ouvinte. Lembro-me de algumas rádios online que quando surgiram utilizavam tudo FM, lembro-me da Webstation para aí de 2008, a Onmove fm, Rádio Corredor (só passava música dos anos 80), acredito que as rádios online vão ser o futuro, cada vez com mais dados disponíveis, rádios com ligação à internet, etc.

Para mim uma boa audiência resume-se a bom conteúdo.

Antônio Costa

• Full Member
« Responder #35 em: Abril 13, 2019, 11:12:48 am »
Estive a ler os tópicos e parece que neste fórum o mundo da rádio on line anda um pouco esquecido. O fenomeno de crescimento da rádio on line em Portugal, o número de rádios que vão surgindo, o número de seguidores nas suas páginas de redes sociais, não pode ser ignorado. Num país onde o Wi Fi cresce a olhos vistos, já não faz sentido olhar para o FM como o local de discussão da rádio. Não há como fugir ao fenômeno. Irei começar a divulgar neste  neste fórum o que tenho estudado sobre o que se vai fazendo em Portugal.

guest219

• Visitante

Boxx

• Hero Member
« Responder #37 em: Agosto 22, 2019, 12:28:28 pm »
o bareme da marketest tem em conta esse fenomeno, ou continua a utlizar metodologias do seculo passado na medição de audiências?

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #38 em: Agosto 22, 2019, 02:36:33 pm »
Penso que sim, porque esses dados, são da Marktest...

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #39 em: Outubro 01, 2020, 06:58:56 am »
Mas quem ouve rádio a partir de um rádio hoje em dia, a não ser no carro?
« Última modificação: Outubro 04, 2020, 06:16:14 pm por Luis Carvalho »

pdf

• Visitante
« Responder #40 em: Outubro 01, 2020, 07:38:06 am »
Mais uma "zequice" com a sua visão carro-cêntrica dos anos 80. Evolua.

Eu ouço rádio em casa, quando estou a andar de bicicleta no Parque da Cidade, quando vou na Rede Expressos ou no metro, quando estou de férias a relaxar, quando tomo banho...

O bom da rádio é poder acompanhar-nos sempre.

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk

guest6

• Visitante
« Responder #41 em: Outubro 01, 2020, 08:17:50 am »
É realidade que uma grande maioria da audiência rádio é no carro ( de um estudo de audiências, tenho memória do n° 70/75%, sem certeza), mas daí à redução total no carro é distorção sem fundamento e de credibilidade zero...

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #42 em: Outubro 01, 2020, 11:20:16 am »

Eu ouço rádio em casa, quando estou a andar de bicicleta no Parque da Cidade, quando vou na Rede Expressos ou no metro, quando estou de férias a relaxar, quando tomo banho...

Afinal estava certo: Ouve rádio a partir de um telemovel/smart e não de um rádio fisico.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #43 em: Outubro 01, 2020, 12:05:30 pm »
É realidade que uma grande maioria da audiência rádio é no carro ( de um estudo de audiências, tenho memória do n° 70/75%, sem certeza), mas daí à redução total no carro é distorção sem fundamento e de credibilidade zero...

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Um estudo de mestrado da Universidade do Minho concluiu que 93% dos inquiridos escuta rádio mas desses apenas 50% escuta a rádio por mais de uma hora por dia a duas horas e que 85% dos inquiridos escuta a rádio no carro para o trabalho e do trabalho para casa e uma pequena % nos transportes publicos/ginasios. Em casa, menos de 5% escuta rádio.

pdf

• Visitante
« Responder #44 em: Outubro 01, 2020, 12:16:36 pm »

Afinal estava certo: Ouve rádio a partir de um telemovel/smart e não de um rádio fisico.

São todos rádios físicos. Em casa tenho um rádio físico, Majority Robinson. Para bicicleta levo um Majority Petersfield Go, pesquise. No autocarro e no metro a mesma coisa. Em férias divirto-me com um XHDATA D-808. No banho tenho um Majority Eversden. Na cozinha um Grundig antigo a pilhas. Nenhum destes dispositivos tem ligação direta à internet, à excepção do Robinson.

Além de se ter notado que sou super-fã da Majority, também serve para o calar quando fala sem saber. Para arrogante, arrogante e meio.

E sim, também ouço rádio no telemóvel quando me apetece.