Autor Tópico: Renascença Multimédia - rede de emissores  (Lida 113618 vezes)

JotaL

• Newbie
  • *
Re: Renascença Multimédia - rede de emissores
« Responder #210 em: Dezembro 11, 2024, 02:35:46 am »
Olá a todos.

Venho denunciar uma situação lamentável, para não empregar um adjetivo bem mais forte, da responsabilidade da Rádio Renascença. O retransmissor da cidade de Elvas, frequência de 102.3 MHz, está inoperante há pelo menos mais de um mês. Não me digam que ninguém da Rádio Renascença se deu conta da situação. Onde páram os técnicos da rádio?!

modernices

• Hero Member
« Responder #211 em: Dezembro 11, 2024, 05:20:50 pm »
Provavelmente já não há. Há pouco mais de dois meses estive numa reunião na empresa e o gerente lamentava-se que o departamento técnico estava muito fragilizado e tinha muita dificuldade em contratar pessoas com as devidas competências.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #212 em: Dezembro 11, 2024, 10:40:05 pm »
Provavelmente já não há. Há pouco mais de dois meses estive numa reunião na empresa e o gerente lamentava-se que o departamento técnico estava muito fragilizado e tinha muita dificuldade em contratar pessoas com as devidas competências.

Tema de resto também partilhado com a RTP, essa dificuldade de contratação.

Mas de facto, mais de 1 mês para não resolverem o problema de Elvas... são emissores a prazo até resolverem a situação. Arriscam-se agora a que falhem mais e não haja braços para resolver.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #213 em: Dezembro 11, 2024, 11:15:56 pm »

Mas de facto, mais de 1 mês para não resolverem o problema de Elvas... são emissores a prazo até resolverem a situação. Arriscam-se agora a que falhem mais e não haja braços para resolver.

Onde está a educação profissional em Portugal, tão apregoada que foi com cursos técnicos e demais outros cursos patrocinados pela União Europeia e pelo Estado Português? que futuro estamos a definir para o nosso país, onde estes técnicos altamente qualificados deveriam ter lugar garantido? que gerações "rascas" e "telemóvel dependentes" estamos a constituir? sabem, estudar é difícil e dá (muito) trabalho.
Desculpem este meu desabafo e texto mais popular, mas às vezes julgo que andamos a "dar pérolas a porcos"...

pdnf

• Hero Member
« Responder #214 em: Dezembro 12, 2024, 09:22:39 am »
Mega de Valongo está assim... aos soluços, em plena hora de ponta da manhã:

https://voca.ro/1bMXf1ucNfLm

Em relação à Educação, se calhar até os formamos, porém, devem é seguir para o estrangeiro, a ganhar 3 ou 4x mais.

Em Portugal, parece-me que um caminho a fazer poderá ser o de centralizar os técnicos de emissores, num consórcio de operadores. Talvez seja a melhor forma de conseguirem ter mão-de-obra.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #215 em: Dezembro 12, 2024, 11:42:41 am »

Onde está a educação profissional em Portugal, tão apregoada que foi com cursos técnicos e demais outros cursos patrocinados pela União Europeia e pelo Estado Português? que futuro estamos a definir para o nosso país, onde estes técnicos altamente qualificados deveriam ter lugar garantido? que gerações "rascas" e "telemóvel dependentes" estamos a constituir? sabem, estudar é difícil e dá (muito) trabalho.
Desculpem este meu desabafo e texto mais popular, mas às vezes julgo que andamos a "dar pérolas a porcos"...
Eu sei que existem universidades que formam técnicos de rádio.
Uma em Lisboa, que o meu amigo José Ferreira da RR dá aulas, e outra no Porto, que o meu amigo Jorge Guimarães Silva da TSF dá aulas.
Aliás, o próprio Jorge muitas vezes vai ao estrangeiro (Luxemburgo, Suíça, França, etc) dar aulas e formações sobre técnica de rádio.
Se não existem alunos para os cursos, já se torna mais difícil (se existisse um curso desses no Algarve, era menino para o tirar)

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #216 em: Dezembro 12, 2024, 11:56:54 am »
Atenção que eu não sei se as do Jorge Guimarães Silva são mesmo a parte dos emissores e etc. Das de Lisboa tenho a certeza que sim (sei que o José Ferreira era técnico, aliás, cheguei a falar ao telefone com ele há valentes anos para reportar uns problemas no emissor da RR da Arrábida). As do Porto parecem mais híbridas - mas posso estar enganado.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #217 em: Dezembro 12, 2024, 12:10:27 pm »

Em relação à Educação, se calhar até os formamos, porém, devem é seguir para o estrangeiro, a ganhar 3 ou 4x mais.

Em Portugal, parece-me que um caminho a fazer poderá ser o de centralizar os técnicos de emissores, num consórcio de operadores. Talvez seja a melhor forma de conseguirem ter mão-de-obra.

Concordo com uma centralização, apesar de ser difícil de colocar em prática, para a manutenção de emissores. Julgo que esta situação deveria ser também equacionada num eventual "consórcio" para operar um (ou vários) MUX de rádio digital, que sirvam todos os grupos de radiodifusão em Portugal, diminuindo exponencialmente os custos... como por exemplo a REN que opera as redes energéticas nacionais.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #218 em: Dezembro 12, 2024, 09:18:30 pm »

Falha na captação do sinal de satélite, tinha que ter passado automaticamente para a emissão online.

Luís Gonçalves

• Hero Member
« Responder #219 em: Dezembro 13, 2024, 12:52:58 am »
MEGAHITS Foia 97.1 com cortes que parecem um CD riscado, sempre os teve, mas a espaços fica pior e agora já passa o tolerável.. E o som em si continua uma miséria
Luís Gonçalves

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #220 em: Dezembro 13, 2024, 01:20:56 pm »
MEGAHITS Foia 97.1 com cortes que parecem um CD riscado, sempre os teve, mas a espaços fica pior e agora já passa o tolerável.. E o som em si continua uma miséria

Insistem na solução por IP via rede móvel, visivelmente corre mal, e nada muda.

Nem meter um Starlink a alimentar o som dos emissores, nem puxam fibra. Impressionante.

Tens uma gravação disto que nos ajude a perceber melhor o estado atual de coisas?

Luís Gonçalves

• Hero Member
« Responder #221 em: Dezembro 19, 2024, 08:34:40 pm »
Mega Hits Algarve 97.1 a emitir a uma potência muito reduzida, assim se compara a força de sinal em relação aos outros Txs que emitem desde o cerro da Fóia, em Faro cidade.
https://youtu.be/a1li-DDQRso?si=XcepsiJ836M6qT0Z
Luís Gonçalves

pdnf

• Hero Member
« Responder #222 em: Dezembro 20, 2024, 12:17:40 am »
Mega Hits Algarve 97.1 a emitir a uma potência muito reduzida, assim se compara a força de sinal em relação aos outros Txs que emitem desde o cerro da Fóia, em Faro cidade.

Parece-me que a localização não será a ideal para a Fóia, se reperares a Antena 2 que tem 10x mais potência demora imenso a logar o RDS e mesmo a RFM também não tem um comportamento excecional.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #223 em: Dezembro 20, 2024, 12:25:22 am »

Qualquer um deles tem uma potência superior e é de notar que a RFM (equiparando com as outras 2 à mesma potência) é logo a 2ª pior, com um sinal já com um pequeno bocadinho de interferências. Bom comportamento da Antena 2 e da RR.

Claro, defrauda o propósito um bom bocado se a principal cidade algarvia, com a universidade, não tem o sinal da Mega a chegar.

Luís Gonçalves

• Hero Member
« Responder #224 em: Dezembro 20, 2024, 10:14:20 am »
Aqui o que consta é que contrasta bastante com o sinal que chegava até ontem, que, apesar de não ser perfeito, logava RDS e RT com alguma facilidade. Se for para a outra varanda, que tem vista a norte ainda loga, mas mesmo assim o sinal não passa das três barras, quando dantes chegava às 4/5 barras
Luís Gonçalves