Autor Tópico: Rádio Metropolitana  (Lida 32856 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: Rádio Metropolitana
« Responder #135 em: Janeiro 28, 2026, 01:27:24 pm »
no meu grupo de amigos, a esmagadora maioria ouvia a SBSR e se todos estivessem parados à saida da escola...
Claro, por isso é que eu frisei que não é uma amostra estatisticamente significativa.  ;D Sendo economista, sou muito sensível a isso.
Se acredito que o Bareme capta tudo de forma conveniente, principalmente as locais? Tenho muitas dúvidas.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Boxx

• Hero Member
« Responder #136 em: Janeiro 28, 2026, 05:00:34 pm »
claro, mas não se pode ir do 8 ao 80...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #137 em: Fevereiro 22, 2026, 07:08:42 pm »
A nova neura da Metropolitana na música portuguesa é "Terraplanismo", dos Quatro e Meia. A quantidade incessante de vezes que a repetem por dia chega a roçar o absurdo.

A juntar a isto, a emissão está em clarissima sobremodulação. Se no meu rádio anterior o som era alterado de uma tal forma que não se dava pela sobremodulação em alguns momentos, neste, que é mais linear e mais "o que está está", nota-se muito bem a sobremodulação em vários momentos de música em que vai à distorção pura e dura, em particular em momentos mais baixos da música e no separador herdado da Horizonte para a LBV.

Talvez esteja uns 3/4 dB acima do admissível, pelo padrão de som que ouvi e pela experiência que tive até aqui. Ninguém consegue baixar isso na mesa?

Para remate e florete, está a fazer um mau serviço quanto a sinal em Espinho, no concelho de origem do alvará: de nada está a servir apontar os dipolos na direção de Espinho porque a captação está longe de ter a estabilidade que se espera de um emissor que tem que servir um concelho, ou seja, não estão simplesmente lá os níveis de sinal esperados. A captação é comparável à Cidade FM em 107.2 e é inferior à RR, à Sintonia ou à Rádio Voz de Esmoriz (!), e são estações que emitem em piores condições que aquelas que este alvará permite.

Se a ANACOM apanha isto na fiscalização o Acácio é forçado a subir a potência do emissor ou a aumentar o ganho das antenas. Isto está mesmo mau.

gomarquesradio

• Full Member
« Responder #138 em: Fevereiro 22, 2026, 08:56:04 pm »
A nova neura da Metropolitana na música portuguesa é "Terraplanismo", dos Quatro e Meia. A quantidade incessante de vezes que a repetem por dia chega a roçar o absurdo.

A juntar a isto, a emissão está em clarissima sobremodulação. Se no meu rádio anterior o som era alterado de uma tal forma que não se dava pela sobremodulação em alguns momentos, neste, que é mais linear e mais "o que está está", nota-se muito bem a sobremodulação em vários momentos de música em que vai à distorção pura e dura, em particular em momentos mais baixos da música e no separador herdado da Horizonte para a LBV.

Talvez esteja uns 3/4 dB acima do admissível, pelo padrão de som que ouvi e pela experiência que tive até aqui. Ninguém consegue baixar isso na mesa?

Para remate e florete, está a fazer um mau serviço quanto a sinal em Espinho, no concelho de origem do alvará: de nada está a servir apontar os dipolos na direção de Espinho porque a captação está longe de ter a estabilidade que se espera de um emissor que tem que servir um concelho, ou seja, não estão simplesmente lá os níveis de sinal esperados. A captação é comparável à Cidade FM em 107.2 e é inferior à RR, à Sintonia ou à Rádio Voz de Esmoriz (!), e são estações que emitem em piores condições que aquelas que este alvará permite.

Se a ANACOM apanha isto na fiscalização o Acácio é forçado a subir a potência do emissor ou a aumentar o ganho das antenas. Isto está mesmo mau.
rádios neste patamar e nesta total inutilidade de acrescento de qualidade ao Éter são para ir ao charco.
Estar assim ou estar desligado para mim e o mesmo.
Desculpem se sou agressivo mas o chamado ser curto e grosso.
Como as coisas estão mais fácil seria que a BFM ocupasse estas frequências caso a solução bmap não corresse bem. O Benfica podia por tuta e meia comprar os alvarás de certo que o Acácio da maneira como desbaratou os 92.8 ao observador não seria difícil o fazer com o Benfica
« Última modificação: Fevereiro 22, 2026, 09:01:44 pm por gomarquesradio »

pdnf

• Hero Member
« Responder #139 em: Fevereiro 22, 2026, 09:06:24 pm »

Já aqui escrevi, o que me parece que acontece com os 96.3 de Espinho é que têm perdas de sinal a tempos, por algum motivo, que duram uns minutos, por vezes até perde a função RDS, e voltam com a força toda. Neste momento, e repara que se estiveres no Monte da Virgem e apontares na direção de Espinho, a minha casa está no trajeto do feixe, tenho a Metropolitana a sair com tanta pujança como a Cidade FM, a oscilar entre os 40 e os 45. Para locais, melhor só mesmo a NOVA ERA, que sempre disse ser o emissor que com mais força sai. As nacionais, andam todas entre os 60 e os 65, com exceção da Comercial, nos 75 e a Antena 3 nos 55, mais ao menos o mesmo que conseguem 101.3. De resto, M80, NOVA, RECORD, SW, todas têm desempenho pior. Se o sinal se degrada mais rapidamente para sul, isso acredito que possa acontecer, não te esqueças que 96.3 começa a sofrer a pressão da Regional do Centro, e não sei se hoje se mantêm as condições de propagação boas.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.