Autor Tópico: RFM  (Lida 548374 vezes)

mestre

• Newbie
  • *
Re: RFM
« Responder #2175 em: Fevereiro 07, 2026, 05:36:17 pm »
Eu nao alinho no cancelamento da linguagem.

Para mim, sao defecientes e isso nao e nenhuma insolencia...

Eu cá gostava era que, num fórum onde os profissionais de comunicação são dissecados até à exaustão, não se desse tanto pontapé na escrita.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2176 em: Fevereiro 07, 2026, 05:41:52 pm »
Marta Vitorino, a jovem deficiente
Só uma pequena nota, no espírito do sem olhar a quem, onde tocam bastante nesta questão da linguagem inclusiva: pessoa com incapacidade.
Sem dúvida que é bom que alarguem as rubricas e o leque de vozes. Tenho é dúvidas de que se mantenham muito tempo no ar, olhando ao historial.

Estes esquerdismos...

Você sabe que ao estar a dizer "pessoa com incapacidade" não deixa de estar a adjetivar e no mesmo exato sentido, não sabe? Que imbecilidade semântica vem a ser esta?

Este fórum é neutro neste quadrante, correções de linguagem ficaram em 2022. Tenha juízo neste tipo de abordagem para com alguém que não conhece. Por se andar a corrigir linguagem a mais é que há quem se tenha revoltado e agora temos que lidar com os da extrema a chatearem a cabeça todos os dias.

E eu até tenho cuidado com a minha, mas isto foi só perfeitamente desnecessário. Toda a gente sabe que o Júlio tem uma idade mais avançada e escreve como pode e sabe, contribui por cá.

E a designação correta e técnica é "pessoa com deficiência". Amplamente utilizada em inúmeros meios, do jornalismo à medicina, passando pela lei. Incapacidades só a Segurança Social as decreta e às vezes a custo, como quem já passou ou viu uma dessas bem sabe.

Que estupidez... Adiante.

Quanto à RFM, é muito bom ver que apostam em quem de outra forma teria mais dificuldades para se colocar, aqui sim uma boa utilização do epíteto de um grupo mais católico, para contrastar com o que fazem no resto do ano. A rádio também tem disso: inclui quem noutros trabalhos, por serem mais físicos, ficasse arredado deles. Se apenas houvesse mais deste género...

Não ouvi ainda a Marta, não sei como está em antena, mas desejo-lhe todos os sucessos. E de certa forma já o tem, que estar na 2a estação mais ouvida do país tem que significar algo.
« Última modificação: Fevereiro 07, 2026, 05:45:54 pm por Memorias da Radio »

mestre

• Newbie
  • *
« Responder #2177 em: Fevereiro 07, 2026, 05:51:30 pm »
Marta Vitorino, a jovem deficiente
Só uma pequena nota, no espírito do sem olhar a quem, onde tocam bastante nesta questão da linguagem inclusiva: pessoa com incapacidade.
Sem dúvida que é bom que alarguem as rubricas e o leque de vozes. Tenho é dúvidas de que se mantenham muito tempo no ar, olhando ao historial.

Estes esquerdismos...

Você sabe que ao estar a dizer "pessoa com incapacidade" não deixa de estar a adjetivar e no mesmo exato sentido, não sabe? Que imbecilidade semântica vem a ser esta?

Este fórum é neutro neste quadrante, correções de linguagem ficaram em 2022. Tenha juízo neste tipo de abordagem para com alguém que não conhece. Por se andar a corrigir linguagem a mais é que há quem se tenha revoltado e agora temos que lidar com os da extrema a chatearem a cabeça todos os dias.

E eu até tenho cuidado com a minha, mas isto foi só perfeitamente desnecessário. Toda a gente sabe que o Júlio tem uma idade mais avançada e escreve como pode e sabe, contribui por cá.

E a designação correta e técnica é "pessoa com deficiência". Amplamente utilizada em inúmeros meios, do jornalismo à medicina, passando pela lei. Incapacidades só a Segurança Social as decreta e às vezes a custo, como quem já passou ou viu uma dessas bem sabe.

Quanto à RFM, é muito bom ver que apostam em quem de outra forma teria mais dificuldades para se colocar, aqui sim uma boa utilização do epíteto de um grupo mais católico, para contrastar com o que fazem no resto do ano. A rádio também tem disso: inclui quem noutros trabalhos, por serem mais físicos, ficasse arredado deles. Se apenas houvesse mais deste género...

Não ouvi ainda a Marta, não sei como está em antena, mas desejo-lhe todos os sucessos. E de certa forma já o tem, que estar na 2a estação mais ouvida do país tem que significar algo.

"Tenha juízo neste tipo de abordagem para com alguém que não conhece." - uma frase fantástica e que que fica bem dizer, porém... raramente aplicada pelos foristas no que diz respeito à forma como falam de radialistas e similares.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2178 em: Fevereiro 07, 2026, 08:56:46 pm »
Estes esquerdismos...

@MdR, permite-me refutar, e também, permite-me a nota, tive de ler 3x, porque nem me pareceu teu:

1. Esquerdismo: eu não sou de esquerda @MdR. Mas acho que isso não é sequer questão para aqui. Também não alinho que é por se tentar ser humanista que a Extrema-Direita cresce.

2. Sempre me trataste por tu, não havia necessidade de ires ao você, quando somos da mesma geração.

3. É verdade, o significado até pode ser o mesmo. A conotação não é, de todo. Eu próprio tenho uma incapacidade, graças a Deus não visível, mas devidamente certificada por Junta Médica. E não, a da Segurança Social é para efeitos de invalidez para o trabalho. A do Ministério da Saúde, validada por Junta Médica presidida pelo Delegado de Saúde local, destina-se apenas a certificar a situação de incapacidade permanente ou temporária e que, permite, por exemplo, teres acesso a determinadas terapêuticas que, doutro modo, não seriam acessíveis.

4. Partilho gabinete com um colega, tal como a Marta, invisual. Acredita que se lhe chamassem deficiente, ele não ia responder de uma forma polida. Mas fica com essa certeza absoluta.

5. Tenho imenso respeito pelo Júlio, apesar de, já termos tido as nossas opiniões divergentes no passado, que nem acho que tenha sido o caso.

6. Quando aqui escrevo algo, e hão de reparar que cada vez mais me limito a questões técnicas, ou sobre linhas gerais de programação, faço-o sempre procurando lembrar-me que, do outro lado, e razão última pela qual escrevemos, estão pessoas que nos lêem. Se tornamos este espaço uma taberna, perdemos total credibilidade.  Em todo o caso, claro que o Júlio tem direito à sua liberdade de expressão.

7.Longe de mim a querer limitar, o próprio respondeu, percebo o ponto dele, e também compreendo que exista uma diferença geracional. Mas também não me parece que o Júlio seja senior... pelo menos, tenho-o por tendo um espírito bastante jovem.

Após o adiante, subscrevo integralmente o teu comentário. É exatamente aquilo que espero de uma rádio de inspiração cristã, com estatuto de utilidade pública. Aí, estamos em pleno acordo.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2179 em: Fevereiro 08, 2026, 12:51:21 pm »
Ora lendo tudo isto, so tenho a dizer, o policiamento de linguagem comigo nao funciona.

So desejo que a Marta tenha sucesso nesta rubrica, que ontem me esqueci dr ouvir.
.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #2180 em: Hoje às 10:47:02 am »
Passei por aqui para ver como o programa da manhã festejava o dia da rádio, valeu das duas vezes que lá passei uns 5m em cada ouvir os Bandidos do Cante em directo, porque o resto que apanhei, andar a entrevistar pessoas pelos vários departamentos, é engraçado, mas alguma da concorrência fez muito mais.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2181 em: Hoje às 11:18:35 am »
Se e o dia mundial da radio, ha que conhecet quem faz radio nos bastidores...