Autor Tópico: Antena 2  (Lida 100872 vezes)

Danl

• Hero Member
Re: Antena 2
« Responder #345 em: Maio 31, 2024, 03:30:31 pm »
A Antena 2 continua a ter belíssimos programas/rubricas, entre eles as "Palavras de Bolso" de Ana Isabel Gonçalves e Paula Pina, que já ouço há muitos anos, e é bastante educativo e as vozes são leves e prazerosas de ouvir.

Cada vez escuto mais a Antena 2 que tem uma qualidade bem acima da média, com programas muitíssimo bons! Deve ser da idade... ;)

Não é da idade não. O meu problema com a Antena 2 é que tenho algumas saudades do tempo em que ela era praticamente uma rádio temática musical. Há programas de palavra muito bons, que deveriam estar na Antena 1, que deveria ter primordialmente essa função.

Concordo e partilho o teu ponto de vista. Por exemplo, programas como o "Raízes", o "Geografia dos Sons", o "A Fuga da Arte" ou o "Bolha Gular" encaixar-se-iam muito bem na Antena 1.
Gostava de ouvir a Antena 2 mais ao estilo da BBC Radio 3.

Atento

• Hero Member
« Responder #346 em: Maio 31, 2024, 08:45:53 pm »
A Antena 2 continua a ter belíssimos programas/rubricas, entre eles as "Palavras de Bolso" de Ana Isabel Gonçalves e Paula Pina, que já ouço há muitos anos, e é bastante educativo e as vozes são leves e prazerosas de ouvir.

Cada vez escuto mais a Antena 2 que tem uma qualidade bem acima da média, com programas muitíssimo bons! Deve ser da idade... ;)

Não é da idade não. O meu problema com a Antena 2 é que tenho algumas saudades do tempo em que ela era praticamente uma rádio temática musical. Há programas de palavra muito bons, que deveriam estar na Antena 1, que deveria ter primordialmente essa função.

Concordo e partilho o teu ponto de vista. Por exemplo, programas como o "Raízes", o "Geografia dos Sons", o "A Fuga da Arte" ou o "Bolha Gular" encaixar-se-iam muito bem na Antena 1.
Gostava de ouvir a Antena 2 mais ao estilo da BBC Radio 3.

Eu discordo.

Creio que a Antena 2 tem de ser um misto de France Musique e France Culture (só programas de palavra).

Atento

• Hero Member
« Responder #347 em: Junho 04, 2024, 11:04:11 pm »
Um exemplo (dos vários) que aconteceu ou vai ainda acontecendo no grupo RTP...

24 minutos (os primeiros) - entrevista a Maria Helena de Freitas

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/forum-musical-parte-i-112/

Atento

• Hero Member
« Responder #348 em: Junho 07, 2024, 12:44:05 am »
Antena 2 rtp play os mais procurados
Quinta Essência
A Ronda da Noite
A Força das Coisas
Música Aeterna
Império dos Sentidos
Argonauta
« Última modificação: Junho 07, 2024, 12:49:24 am por Atento »

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #349 em: Junho 07, 2024, 01:13:39 pm »
Antena 2 rtp play os mais procurados
Quinta Essência
A Ronda da Noite
A Força das Coisas
Música Aeterna
Império dos Sentidos
Argonauta

Não sendo eu consumidor assíduo de música erudita (talvez seja algo a trabalhar em mim com o passar dos anos), volta e meia pico o Argonauta por ser um programa que me faz sonhar com paisagens sonoras.
Contribuo esporadicamente para essa lista.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

ruicleto

• Hero Member
« Responder #350 em: Junho 13, 2024, 07:59:51 pm »
Gostei hoje de ouvir "Boulevard" com Mafalda Serrano. Confesso que aprecio a qualidade da sua voz e a tranquilidade que denota e consegue transmitir em antena. Uma boa locutora nesta nossa Antena 2!

Atento

• Hero Member
« Responder #351 em: Junho 13, 2024, 08:40:15 pm »
Gostei hoje de ouvir "Boulevard" com Mafalda Serrano. Confesso que aprecio a qualidade da sua voz e a tranquilidade que denota e consegue transmitir em antena. Uma boa locutora nesta nossa Antena 2!

Tem  dias...

Há quem a considere demasiado básica,  tendo por base o programa Banda Sonora que apresenta.

pdnf

• Hero Member
« Responder #352 em: Junho 14, 2024, 10:55:51 am »

Tem  dias...

Há quem a considere demasiado básica,  tendo por base o programa Banda Sonora que apresenta.

Já aqui o escrevi, e sei que é ponto onde eu e o Atento não estaremos de acordo mas, faltam mulheres no Linear da Antena 2. Faltam também jovens, a música erudita tem tambémde ter a capacidade de encontrar profissionais de una daixa etária mais baixa capazes de a trabalhar. Não auguro um grande futuro à Antena 2, quando esta não tem capacidade de se renovar nos seus quadros.
Em termos de programação, ter programas de autor às 13h e às 17h é somente um erro colosal na atração de público, assim como só ter o mínimo de 3 serviços informativos ptevistos na Lei. É que nem uma uma local das intermédias faz a coisa por tão pouco.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #353 em: Junho 14, 2024, 06:15:42 pm »

Tem  dias...

Já aqui o escrevi, e sei que é ponto onde eu e o Atento não estaremos de acordo mas, faltam mulheres no Linear da Antena 2. Faltam também jovens, a música erudita tem tambémde ter a capacidade de encontrar profissionais de una daixa etária mais baixa capazes de a trabalhar. Não auguro um grande futuro à Antena 2, quando esta não tem capacidade de se renovar nos seus quadros.
Em termos de programação, ter programas de autor às 13h e às 17h é somente um erro colosal na atração de público, assim como só ter o mínimo de 3 serviços informativos ptevistos na Lei. É que nem uma uma local das intermédias faz a coisa por tão pouco.

A irmã francesa ainda tem menos boletins...

https://www.radiofrance.fr/francemusique/grille-programmes

pdnf

• Hero Member
« Responder #354 em: Junho 15, 2024, 12:40:32 am »
França pode ser uma referência, mas Portugal não tem de ser uma cópia. Os jornais da Antena 2 são diferentes dos da Antena 1, incidem, por exemplo, muito mais na parte cultural, passam coisas que não têm espaço na 1. O primeiro ser às 12h, é um bocado ridículo, pese embora como o animador é também jornalista, se mitigue um pouco o problema. Há recursos para fazer mais que isso.
Eu defendo que a Antena 2 deve ser temática musical, mas, nos topos de hora, deve ter jornais, nas manhãs revistas de imprensa, convidados, etc. No fundo, seguir o modelo que seguem as generalistas, mas com música erudita, não me chocaria, como já escrevi, que até pudesse entrar no segmento musical da Smooth FM, intercalado com peças clássicas. O facto é que a atual grelha, não convida muito a ser uma rádio que esteja permanentemente sintonizada, digo-o com total honestidade. Falta outro tipo de oferta diferenciadora. Depois as homilias do António Costa Santos, particularmente nas manhãs em que são em direto...
Já agora, coisa que não faz muito sentido, muda o titular no horário esta semana, e alteram as trilhas só por isso?
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #355 em: Junho 15, 2024, 01:16:23 am »
França pode ser uma referência, mas Portugal não tem de ser uma cópia. Os jornais da Antena 2 são diferentes dos da Antena 1, incidem, por exemplo, muito mais na parte cultural, passam coisas que não têm espaço na 1. O primeiro ser às 12h, é um bocado ridículo, pese embora como o animador é também jornalista, se mitigue um pouco o problema. Há recursos para fazer mais que isso.
Eu defendo que a Antena 2 deve ser temática musical, mas, nos topos de hora, deve ter jornais, nas manhãs revistas de imprensa, convidados, etc. No fundo, seguir o modelo que seguem as generalistas, mas com música erudita, não me chocaria, como já escrevi, que até pudesse entrar no segmento musical da Smooth FM, intercalado com peças clássicas. O facto é que a atual grelha, não convida muito a ser uma rádio que esteja permanentemente sintonizada, digo-o com total honestidade. Falta outro tipo de oferta diferenciadora. Depois as homilias do António Costa Santos, particularmente nas manhãs em que são em direto...
Já agora, coisa que não faz muito sentido, muda o titular no horário esta semana, e alteram as trilhas só por isso?

Por mim, a antena 2 e antena 3 tinham noticiários entre as 07:00 e as 00:00, com formato o mais próximo possível do seu grupo alvo.
Com algum investimento e afinamento, creio que seria possível.

Mas já sabemos que num grupo ainda pesado e cristalizado tais mudanças fazem-se à velocidade de uma lesma ou caracol...

Atento

• Hero Member
« Responder #356 em: Junho 23, 2024, 01:56:44 pm »
Se a antena 2 abordasse isto em antena como fez a irmã francesa France Musique havia os puros e outros a "cortarem os pulsos"

https://www.radiofrance.fr/francemusique/podcasts/maxxi-classique

pdnf

• Hero Member
« Responder #357 em: Junho 23, 2024, 03:10:21 pm »
Se a antena 2 abordasse isto em antena como fez a irmã francesa France Musique havia os puros e outros a "cortarem os pulsos"

Não me chocaria, já disse que a Antena 2 podia conjugar playlist da Smooth com a música clássica e o jazz, inclusive no linear. É melhor isso do que alguns programas a roçar o estratosférico que não consigo enquadrar em lugar nenhum.

Já agora, para quem estiver na Grande Lisboa, a RCSINTRA foi intimada pela ERC a não passar apenas música cristã na renovação do alvará. Assim, pelo menos ao noturno, tem passado música clássica. Ontem à noite ouvi um programa de autor a analisar a primeira de 3 partes de uma oratória (desculpem, não me recordo do compositor) que fazia jus à qualidade da Antena 2, incluindo na qualidade de locução e do som. Acaba por ser, de certa forma, alguma concorrência à estação pública, pelo menos em alguns horários. Pelo que percebo, eles concentram a clássica em horários específicos.
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #358 em: Junho 24, 2024, 04:58:10 pm »

Não me chocaria, já disse que a Antena 2 podia conjugar playlist da Smooth com a música clássica e o jazz, inclusive no linear. É melhor isso do que alguns programas a roçar o estratosférico que não consigo enquadrar em lugar nenhum.

Já agora, para quem estiver na Grande Lisboa, a RCSINTRA foi intimada pela ERC a não passar apenas música cristã na renovação do alvará. Assim, pelo menos ao noturno, tem passado música clássica. Ontem à noite ouvi um programa de autor a analisar a primeira de 3 partes de uma oratória (desculpem, não me recordo do compositor) que fazia jus à qualidade da Antena 2, incluindo na qualidade de locução e do som. Acaba por ser, de certa forma, alguma concorrência à estação pública, pelo menos em alguns horários. Pelo que percebo, eles concentram a clássica em horários específicos.

Dada a falta de publicidade que existe na SmoothFM neste momento fora das pontas, atrevo-me a dizer que a Antena 2 virar para aí seria autêntico serviço público. São "artes nobres", faz todo o sentido. Claro, com menor facilitismo do que acontece hoje na Smooth, e com critério.

É uma particularidade do Rádio Clube de Sintra, essa da análise de música clássica. De resto, se gostaste do som, significa que melhoraram o som em FM face ao tempo em que era um som largamente mais amorfo.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #359 em: Agosto 14, 2024, 04:11:04 pm »
Esta tarde resolvi escolher a Antena 2 para servir de música de fundo à minha actividade laboral.

Neste momento, está no ar o habitual espaço "Vibrato" e estou com a sensação que a emissão é gravada pois notam-se pequenas diferenças na qualidade do som da locução comparativamente à emissão em directo.

Sim senhor, a confirmar-se a minha suspeita, chego à conclusão que na 2 está tudo de férias em pleno dia de semana numa tarde de Agosto...