Autor Tópico: Rádio Orbital - 101,9 MHz Loures  (Lida 5071 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Rádio Orbital - 101,9 MHz Loures
« Responder #15 em: Janeiro 02, 2025, 07:07:35 pm »
pdnf, apanhaste um mau dia para o emissor de certeza. Por norma garanto-te que ouves sem interferências de maior até pelo menos Palmela. Só começas a ter entradas vindas da Antena 3 da Fóia na N252 a partir da Venda do Alcaide, isto se o emissor estiver a operar como sempre operou por mais de 20 anos. O emissor chega bem a bastante lado, nos anos 90 havia relatos de chegar razoável a Santarém.
Sobe a Alfama, num dia frio e de chuva, e vê, por exemplo, o que é que ouves por lá. Pista: até a Cidade FM e a Antena 2 apanham pancada.

Alfama não é um bom exemplo, é uma das 7 colinas de Lisboa e no caso de Alfama eu sei porque me estás a dizer isso, porque têm predominância os sinais de sul. É das poucas zonas em Lisboa em que consegues ouvir Grândola sem dificuldades de maior, por exemplo, basta terem um mínimo de propagação ou campo aberto para sul. Mas Loures nunca foi boa localização para sinais na baixa de Lisboa. Nem Loures nem Sintra nem, bem, muitas outras frequências. Até Monsanto tem multipath. Não é bom para rádio.

Aliás, Alfama, Alcântara, Santa Apolónia, a zona dos Prazeres, do Calvário, do Desterro, todas essas zonas clássicas de Lisboa não são boas para sinais provenientes de Norte (os de Loures, os de Vila Franca, Montejunto, etc). Basta subires ao Rossio que daí para diante a Orbital é um pouco melhor, e quando chegas ao Marquês o sinal deles está ou devia estar bom. E pergunto-me quantas pessoas quererão bombar o último hit de DJ Fernando na Calçada dos Prazeres, com o carro que (não) podem ter a circular pelas ruas e vielas estreitíssimas, na maior parte.

No geral, mantenho, é ou era globalmente um bom emissor. Sempre tive os emissores de Loures em muito boa conta: são acima da média para propagação em Sintra, cumprem quase igual aos de Monsanto no banco sul do Tejo, chegam melhor ao final da península que várias frequências, esticados vão até Santarém. São uma solução equilibrada de uma maneira que, por exemplo, os de Samora já não são. Vila Franca também poderiam ser, se as torres estivessem em Alverca, algo que nenhuma das duas estações locais tem.

Rádios

• Full Member
« Responder #16 em: Janeiro 07, 2025, 09:53:53 am »
Estou a escutar a Orbital, para ver como estava , quando li aqui os comentários. Está muito melhor, playlist mais "agressiva " mas com qualidade dance, a arriscar num tecno muito mais impressionante, ainda com alguns jingles com a voz do Francisco Gil (M80), mas com alguma sonoplastia nova, está mais fresca, aprovado 👍 num à parte também faz falta a Mix FM 👍

Luís Gonçalves

• Hero Member
« Responder #17 em: Janeiro 16, 2025, 06:14:08 pm »
A cobertura dos 101.9 é, de facto bastante penalizada a sul pela Antena 3 da Fóia, especialmente no verão. O emissor tem potência e alcance acima da média para Norte, só não o tem para sul por causa da Antena 3. Quando há propagação de Lisboa pelo sotavento do Algarve, é das que mais facilmente chega, lembro me de num Agosto há uns 12 anos de ouvir a Orbital perfeitamente bem em Vila Real de Santo António, a nível de stereo e RDS, bem como todas as de Monsanto mas a orbital chegava tão bem quanto a mais potentes de Monsanto. Lembro me perfeitamente de estar estacionado na avenida da República, com ayamonte do outro lado do rio e a ouvir perfeitamente bem a orbital e a curtir um orbital Mix e estar a tocar One Dance do Pitbull com a Jennifer Lopez.
Luís Gonçalves

Luisf662

• Full Member
« Responder #18 em: Janeiro 16, 2025, 09:11:27 pm »
A cobertura dos 101.9 é, de facto bastante penalizada a sul pela Antena 3 da Fóia, especialmente no verão. O emissor tem potência e alcance acima da média para Norte, só não o tem para sul por causa da Antena 3. Quando há propagação de Lisboa pelo sotavento do Algarve, é das que mais facilmente chega, lembro me de num Agosto há uns 12 anos de ouvir a Orbital perfeitamente bem em Vila Real de Santo António, a nível de stereo e RDS, bem como todas as de Monsanto mas a orbital chegava tão bem quanto a mais potentes de Monsanto. Lembro me perfeitamente de estar estacionado na avenida da República, com ayamonte do outro lado do rio e a ouvir perfeitamente bem a orbital e a curtir um orbital Mix e estar a tocar One Dance do Pitbull com a Jennifer Lopez.
Aqui a norte em Peniche e na praia da consolação a orbital é penalizada pela 102FM de Peniche. É praticamente impossível ouvir a Orbital na praia da consolação e em Peniche.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk