Autor Tópico: Radio Digital em Portugal e no Mundo  (Lida 74013 vezes)

ruicleto

• Hero Member
Re: Radio Digital em Portugal e no Mundo
« Responder #165 em: Setembro 19, 2022, 03:17:17 pm »
Mais um país - Polónia, com intenção de desligar a rádio em analógico e passar ao digital, previsto ocorrer no período compreendido entre 2026 e 2030:     https://www.worlddab.org/news

ruicleto

• Hero Member
« Responder #166 em: Setembro 28, 2022, 10:49:25 am »
Desde 26 de setembro passado que a capital belga tem disponíveis, num multiplexer local de DAB+, mais 17 estações locais de rádio - https://www.dabplus.be/fr/couverture/
Em Portugal poderia ser feita, experimentalmente, emissão de rádio digital, talvez começando por Lisboa...

Luisf662

• Full Member
« Responder #167 em: Setembro 28, 2022, 02:20:46 pm »
Desde 26 de setembro passado que a capital belga tem disponíveis, num multiplexer local de DAB+, mais 17 estações locais de rádio - https://www.dabplus.be/fr/couverture/
Em Portugal poderia ser feita, experimentalmente, emissão de rádio digital, talvez começando por Lisboa...
Seria interessante fazerem também cá em Portugal eu ainda não tenho rádio com recepção de dab+ mas já configurei no meu computador um sdr com software específico que capta rádio FM e rádio dab+  com uma antena ligada a pen sdr. Nada de internet. Quando transmitirem em dab+ aqui por Lisboa já irei receber por esta via.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

ruicleto

• Hero Member
« Responder #168 em: Outubro 15, 2022, 08:39:35 am »
Desde 10 de outubro que está a ser feita uma campanha promocional, aproveitando a traseira dos autocarros urbanos, de 17 novas estações em DAB+ em Bruxelas.
Assim, vamos percebendo porque falhou a implementação da rádio digital em Portugal... somos apenas teóricos e nada práticos!
informação disponível em:
https://presse.maradio.be/vos-radios-bruxelloises-maintenant-disponibles-en-dab

ruicleto

• Hero Member
« Responder #169 em: Outubro 21, 2022, 04:31:50 pm »
Los concursos de la radio digital desembarcan en el Tribunal Constitucional
Informação disponível em dois locais:

https://www.worlddab.org/news

https://www.lawyerpress.com/2022/10/20/los-concursos-de-la-radio-digital-desembarcan-en-el-tribunal-constitucional/

ruicleto

• Hero Member
« Responder #170 em: Novembro 09, 2022, 11:24:32 am »
O Quénia pretende implementar a rádio digital, através de uma rede experimental em DAB+, dada a saturação do espetro de frequências em analógico.
Notícia em: https://www.worlddab.org/news

pdnf

• Hero Member
« Responder #171 em: Novembro 09, 2022, 10:12:12 pm »
O Quénia pretende implementar a rádio digital, através de uma rede experimental em DAB+, dada a saturação do espetro de frequências em analógico.
Notícia em: https://www.worlddab.org/news

Realmente, é caso para metermos a cabeça debaixo da areia, quando até um país pobre nos ultrapassa em termos tecnológicos. Estive hoje numa sessão com altos responsáveis de Instituições de I&D que trabalham muito bem esta área. A propósito do 6G, veio à conversa...o arcaico FM. Vontade da academia há de avançar, até para libertar o espectro do FM para outras possíveis utilizações, não obstante, quer as empresas, quer o poder político não têm qualquer incentivo a, mas quiçá no P2030 ainda possa ser comportado o apoio para a troca dos centros emissores, numa taxa que rondará os 50% de comparticipação. Não está totalmente fechada essa hipótese.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #172 em: Novembro 10, 2022, 03:21:18 pm »
MUITO Grato pela informação. Parece-me que 2030 está muito distante... vamos mesmo ser dos últimos dos últimos, senão nunca mesmo!

ruicleto

• Hero Member
« Responder #173 em: Novembro 15, 2022, 10:05:52 am »
Na Chéquia, a Rádio Pública, como líder natural da radiodifusão digital DAB+, lançou a próxima fase de uma campanha de informação destinada a promover esta tecnologia. Notícia em https://www.worlddab.org/news
Eis um exemplo do que nunca foi feito em Portugal em relação à rádio digital - campanhas de informação que, face à introdução de novas tecnologias, as divulguem amplamente junto do cidadão!
Sou de opinião que a rádio pública portuguesa deverá ser, tal como o fez até 2011, o impulsionador desta tecnologia em Portugal.

pdnf

• Hero Member
« Responder #174 em: Novembro 15, 2022, 10:16:55 am »
Vou fazer uma pergunta pertinente ruicleto, se me conseguir ajudar, agradecido: mais ao menos a partir de que ano os principais fabricantes automóveis consideraram a possibilidade de o recetor receber sinais FM e DAB? Por exemplo, uma viatura de 2019 já terá essa funcionalidade?
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #175 em: Novembro 16, 2022, 10:23:45 am »
Vou fazer uma pergunta pertinente ruicleto, se me conseguir ajudar, agradecido: mais ao menos a partir de que ano os principais fabricantes automóveis consideraram a possibilidade de o recetor receber sinais FM e DAB? Por exemplo, uma viatura de 2019 já terá essa funcionalidade?

Caro pdnf, existe informação disponível em https://www.worlddab.org/resources/factsheets-reports
Nesta página está expresso, logo como resumo, o seguinte:
"The European Electronic Communications Code (EECC) entered into force on 20 December 2018, and must be transposed into national legislation by Member States by 21 December 2020. It applies to all EU member states regardless of the status of DAB in each country. This means that by the end of 2020, across all EU countries, all radios in new cars must be capable of receiving and reproducing digital terrestrial radio."
No meu caso, e servindo como exemplo, adquiri dois veículos em 2018, um dos quais tinha já recetor DAB de série (marca francesa), enquanto que no relativo ao outro veículo, tive que pagar um valor adicional para ter recetor digital DAB (marca alemã).
Espero ter ajudado.

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #176 em: Novembro 17, 2022, 10:00:20 pm »
Não é DAB, mas já falei aqui que tenho uma aplicação criada por mim no meu Auto Rádio, onde coloquei as rádios que mais oiço. O objetivo é conseguir a escuta de rádios onde o sinal FM por aqui é nulo. Por exemplo, posso ouvir aqui a 105,4 Cascais ou a Nova Era onde o sinal não existe devido a não estar na área de cobertura. As rádios todas em função Radio Text com o nome das músicas. Deixo aqui uns exemplos:

Para já tenho Rádios Portuguesas, estou a preparar rádios Internacionais (Los40,Hit FM, KissFM, BBC..) e acrescentar algumas Web Rádios. Acho que é por aqui que o futuro da rádio podem ir.

pdnf

• Hero Member
« Responder #177 em: Novembro 17, 2022, 11:29:42 pm »
Não é DAB, mas já falei aqui que tenho uma aplicação criada por mim no meu Auto Rádio, onde coloquei as rádios que mais oiço. O objetivo é conseguir a escuta de rádios onde o sinal FM por aqui é nulo. Por exemplo, posso ouvir aqui a 105,4 Cascais ou a Nova Era onde o sinal não existe devido a não estar na área de cobertura. As rádios todas em função Radio Text com o nome das músicas. Deixo aqui uns exemplos:

Para já tenho Rádios Portuguesas, estou a preparar rádios Internacionais (Los40,Hit FM, KissFM, BBC..) e acrescentar algumas Web Rádios. Acho que é por aqui que o futuro da rádio podem ir.

Sem dúvida que poderá ser, mas implicará um acesso generalizado a planos abundantes de dados móveis. Vou dar um exemplo, estive uma semana no Algarve e por motivos que não relevam para aqui, ouvia cerca de 3h de uma emissão diária de uma estação sem cobertura no Algarve. Nesse mês a minha operadora atribuiu-me 200GB de dados, só em 15h de escuta foram cerca de 50GB. Usualmente tenho...1GB.

Mas está espetacular. Parabéns! No caso da Nova Era até o RT é melhor do que o que sai via FM, em que apenas consta o slogan.

Conselho: trata de patentear a tecnologia. Pode vir a ser lucrativo para ti no futuro, e um pedido de proteção Europeu não é assim tão dispendioso.
Rádio é:

pdf

• Visitante
« Responder #178 em: Novembro 18, 2022, 09:54:30 am »
15 horas de escuta 50 GB? Lamento, mas isso não foi só rádio. 24 horas de stream a 192 kbps gasta sensivelmente 2 GB. A 128 kbps (a bitrate mais utilizada) o consumo é cerca de 1,3 GB.

Que continua a ser muito. Quem quiser ouvir rádio todos os dias via internet não pode ter limites no plafond.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #179 em: Novembro 18, 2022, 10:28:33 am »
Se fosse 15 horas a ver televisão no MEOGo ainda acreditaria agora a ouvir rádio nunca na vida gasta 50 GB, é completamente descabido e a matemática não engana.

Eu devo ouvir umas 20 e tal horas por mês de rádios pela internet e gasto uns 3 ou 4 GB, não mais que isso.