Autor Tópico: Onda Média em Portugal: problemas técnicos  (Lida 25061 vezes)

ruicleto

• Hero Member
Re: Onda Média em Portugal: problemas técnicos
« Responder #60 em: Janeiro 28, 2025, 06:20:35 pm »
Aqui por Viseu apenas a Antena 1 em 666 KHz.

Spildit

• Newbie
  • *
« Responder #61 em: Fevereiro 01, 2025, 08:32:44 pm »
Aqui por Lisboa consigo captar em 666 antena 1 muito fraco é a única portuguesa que escuto em onda média[...)

Em Lisboa utilizando por exemplo um Icon R-6 com uma antena telescópica de 1 metro consigo apanhar a Antena 1 em 666 com sinal muito forte (11 de 11 no medidor do Icon) mas tenho mesmo de utilizar a antena telescópica porque com a antena interna de ferrite ou com a antena "rubber ducky" (para vhf e uhf) não consigo captar é nada,

Mas sim, também confirmo que as "Espanholas" emitem também com sinal muito forte e podem ser facilmente captadas incluindo em onda longa.

Obrigado pelo feedback.

Luisf662

• Sr. Member
« Responder #62 em: Fevereiro 01, 2025, 09:15:29 pm »
Aqui por Lisboa consigo captar em 666 antena 1 muito fraco é a única portuguesa que escuto em onda média[...)

Em Lisboa utilizando por exemplo um Icon R-6 com uma antena telescópica de 1 metro consigo apanhar a Antena 1 em 666 com sinal muito forte (11 de 11 no medidor do Icon) mas tenho mesmo de utilizar a antena telescópica porque com a antena interna de ferrite ou com a antena "rubber ducky" (para vhf e uhf) não consigo captar é nada,

Mas sim, também confirmo que as "Espanholas" emitem também com sinal muito forte e podem ser facilmente captadas incluindo em onda longa.

Obrigado pelo feedback.
Por aqui usei um rádio xhdata d 808 com a antena dele interior. Não foi com a telescópica.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #63 em: Fevereiro 26, 2025, 04:57:13 pm »
Só para dar nota, em relação aos 630 kHz, que já à algumas semanas devem ter sido intervencionados, pois o mesmo tx apresentava um ruído irritante (parecia um silvo constante) que interferia bastante na escuta da emissão e agora o som está limpo e, aparentemente, o tx parece emitir com mais potência. Repito, aparentemente.

Pedro

• Newbie
  • *
« Responder #64 em: Março 25, 2025, 11:47:11 pm »
Só para dar nota, em relação aos 630 kHz, que já à algumas semanas devem ter sido intervencionados, pois o mesmo tx apresentava um ruído irritante (parecia um silvo constante) que interferia bastante na escuta da emissão e agora o som está limpo e, aparentemente, o tx parece emitir com mais potência. Repito, aparentemente.

Muito em breve não teremos qualquer tx de mw a operar em Portugal

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #65 em: Março 26, 2025, 10:54:34 am »

Acredite ou não, ainda há quem oiça a Onda Média pelo facto de não conseguir ter uma boa recepção em FM. Isto acontece, por exemplo, além do caso de Pombal, já referido neste tópico, na cidade da Covilhã.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #66 em: Março 27, 2025, 10:32:10 am »

Acredite ou não, ainda há quem oiça a Onda Média pelo facto de não conseguir ter uma boa recepção em FM. Isto acontece, por exemplo, além do caso de Pombal, já referido neste tópico, na cidade da Covilhã.
Eu só oiço a onda Média, quando quero ouvir as espanholas RNE, COPE ou SER.
Se puder ouvir rádio via hertziana, não o faço pela NET.

Luisf662

• Sr. Member
« Responder #67 em: Março 27, 2025, 04:07:54 pm »
Exatamente como eu, também vou a onda média ouvir as rádios de Espanha e França principalmente a partir do início da noite. Mas tem de ser com um rádio que tenha mesmo boa receção da onda média, porque nos dias de hoje a maioria dos rádios que tem onda média não valem nada na receção da onda média, mais valia não terem onda média.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk