Autor Tópico: Rádio Maria  (Lida 32804 vezes)

sintonia

• Sr. Member
Re: Rádio Maria
« Responder #150 em: Março 04, 2024, 12:59:56 pm »
A chamada World Family of Radio Maria (em português Família Mundial da Rádio Maria) criou um aparelhinho de rádio a que chamam, cá em Portugal, de "Rádio Linda" (com formato moderno a simbolizar a Virgem Maria a segurar ao colo o Menino Jesus) e que visa simplificar (e fidelizar) a captação das emissões da Rádio Maria. Este aparelho portátil possui um botão para memorização de uma frequência (à escolha do ouvinte), e tem opção de alta-voz e de escuta por auriculares. Funciona quer a pilhas, quer ligado à corrente eléctrica. Em certos países da Europa permite captar transmissões em DAB+ e FM; no caso português, penso que ainda só vêem dotados de captação em FM (mas terei de confirmar).

Deixo esta partilha a título de curiosidade :) Achei uma ideia muito original!

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #151 em: Março 05, 2024, 01:36:51 pm »
Faz-me uma certa confusão que a Rádio Maria não seja escutada, por ondas hertzianas, em Fátima. É certo que a Canção Nova cumpre bastante bem as necessidades do seu público alvo. Contudo, estamos a falar da «capital da Igreja Católica Apostólica Romana em Portugal».
Também não sei se os 100.8 FM chegam a Braga, que é outra cidade importante.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #152 em: Março 05, 2024, 01:44:08 pm »
Faz-me uma certa confusão que a Rádio Maria não seja escutada, por ondas hertzianas, em Fátima. É certo que a Canção Nova cumpre bastante bem as necessidades do seu público alvo. Contudo, estamos a falar da «capital da Igreja Católica Apostólica Romana em Portugal».

O único alvará para a zona que estaria disponível seria o da Hiper, não estou a ver a Canção Nova, a Cidade ou a Observador a cederem a frequência.
Os 100.8 em Braga são muito tapados pela micro da Rádio Valdevez. Aliás, nenhuma das locais de Santa Justa se ouve em condições minimamente decentes.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #153 em: Março 05, 2024, 03:31:58 pm »

O único alvará para a zona que estaria disponível seria o da Hiper, não estou a ver a Canção Nova, a Cidade ou a Observador a cederem a frequência.
Os 100.8 em Braga são muito tapados pela micro da Rádio Valdevez. Aliás, nenhuma das locais de Santa Justa se ouve em condições minimamente decentes.

Tens a da ABC Ourém, a Cidade de Tomar, a HERTZ (Tomar) Torres Novas FM e a Rádio Voz do Entroncamento (que agora pertence aos Salesianos e está a trabalhar em modo jukebox e penso que é uma potência baixíssima) que chegam a Fátima.
Nas primeiras três, dúvido pois são locais ainda bem activas, mas a última está bem mortiça.
Segundo (e peço desculpa se cometer uma gafe), pela lei da rádio, só se pode deslocar um emissor para municípios adjacentes e, neste caso, só vejo isso acontecer com alguma probabilidade no caso da Torres Novas FM. Apesar de Tomar ser um município contíguo a Ourém, as duas rádios locais da cidade cumprem bem o seu desígnio, o mesmo se pode verificar com as duas locais de Pombal (também município limítrofe a Ourém, desta vez no distrito de Leiria).
« Última modificação: Março 05, 2024, 03:36:12 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!

Agostinho da Silva

sintonia

• Sr. Member
« Responder #154 em: Março 05, 2024, 09:00:33 pm »
Faz-me uma certa confusão que a Rádio Maria não seja escutada, por ondas hertzianas, em Fátima.

Penso exactamente o mesmo; e bem que merecia uma antena emissora, com potência forte, no alto (Caramouço) da Serra de Aire.

É certo que a Canção Nova cumpre bastante bem as necessidades do seu público alvo.

Discordo completamente. A Rádio Canção Nova tem uma expressão de culto católico muito "abrasileirado" e de pendor ultra-carismático. Recorre ao uso de demasiada bateria (percussão) e guitarra eléctrica ao invés dos instrumentos clássicos da música sacra comum no culto católico tradicional (europeu). Há muita gente que não se revê naquela forma de expressão do catolicismo. As missas parecem festivais, quase sem respeito pela sacralidade.
Uma coisa é certa: a Rádio Canção Nova tem a sua antena emissora num local invejável e uma cobertura muito ampla (face à potência) por causa disso mesmo.

Contudo, estamos a falar da «capital da Igreja Católica Apostólica Romana em Portugal».

É um facto. Mas a Rádio Maria joga sozinha, sem apoios, porque o lobby da Rádio Renascença sempre actuou em Portugal contra a entrada da Rádio Maria e pouco deseja a sua expansão. A RR vive de umas boas - e oportunas - tranches de dinheiro da Igreja Católica e presta-lhe, hoje em dia, um péssimo serviço, até mesmo contraditório, com a expressão cristã-católica cada vez mais residual. Goste-se ou não, esta é a verdade. As manhãs de Domingo estão um desastre. E até já arrumou o famoso Terço diário, em directo, da Capelinha das Aparições (das 18h30), para um mero diferido ao início da noite. Já a Rádio Maria pegou nesse horário (das 18h30), e ainda no do meio-dia, para transmitir o Rosário em directo a partir de Fátima. A Rádio Maria é, no presente, a verdadeira "emissora católica portuguesa". Tenho dito.

Que eu tenha conseguido captar, não. E quando lá chega sinal, é muito fraco e cheio de interferências.

sintonia

• Sr. Member
« Responder #155 em: Março 05, 2024, 09:56:13 pm »
Faz-me uma certa confusão que a Rádio Maria não seja escutada, por ondas hertzianas, em Fátima.

Nem de propósito, e embora os estúdios centrais da Rádio Maria estejam em Carnaxide, na Grande Lisboa, o que muita gente ainda não sabe é que a Rádio Maria já abriu uma delegação em Fátima, com uns belíssimos estúdios (com tudo novo e alta qualidade de infraestruturas e de aparelhagens), e também produz conteúdos a partir desses estúdios. Por exemplo, os noticiários (Informativo) da Rádio Maria são produzidos a partir de Fátima.

A Rádio Maria também distribui flyers que promovem as frequências FM da emissora e que convidam as pessoas a visitarem os seus novos estúdios em Fátima. Têm, agora, uma jovem (na recepção) sempre disponível para fazer visitas guiadas ao espaço e que dá a oportunidade a muita gente para ter "um contacto mais próximo" com o mundo da rádio.

Notícias sobre o assunto:

Rádio Maria abre estúdios em Fátima (in Notícias de Fátima)
https://www.noticiasdefatima.pt/religiao/radio-maria-abre-estudios-em-fatima

Rádio Maria Portugal vai inaugurar delegação em Fátima (in Agência Ecclesia)
https://agencia.ecclesia.pt/portal/events/media-radio-maria-portugal-vai-inaugurar-delegacao-em-fatima/

Presidente na inauguração da Rádio Maria Portugal em Fátima (in Ourem.pt)
https://www.ourem.pt/presidente-na-inauguracao-da-radio-maria-portugal-em-fatima/

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #156 em: Março 05, 2024, 10:12:53 pm »

Nem de propósito, e embora os estúdios centrais da Rádio Maria estejam em Carnaxide, na Grande Lisboa, o que muita gente ainda não sabe é que a Rádio Maria já abriu uma delegação em Fátima, com uns belíssimos estúdios (com tudo novo e alta qualidade de infraestruturas e de aparelhagens), e também produz conteúdos a partir desses estúdios. Por exemplo, os noticiários (Informativo) da Rádio Maria são produzidos a partir de Fátima.

A Rádio Maria também distribui flyers que promovem as frequências FM da emissora e que convidam as pessoas a visitarem os seus novos estúdios em Fátima. Têm, agora, uma jovem (na recepção) sempre disponível para fazer visitas guiadas ao espaço e que dá a oportunidade a muita gente para ter "um contacto mais próximo" com o mundo da rádio.

Notícias sobre o assunto:

Rádio Maria abre estúdios em Fátima (in Notícias de Fátima)
https://www.noticiasdefatima.pt/religiao/radio-maria-abre-estudios-em-fatima

Rádio Maria Portugal vai inaugurar delegação em Fátima (in Agência Ecclesia)
https://agencia.ecclesia.pt/portal/events/media-radio-maria-portugal-vai-inaugurar-delegacao-em-fatima/

Presidente na inauguração da Rádio Maria Portugal em Fátima (in Ourem.pt)
https://www.ourem.pt/presidente-na-inauguracao-da-radio-maria-portugal-em-fatima/

O caro Sintonia revelou o motivo da minha publicação.
Sei de fonte segura que a Rádio Maria já tem os estúdios de Fátima preparados há vastos meses, daí fazer-me confusão não não existirem cinergias para que haja uma frequência que cubra a cidade Mariana.

Boa sorte para o projecto pois sei a relevância que a Canção Nova tem na região.

Agostinho da Silva

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #157 em: Março 05, 2024, 11:06:01 pm »
Discordo completamente. A Rádio Canção Nova tem uma expressão de culto católico muito "abrasileirado" e de pendor ultra-carismático. Recorre ao uso de demasiada bateria (percussão) e guitarra eléctrica ao invés dos instrumentos clássicos da música sacra comum no culto católico tradicional (europeu). Há muita gente que não se revê naquela forma de expressão do catolicismo. As missas parecem festivais, quase sem respeito pela sacralidade.
Uma coisa é certa: a Rádio Canção Nova tem a sua antena emissora num local invejável e uma cobertura muito ampla (face à potência) por causa disso mesmo.

[...]

É um facto. Mas a Rádio Maria joga sozinha, sem apoios, porque o lobby da Rádio Renascença sempre actuou em Portugal contra a entrada da Rádio Maria e pouco deseja a sua expansão. A RR vive de umas boas - e oportunas - tranches de dinheiro da Igreja Católica e presta-lhe, hoje em dia, um péssimo serviço, até mesmo contraditório, com a expressão cristã-católica cada vez mais residual. Goste-se ou não, esta é a verdade. As manhãs de Domingo estão um desastre. E até já arrumou o famoso Terço diário, em directo, da Capelinha das Aparições (das 18h30), para um mero diferido ao início da noite. Já a Rádio Maria pegou nesse horário (das 18h30), e ainda no do meio-dia, para transmitir o Rosário em directo a partir de Fátima. A Rádio Maria é, no presente, a verdadeira "emissora católica portuguesa". Tenho dito.

Não sei se será muito fácil à Rádio Maria conseguir que a ERC consagre outro projeto temático religioso para a área de abrangência do alvará, mesmo disfarçado de generalista. Do ponto de vista rádio, a Canção Nova é-o mais do que a Rádio Maria. Quer pela programação, mas também pela locução e informativos, bem como pela própria playlist. E já agora, com os excelentes jingles cantados, de muita qualidade. No outro dia ouvi um noticiário da Maia, a jornalista a falar sobre o aumento do preço do azeite, não conseguia articular duas frases com sentido. No outro dia, liguei também na madrugada, apesar de não ser Católico mas Protestante, gosto bastante de música sacra, apanhei o início de uma oração, uma das locutoras enganou-se a ler, e tiveram um ataque de riso em direto durante a oração. Parto do princípio que foi em direto, se for gravado, devia ter sido corrigido.
Agora, admito que para um país ainda com uma vivência Católica tão tradicionalista, seja um pouco chocante o tipo de música que passa na Canção Nova e a própria forma de passar a mensagem. Tem muitas semelhanças com a forma como nós Protestantes o fazemos em termos litúrgicos, tanto que durante muito tempo pensei que a Canção Nova estivesse ligada a alguma denominação Protestante mais carismática. Mas não me importava de ter a Canção Nova aqui pelo Norte. Já tenho ouvido pregações muito boas, quando apanho em propagação.

(Um aparte: também nós nas Igrejas Protestantes tradicionais estamos a passar por este processo de adaptação a esta forma de cultuar com muita influência brasileira. Preocupa-me que, de certa forma, num país com uma implantação da IURD significativa que não seja devidamente percebida a destrinça entre um projeto de uma Canção Nova, de uma Rádio Clube de Sintra ou de uma In4média de um "vender da banha da cobra" da RECORD.)

Quanto à RR, pode fazer mais pela propagação da fé, mas há que ter em atenção que a RR tem um papel fundamental ao conseguir atrair não crentes à Antena, que naturalmente uma Rádio Maria não consegue. Não deixa de ser a Emissora Católica Portuguesa.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #158 em: Março 05, 2024, 11:08:32 pm »

Pena é que nos emissores de Palmela e da Maia inacreditavelmente a emissão continua a sair em mono.

Não vale a pena ter uns estúdios espectaculares se o resultado final é este.

sintonia

• Sr. Member
« Responder #159 em: Março 06, 2024, 12:31:49 am »
Em jeito de curiosidade, partilho convosco algumas fotografias da inauguração dos novos estúdios da Rádio Maria (em Fátima):

sintonia

• Sr. Member
« Responder #160 em: Março 06, 2024, 12:54:28 am »
Quanto à RR, pode fazer mais pela propagação da fé, mas há que ter em atenção que a RR tem um papel fundamental ao conseguir atrair não crentes à Antena, que naturalmente uma Rádio Maria não consegue. Não deixa de ser a Emissora Católica Portuguesa.

Não concordo nada. Basta que se recorde do motivo - excepcional - que levou a RR a poder ter licença para cobertura nacional, embora com atropelos e recurso a algumas aldrabices. A pertença é do Patriarcado de Lisboa e não da Igreja Católica em si (em termos gerais) e no Parlamento decorreu muita discussão por causa disso, mas lá conseguiram que a RR pudesse chegar ao país inteiro. Hoje é a "Emissora Católica Portuguesa" em quê? Só porque diz sê-lo? Atrair não crentes à antena?! Mas o objecto social da mesma não é esse, muito menos a missão para a qual foi criada e beneficiada. E se criou outras marcas/rádios, tudo isso se deveu ao benefício inicial.

Eu sou católico e praticante, e já não me revejo NADA na Rádio Renascença. Escutam-se até programas com locutores 'cool' a dizerem coisas profundamente anti-cristãs, mas como o importante agora é "ter piada" e gerar audiências... acham tudo bem :'(

A Rádio Maria é a nova, e justa, emissora católica em Portugal. Merecia ter a cobertura nacional da RR e a RR podia era libertar-se da "obrigação" moral eclesial. Ah, mas o dinheiro da Igreja Católica dá-lhes jeito e é bem-vindo! >:(

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #161 em: Março 06, 2024, 11:58:58 am »

[...]

Não sei se será muito fácil à Rádio Maria conseguir que a ERC consagre outro projeto temático religioso para a área de abrangência do alvará, mesmo disfarçado de generalista. Do ponto de vista rádio, a Canção Nova é-o mais do que a Rádio Maria. Quer pela programação, mas também pela locução e informativos, bem como pela própria playlist. E já agora, com os excelentes jingles cantados, de muita qualidade. No outro dia ouvi um noticiário da Maia, a jornalista a falar sobre o aumento do preço do azeite, não conseguia articular duas frases com sentido. No outro dia, liguei também na madrugada, apesar de não ser Católico mas Protestante, gosto bastante de música sacra, apanhei o início de uma oração, uma das locutoras enganou-se a ler, e tiveram um ataque de riso em direto durante a oração. Parto do princípio que foi em direto, se for gravado, devia ter sido corrigido.
Agora, admito que para um país ainda com uma vivência Católica tão tradicionalista, seja um pouco chocante o tipo de música que passa na Canção Nova e a própria forma de passar a mensagem. Tem muitas semelhanças com a forma como nós Protestantes o fazemos em termos litúrgicos, tanto que durante muito tempo pensei que a Canção Nova estivesse ligada a alguma denominação Protestante mais carismática. Mas não me importava de ter a Canção Nova aqui pelo Norte. Já tenho ouvido pregações muito boas, quando apanho em propagação.

(Um aparte: também nós nas Igrejas Protestantes tradicionais estamos a passar por este processo de adaptação a esta forma de cultuar com muita influência brasileira. Preocupa-me que, de certa forma, num país com uma implantação da IURD significativa que não seja devidamente percebida a destrinça entre um projeto de uma Canção Nova, de uma Rádio Clube de Sintra ou de uma In4média de um "vender da banha da cobra" da RECORD.)

Quando falei da relevância da Canção Nova na região, foi porque conheço casos de pessoas que religiosamente sintonizam a estação à hora do terço, tal como, quando não podem se deslocar até à Eucaristia Dominical das suas paróquias, é na Canção Nova que se encontram com o seu Deus.

Pessoalmente, não sou crente (sou baptizado e considero-me cristão) mas não renego a importância da Igreja Católica na população portuguesa e, em particular, a relevância que uma rádio inteiramente católica (a Rádio Renascença tem mais obrigações a cumprir) tem no país e, deixem-me ser regionalista desta vez, na minha região.
Fátima é um epicentro muito importante.

Em jeito de curiosidade, partilho convosco algumas fotografias da inauguração dos novos estúdios da Rádio Maria (em Fátima):

Obrigado pela partilha, caro Sintonia.
Certamente não pertencerei ao público-alvo da Rádio Maria, mas é sempre de louvar projectos novos que tratam relevância ao meio rádio!
« Última modificação: Março 06, 2024, 12:03:16 pm por O Bigode do Sala »

Agostinho da Silva

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #162 em: Março 07, 2024, 01:19:10 am »
Escusado será dizer que fazem lembrar bastante os da Renascença, com uns toques de rádio mais local pelo meio (aquelas placas de insonorização não estão direitas e estão a recorrer a material Axel).

Mas tenho que reconhecer, está muito bem dotada. Agora, se apenas a emissão fosse a este nível...

sintonia

• Sr. Member
« Responder #163 em: Março 15, 2024, 12:18:43 pm »
A Rádio Maria (Portugal), como sabem, vive só dos donativos dos seus ouvintes particulares: não recebe patrocínios da Igreja Católica, nem possui publicidade de anunciantes.
Pouco a pouco, e apesar das suas muitas limitações, está a iniciar obras de melhoria nos seus postos transmissores.

Envio-vos aqui, em jeito de partilha, algumas imagens das obras de melhoria do posto transmissor situado no Alto de São Pedro, em Portel (97.5 FM - Alentejo).

Eis um "antes e depois":

Peço desculpa mas não tenho as fotografias originais: tive de recorrer a estas com a "marca de água" da Rádio Maria e com a informação da linha telefónica para donativos :-[

Ficou uma obra pobre, mas penso que substancialmente melhor do que a que existia antes:
- Substituição do telhado, ligeiras melhorias no isolamento, pintura...

ruicleto

• Hero Member
« Responder #164 em: Março 15, 2024, 03:27:13 pm »
A Rádio Maria (Portugal), como sabem, vive só dos donativos dos seus ouvintes particulares: não recebe patrocínios da Igreja Católica, nem possui publicidade de anunciantes.
Pouco a pouco, e apesar das suas muitas limitações, está a iniciar obras de melhoria nos seus postos transmissores.

Envio-vos aqui, em jeito de partilha, algumas imagens das obras de melhoria do posto transmissor situado no Alto de São Pedro, em Portel (97.5 FM - Alentejo).

Eis um "antes e depois":

Peço desculpa mas não tenho as fotografias originais: tive de recorrer a estas com a "marca de água" da Rádio Maria e com a informação da linha telefónica para donativos :-[

Ficou uma obra pobre, mas penso que substancialmente melhor do que a que existia antes:
- Substituição do telhado, ligeiras melhorias no isolamento, pintura...

Espero que também limpem a zona envolvente... ;)