Espectro radioeléctrico > VHF-FM

Monte da Virgem - questões técnicas

<< < (6/6)

pdnf:

--- Citação de: AG em Novembro 18, 2025, 04:57:22 pm ---Nem mais.

Mas não fugiremos mais do assunto do tópico, se for possível.

--- Fim de Citação ---
Por acaso, AG, talvez não fosse mau mover estas últimas mensagens para o tópico da estação respetiva. Peço desculpa pelo offtopic, e, já agora, agradeço a explicação. Os outros dizem "eu não sou jurista", eu digo "eu não sou Engenheiro!". Pese embora goste bastante desta parte, de descobrir os pontos cegos, ou as captações exotéricas, a verdade é que só hoje compreendi que o objetivo dos refletores não é apenas fazer barreira ao sinal, mas também (talvez principalmente?), direcionar o mesmo. Na minha cabeça, o objetivo seria limitar a expansão do sinal para a zona de outro emissor, não exatamente reforçar a cobertura numa dada direção.


--- Citação de: Memorias da Radio em Novembro 18, 2025, 04:38:06 pm ---Justifica sim. Os reflectores são para procurar assegurar níveis de sinal em Gondomar dada a lógica do concelho. Tu em Gondomar tens várias zonas em que a Sudoeste, como todos os emissores do Monte da Virgem, pode sofrer ou sofre mesmo, e a ANACOM forçou o operador a colocar reflectores por essa ordem de razão, porque tem que assegurar cobertura do concelho do alvará.

Vou te só dar dois exemplos: na zona da Foz do Sousa, uma série de áreas em Jovim, tens depois uma área urbana bastante intrincada a caminho de Fânzeres que dificulta a propagação do sinal... terá sido talvez mais as duas primeiras a justificar os reflectores.

A consequência dos reflectores para sul é que a Sudoeste tem duas ou três zonas em Espinho em que perde quase integralmente o sinal, ao contrário dos emissores do Monte da Virgem. Mas é necessário. O sinal é depois mais forte que as outras em Gondomar, Paredes, Penafiel mesmo, por aí fora.

Ah, e o Minhéu capta-se em Santa Maria da Feira, especialmente mais para o interior do concelho. A RCF que o diga. Isso vem proteger a cobertura nacional, é uma proteção a que a RFM tem direito.

--- Fim de Citação ---
Agora vou fazer de advogado do Diabo. Imagino que além da conta da eletricidade, o que é que impediria a Sudoeste de ter x elementos radiantes na torre, que permitissem assegurar uma cobertura eficaz do concelho de Gondomar, e Y que estivessem sem os mesmos? Falo especificamente no caso de frequências, como esta, sem pressão numa dada direção, neste caso, para sul. É que, curiosamente, a pressão da Sudoeste está mesmo para onde apontam o sinal, e, aí sim, faz sentido ter esse direcionamento, porque, caso contrário imagino que em zonas mais altas do concelho de Gondomar, efetivamente, se pudesse levar pancada de criar bicho da RFM.

A RFM tem direito à proteção, como nacional, de um emissor do Minhéu a mais de 100km? Tenho algumas dúvidas, confesso, quando tem 3 excelentes frequências a se ouvirem em Santa Maria da Feira.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[*] Página anterior

Ir para versão completa