Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 498461 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Rádio Observador
« Responder #3600 em: Abril 19, 2025, 09:17:32 pm »
Ainda nada? Inadmissível numa rádio destas.

Em 88.1 ainda está off. Emissão a Norte, só em 98.4 neste momento.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #3601 em: Abril 19, 2025, 10:40:41 pm »
Ainda nada? Inadmissível numa rádio destas.
O tempo também não está a ajudar nada. Está uma noite de temporal.

joao_s

• Hero Member
« Responder #3602 em: Abril 19, 2025, 11:17:35 pm »
Isso é caricato, uma ventania com trovoada banal e os emissores ficam off como se fosse uma tempestade medonha. Mas, o donut, o buraco de sinal em Coimbra é de um atraso, isso sim, medonho.

---// CURIOSIDADES /---
Como toda a gente sabe, Tóquio é a cidade mais povoada do mundo, com cerca de 37 milhões de habitantes. A primeira torre de comunicações de Tóquio (Tokyo Tower), inaugurada em 1958, foi inicialmente projetada como estrutura de suporte para antenas de rádio e televisão. A construção foi inspirada na Torre Eiffel e conta com 333 metros de altitude. Na ilustração seguinte, pode ver-se como a estrutura se enquadra na perfeição com a paisagem urbana envolvente (clique para aumentar/diminuir).

Como a torre não era suficientemente alta para suportar a radiodifusão digital terrestre, foi construída a Tokyo Sky Tree, a mais alta torre de transmissão digital com 634 metros, inaugurada em 2012 (comparativamente, esta torre tem uma altitude equivalente aos emissores de Montejunto). Idem para a coerência arquitetónica com a área urbana envolvente.

Permitam-me a ironia, por cá, nos antípodas disto tudo, é como se os sinais de rádio fossem emitidos com paus e pedras. Maior atraso é impossível.
Nem Coimbra conseguem colocar sinal decente da Rádio Observador.

---

pdnf

• Hero Member
« Responder #3603 em: Abril 19, 2025, 11:35:24 pm »
Atenção, parece-me claramente que 98.4 estão com mais força, para compensar a queda de 88.1. Mal ligo, entra o RDS e o RT, o que não costuma, de todo, ocorrer.
Já sem cortes.
Neste momento, mantem-se off, em torno do Porto, apenas a Linear (88.6), NoAr (97.1) e Observador (88.1). A In4media (106.3) e a MFM (89.0) já estão de novo a emitir.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Danl

• Hero Member
« Responder #3604 em: Hoje às 10:23:31 am »
Atenção, parece-me claramente que 98.4 estão com mais força, para compensar a queda de 88.1. Mal ligo, entra o RDS e o RT, o que não costuma, de todo, ocorrer.
Já sem cortes.
Neste momento, mantem-se off, em torno do Porto, apenas a Linear (88.6), NoAr (97.1) e Observador (88.1). A In4media (106.3) e a MFM (89.0) já estão de novo a emitir.

Atualização (10:15)

A Observador (88.1) já emite. A In4media (106.3) novamente sem sinal e a NoAr (97.1) idem aspas, o que permite que a Rádio Vizela (97.2) deixe bom sinal nesta zona de Gaia.

A minha dúvida subsiste: estarão todas as três (Observador, In4media e NoAr) na mesma torre? Pergunto isto, porque encontro-me a cerca de 25 km da Vacaria, em linha reta. Consigo vê-la ao longe, embora de forma ténue, e por estranho que pareça o emissor de Oliveira de Azeméis é aquele que melhor se capta por aqui. Daí ter colocado a hipótese de o terem deslocalizado para a Serra da Freita.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #3605 em: Hoje às 10:33:03 am »
Já sem cortes.
Não notei diferenças.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #3606 em: Hoje às 01:14:01 pm »
A esta hora a NoAr 97,1 já emite normalmente.

Quanto à localização dos emissores, NoAr 97,1 e Observador 88,1 emitem a partir da mesma torre e Informédia 106,3 numa outra torre na Vacaria.

Danl

• Hero Member
« Responder #3607 em: Hoje às 03:47:55 pm »

Quanto à localização dos emissores, NoAr 97,1 e Observador 88,1 emitem a partir da mesma torre e Informédia 106,3 numa outra torre na Vacaria.

Muito obrigado pela explicação. Realmente faz sentido NoAr e Observador partilharem a mesma torre (à semelhança do que acontece em Santa Eufémia).
Das três, a Informédia é (mesmo com 1 kW) é a que deixa o sinal menos forte nesta zona da Serra de Canelas (a cerca de 25 km da Vacaria, em linha reta). A NoAr surpreende pelo sinal e respetiva cobertura, apenas com 0.5 kW, quase ao nível da Observador com 1 kW (ambas na mesma torre)

Off topic : ainda de Oliveira de Azeméis, parece-me que se cometeu um tremendo erro ao deslocalizar o emissor da AZ FM para o interior da cidade porque os 89.7MHz são literalmente abafados pela RFM do Sameiro. Antigamente chegava na perfeição à cidade de Matosinhos.

pdnf

• Hero Member
« Responder #3608 em: Hoje às 05:12:43 pm »
Já sem cortes.
Não notei diferenças.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Imagino que não, estás em Matosinhos, mas aqui pelo sul de Gaia, notava-se e bem. Ligar o telefone e entrar logo o RDS e o RT, e não ter aquele efeito de ruído a entrar... hoje, já está a emitir 88.1 e voltou ao normal, dificuldade grande em logar o RDS em 98.4 e distorção. Se não aumentaram para tentar colmatar a falha de 88.1, a outra hipótese que elenco é que também a M80 Coimbra, que a uns 500m da minha localização, consegue deixar sinal, estivesse desligada também.

Muito obrigado pela explicação. Realmente faz sentido NoAr e Observador partilharem a mesma torre (à semelhança do que acontece em Santa Eufémia).
Das três, a Informédia é (mesmo com 1 kW) é a que deixa o sinal menos forte nesta zona da Serra de Canelas (a cerca de 25 km da Vacaria, em linha reta). A NoAr surpreende pelo sinal e respetiva cobertura, apenas com 0.5 kW, quase ao nível da Observador com 1 kW (ambas na mesma torre)

Off topic : ainda de Oliveira de Azeméis, parece-me que se cometeu um tremendo erro ao deslocalizar o emissor da AZ FM para o interior da cidade porque os 89.7MHz são literalmente abafados pela RFM do Sameiro. Antigamente chegava na perfeição à cidade de Matosinhos.
Por aqui, acho que o sinal da NoAr ainda é de longe melhor do que o da Observador, em 97.1 tem logo RDS e RT, mas não tem a mesma pressão que tem os 88.1, com a Antena 2 de Braga, isto apesar das melhorias significativas na Observador há uns tempos. 106.3, mal ou bem, padece do problema da RFM de Lamego ou Santa Justa. Na prática, nenhuma das três, consegue ser maravilhosa.
« Última modificação: Hoje às 05:16:52 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.