Espectro radioeléctrico > VHF-FM
Análise de espectro VHF-FM
ruicleto:
--- Citação de: MPXpower em Janeiro 11, 2026, 06:09:45 pm ---
--- Citação de: ruicleto em Janeiro 11, 2026, 06:00:31 pm ---Não há RFM ou RR?
--- Fim de Citação ---
Registou os 90,4 para a RFM por exemplo, mas como o sinal se encontra no limiar da validação do RDS, o mesmo não o registou.O setup é simples, como referi, e a recolha foi feita no centro da cidade.
--- Fim de Citação ---
Para rádios ditas nacionais - RFM e RR, a cobertura deixa muito a desejar numa capital de distrito...
pdnf:
--- Citação de: ruicleto em Janeiro 11, 2026, 08:01:17 pm ---Para rádios ditas nacionais - RFM e RR, a cobertura deixa muito a desejar numa capital de distrito...
--- Fim de Citação ---
Tem de existir algum problema, a menos que, em meses, tenha mudado algo de muito significativo na RFM, porquanto, das de Gaia, as que melhor chegam a Viana são, sem dúvida 93.7 e 104.1, curiosamente, a ponto de esta última conseguir anular a Antena 3 de Valença do Minho em 104.0. Mesmo no Muro, os 90.4 da RFM, graças a terem a potência de todos os outros, fazem-se ouvir melhor, contudo, e isso, aqui por Gaia consigo confirmar, para um mesmo, ou até para um melhor nível de sinal do que o das antenas ou da TSF, o PS demora mais a entrar, no caso dos emissores da RR. No Muro, isso é particularmente notório.
Memorias da Radio:
Curioso que para a frequência da RR ex-Sim (101.1) regista PI mas não PS, que estupidez tremenda...
E depois... 90.4 da RFM com noise ordens de magnitude superior à Antena 1 a sair do mesmíssimo sítio, quando as duas são as únicas frequências autorizadas a sair do Muro com 20 kW PAR. Deve estar com potência reduzida a 2 kW ou menos.
O valor de sinal e noise para 105.3 (que é a TSF) é um bocado enganador, a captação é inconsistente em Viana, apesar de comportar bastante bem para algo que sai de Valongo e muito especialmente para a distância. Já para o caso do Marão é um bocado decepcionante não logar RDS, mas pronto, pode ser equipamento mais antigo na casa do emissor.
Os emissores em pior estado no Alto Minho a serem claramente os do grupo R/Com. Ficam mal na fotografia.
pdnf:
--- Citação de: Memorias da Radio em Janeiro 13, 2026, 05:13:47 am ---Curioso que para a frequência da RR ex-Sim (101.1) regista PI mas não PS, que estupidez tremenda...
E depois... 90.4 da RFM com noise ordens de magnitude superior à Antena 1 a sair do mesmíssimo sítio, quando as duas são as únicas frequências autorizadas a sair do Muro com 20 kW PAR. Deve estar com potência reduzida a 2 kW ou menos.
O valor de sinal e noise para 105.3 (que é a TSF) é um bocado enganador, a captação é inconsistente em Viana, apesar de comportar bastante bem para algo que sai de Valongo e muito especialmente para a distância. Já para o caso do Marão é um bocado decepcionante não logar RDS, mas pronto, pode ser equipamento mais antigo na casa do emissor.
Os emissores em pior estado no Alto Minho a serem claramente os do grupo R/Com. Ficam mal na fotografia.
--- Fim de Citação ---
Isso não é nada estranho, quando o sinal é mais débil, normalmente por ser de mais longe, entra primeiro o PT, depois o PI, depois a Data e Hora, depois o PS e, se existir possibilidade, o RT.
Este Verão foi um fartar de virar frangos das Canárias, por dias a fio em agosto, e PIs consegui vários, PS nenhum. Há algumas que são um clássico só conseguir entrar PI 95% das vezes, por exemplo, os 101.1 da RR, devido à pressão de Vale de Cambra ou os 93.2 da RFM quando há abertas de Monsanto, por causa de Esmoriz e do Marco, e tenho PS e RT em todas as outras, incluindo aqui TSF, AFRICA e CMRADIO. O facto de estar mais ou menos pressionada também ajuda nesse sentido.
A Antena 1 só tem 10Kw, não podiam ter mais, caso contrário, dizimavam a Rádio Clássica em Pontevedra. A única que tem 2Kw é a RFM, e que deve estar a operar aos mesmos 10Kw.
Há uns anos atrás, um técnico da R/Com disse-me que estavam a operar praticamente todos os emissores a 50% da PAR, com algumas exceções pontuais, o que me parece ser o caso dos 103.4 da RR, porque têm o mesmo exato alcance da RFM. Se estivesse com 2Kw apenas, a RFM não conseguia ouvir-se em pontos altos de Coimbra em condições boas, como é o caso da Cruz de Morouços, onde já a captei por mais do que uma vez, sem ser em propagação. Se me perguntares porque é que as Antenas do Muro chegam a Barcarena em Oeiras e a Alcabideche em Cascais, e as demais não, para mim é simples, desimpedimento de frequências. Em todo o caso, não esquecer que a RFM do Muro consegue assegurar um ponto cego de Monsanto, Montejunto e Lousã, na A8, salvo erro, na proximidade ao Bombarral, que ainda é de cerca de 1,5km, em perfeitas condições.
Em relação à TSF do Marão, de facto, sim, já viveu melhores dias, aqui até há coisa de um ano, ano e meio, em minha casa sintonizar Marão era preferencial, Santa Justa ou Lousã era igual, hoje, mesmo com a Festival, a única que mantem o PS estável é 107.4, porquanto Marão parece estar a operar com menor potência e Santa Justa leva em cima com uma espúria da RFM do Mte da Virgem. Ainda assim, consegue melhor performance que as antenas públicas, mormente a 3, que é a mais limpa.
Memorias da Radio:
Vou sintetizar a minha resposta porque estes posts de trinta linhas são um flagelo:
- Data e Hora é CT (clock time);
- Em esporádicas, por uma série de razões, a portadora onde se apoia o RDS pode não ser transportada ou estar suficientemente mal que não apareça, não conta para qualquer Totobola o que acontece em esporádicas por ser... esporádico (não por sistema);
- Em Viana do Castelo cidade não há qualquer pressão de Vale de Cambra e é quase que terreno natural para a transmissão de emissores provindos do Sameiro, embora uma rádio não tenha uma captação em condições na cidade só com eles;
- Agradeço a nota quanto à Antena 1, só torna mais grave o tema da RFM e não explica porque é que em Viana, a cerca de 30km do Muro, a captação tem aquele nível de noise, dado que em termos comparáveis não seria de esperar tamanha quebra a essa distância do emissor e sobretudo em comparação.
- É muito fácil perceber que há uma série de emissores da R/Com que já não estão a emitir a 50% da PAR, mas possivelmente menos. Muito, muito fácil. Já houve mais reduções. Valença por exemplo nunca, jamais em tempo algum, está a emitir com 5 kW com o alcance que existe para Norte em território espanhol e com a série de falhas que apresenta dentro de portas pela estrada raiana (algumas normais), deve estar com 1 kW e mesmo isso já é dizer muito. Tem praticamente o comportamento de uma local.
- As frequências do Muro chegarem a Barcarena e Alcabideche não é qualquer "desimpedimento de frequências", é uma esporádica. O alcance máximo em FM de qualquer emissor cifra-se (como ponto de partida) pela casa dos 150km de raio, mais o que a altitude conceder, e salvo orografia que bloqueie e vários fatores, mas jamais em tempo algum 350/370km para sul por terra e em situação normal. Há limitações de propagação em FM.
Navegação
[#] Página seguinte
[*] Página anterior
Ir para versão completa