Autor Tópico: RDS  (Lida 66213 vezes)

estvmkt

• Hero Member
Re: RDS
« Responder #255 em: Maio 19, 2025, 09:22:58 am »
Rds ja emite nos 92.6

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #256 em: Maio 19, 2025, 04:18:10 pm »
Aqui no Algarve, tem estado quase todas as noites em portadora.
Volta a emitir de dia, e à noite volta ao mesmo.
Não sei se é, porventura, a ligação a algum simultâneo que está a falhar

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #257 em: Maio 19, 2025, 05:26:35 pm »
Coisa de amadores.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #258 em: Maio 21, 2025, 12:12:14 am »

Se for após as 20h é porque é o horário de emissão local que não entra na 2ª volta.

Já aparece no site referência a 92.6. O sinal chega neste momento a Espinho num rádio de cabeceira, mas com muita dificuldade, em 92.7 e misturado entre a Antena 2 e a SmoothFM 92.8, ou seja, em noite de propagação favorável. Vou andar um bocadinho pela zona para perceber como está agora a performance (mas sobretudo é para espairecer e meramente académico), já digo qualquer coisa por aqui. Eu sei o que é que os 92.6 faziam, portanto saberei se houve alterações.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #259 em: Maio 21, 2025, 12:58:08 am »
Okay, tenho novidades.

Não se ouve. lol

Arredores de Espinho até à Av.32 ainda inteligível em 92.65 mas impossível de ouvir, demasiadas entradas da Antena 2. No centro de Espinho, a arte que toca toca mesmo sem misericórdia. Nem mesmo em Anta, que beneficia sinais a sul, é possível abstrair da força da rádio pública.

A captação é rigorosamente a mesma à que se verifica em dias normais de propagação até (o rádio de cabeceira é que é mesmo bom), a única diferença é que tem a modulação muitíssimo mais alta do que algum dia a RCP FM / 92.6 FM teve, bem como a equalização é muito mais agressiva, e é só essa mesmo a diferença.

Portanto não se vai ouvir nem em Espinho, nem em Gaia, nem no Porto nem em lado nenhum do Norte, o que me deixa satisfeito. Claro que se se lembram de mudar para outra frequência - tenho um certo prazer sádico em dizer isto aqui... - podem vir a ser captáveis no Porto, não com um bom sinal, mas sim.

pdnf

• Hero Member
« Responder #260 em: Maio 22, 2025, 01:36:20 am »
Okay, tenho novidades.

Não se ouve. lol

Arredores de Espinho até à Av.32 ainda inteligível em 92.65 mas impossível de ouvir, demasiadas entradas da Antena 2. No centro de Espinho, a arte que toca toca mesmo sem misericórdia. Nem mesmo em Anta, que beneficia sinais a sul, é possível abstrair da força da rádio pública.

A captação é rigorosamente a mesma à que se verifica em dias normais de propagação até (o rádio de cabeceira é que é mesmo bom), a única diferença é que tem a modulação muitíssimo mais alta do que algum dia a RCP FM / 92.6 FM teve, bem como a equalização é muito mais agressiva, e é só essa mesmo a diferença.

Portanto não se vai ouvir nem em Espinho, nem em Gaia, nem no Porto nem em lado nenhum do Norte, o que me deixa satisfeito. Claro que se se lembram de mudar para outra frequência - tenho um certo prazer sádico em dizer isto aqui... - podem vir a ser captáveis no Porto, não com um bom sinal, mas sim.
Nem sabia que a RDS já estava nos 92.6, mas cheguei a Espinho, mesmo à linha de costa, pouco depois das 21h, tinha o carro parado na Rua 31, e eram os 96.5 que estavam sintonizados, mas a levar com entradas dos 96.4 da M80 (que já agora, impedia a Metropolitana de logar, mas a Mega não), pelo que dei uma espreitadela ao espectro. Fui a 92.6 ver a Observador de Rio Maior, e nada, só mesmo a Antena 2. Voltei a ir à frequência já em São Félix da Marinha, e nada igual.
Hoje a propagação estava forte, entrava tudo de Monsanto, Montejunto e Maunça/Sra do Monte, a Provincia estava a cilindrar a Maria.

Agora, é esperar pelo fim-de-semana, porque, como já aqui tenho reportado, não é raro a Antena 2 ficar mais permeável às investidas da Pampilhosa ao final de semana. Tem de se ver também a zona junto ao aterro de Sermonde, e junto ao Grijó Outlet, onde a Antena 2 também tinha sempre dificuldades com a frequência do Luso. Podem ter optado por, também, ter a potência mais baixa, ou o emissor direcionado a Coimbra. É pena, estive na cidade dos estudantes hoje, poderia ter testado. Agora, só lá conto voltar mais pelo Verão dentro, mas se alguém da zona quiser dar feedback.

Há sempre a hipótese dos 103.9, embora a M80 Fafe agora também já não ande a dormir, como andou muitos anos.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #261 em: Maio 22, 2025, 10:28:57 pm »
Nem sabia que a RDS já estava nos 92.6, mas cheguei a Espinho, mesmo à linha de costa, pouco depois das 21h, tinha o carro parado na Rua 31, e eram os 96.5 que estavam sintonizados, mas a levar com entradas dos 96.4 da M80 (que já agora, impedia a Metropolitana de logar, mas a Mega não), pelo que dei uma espreitadela ao espectro. Fui a 92.6 ver a Observador de Rio Maior, e nada, só mesmo a Antena 2. Voltei a ir à frequência já em São Félix da Marinha, e nada igual.
Hoje a propagação estava forte, entrava tudo de Monsanto, Montejunto e Maunça/Sra do Monte, a Provincia estava a cilindrar a Maria.

Agora, é esperar pelo fim-de-semana, porque, como já aqui tenho reportado, não é raro a Antena 2 ficar mais permeável às investidas da Pampilhosa ao final de semana. Tem de se ver também a zona junto ao aterro de Sermonde, e junto ao Grijó Outlet, onde a Antena 2 também tinha sempre dificuldades com a frequência do Luso. Podem ter optado por, também, ter a potência mais baixa, ou o emissor direcionado a Coimbra. É pena, estive na cidade dos estudantes hoje, poderia ter testado. Agora, só lá conto voltar mais pelo Verão dentro, mas se alguém da zona quiser dar feedback.

Há sempre a hipótese dos 103.9, embora a M80 Fafe agora também já não ande a dormir, como andou muitos anos.

A sensação que tenho - e já tinha antes - é que a Antena 2 reduz a potência ao fim de semana, por alguma razão que desconheço, porque também noto uma maior fragilidade por aqui.

Na zona de Coimbra posso dizer-te que 92.6 dominam sem qualquer dificuldade, o emissor tem bastante força, chega a ser melhor que a M80 a sair de Coimbra em termos de força de sinal (num cômputo muito geral). Em Aveiro cidade sofriam entradas da Antena 2 mas ainda era razoavelmente possível de escutar.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #262 em: Maio 23, 2025, 05:34:30 pm »
Novas vozes nas tardes da RDS, Joana Simoes e Sandro Bernardo...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #263 em: Maio 23, 2025, 07:07:10 pm »

Até tenho medo...

tuscano332

• Hero Member
« Responder #264 em: Maio 23, 2025, 07:37:09 pm »

Sim têm de fazer algo, nem aparecem na lista das rádios nas audiências, enquanto a CMR já aparece 0,5%. Mas é como sempre disse, aquilo é a Helena Almeida, em segundo o Bicho que nem é muito mau e depois esquece o resto morreu, Além de a playlist ser fraca e com exagero enorme de música portuguesa, mas já não ouço faz algum tempo.

pdnf

• Hero Member
« Responder #265 em: Maio 23, 2025, 07:50:04 pm »
Convinha melhorarem a indexação, porque quando se pesquisa a primeira entrada é:

"Sandro matou a filha com uma pancada na cabeça!".
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #266 em: Maio 23, 2025, 09:25:16 pm »
Entretanto o Flávio Sequeira também saiu da programação... porque também é do Benfica desde pequenino.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #267 em: Maio 23, 2025, 09:29:23 pm »
Convinha melhorarem a indexação, porque quando se pesquisa a primeira entrada é:

"Sandro matou a filha com uma pancada na cabeça!".

Aquele cuidado e atenção que são sempre vigentes.

Vão buscar gente (side-kicks) à peninsula de Setúbal como se pudesse ser a referência para os vários pontos da emissão... com Lisboa ao lado. Aquela carolice eterna que eu jamais entenderei, e não só para isto, para muita coisa mesmo nessa região. Mas continuem a tentar e a gastar dinheiro.

Há mais alterações nos painéis, de acordo com o site, e parece-me que houve mais gente a ir: a Paula Pinto ficou para 05/07h (exatamente quantas pessoas escutarão às 5 da manhã? É só para imitar a Comercial?) e está a fazer locais agora em 12-16.

O Filipe Carmo está agora isoladamente a fazer cinco locais (!) em 20-22, e o Flávio Sequeira deixou de animar aos dias úteis, está agora o Hugo Saraiva que penso que seja o sonoplasta no Lounge, também a animar para 5 locais. De grelha também desapareceu o Expresso da Madrugada com o Vítor Mendes já há muito.

O Flávio Sequeira só faz Domingos à noite e eu suspeito que isso esteja a ser assim apenas, ou por desatualização do site, ou porque já deixou takes pré-gravados daqueles que se podem passar em qualquer altura do ano, parece improvável que alguém vá para a antena só para estar 1 dia por semana.

Ou seja: estenderam os emissores e cortaram na grelha na mesma exata medida. Nem mais, nem menos.

Entretanto o Flávio Sequeira também saiu da programação... porque também é do Benfica desde pequenino.

Sem palavras.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #268 em: Maio 24, 2025, 02:04:06 am »
Esta sexta-feira, o speaker do SLB era o animador de serviço no programa da tarde.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #269 em: Maio 28, 2025, 10:55:00 pm »
Era só atualização do site (ou última emissão gravada), o Hugo Saraiva está agora também a fazer os Domingos.

Como parece que quase que vai "a reboque" do que vou aqui escrevendo, aqui vai mais uma: embora isso já esteja atualizado na página de programação, o GIF/banner lateral que aparece exclusivamente na versão para computadores ainda tem... o Flávio Sequeira a fazer 22-00h no Lounge. A rever.

92.6 já aparecem com a identificação "Aveiro/Coimbra" também (estavam só "92.6"). Coimbra está correto, Aveiro é um pouco esticado por causa da Antena 2, maaaaaas pronto... mas pronto.