Autor Tópico: Repto à Antena 1, Rádio Renascença, TSF e restantes rádios  (Lida 3927 vezes)

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
Re: Repto à Antena 1, Rádio Renascença, TSF e restantes rádios
« Responder #15 em: Março 12, 2022, 08:26:25 pm »
Estávamos em 1991, com locais dadas há 1/2 anos e grelhas estritas para seguir pela AACS. Dois incumbentes (RDP e RR) bastante fixos e mesmo um pouco monolíticos a espaços. Não, não aconteceu nada remotamente similar, nem poderia. Mesmo esta iniciativa da Comercial só é feita porque difundir pelo online fica barato e os recursos já existem.

Embora suspeite que também a Bauer possa já ter mão. Tenho notado certas mudanças…

Quanto aos 15 minutos para locais: a avaliar pelo tratamento magnífico que a generalidade delas dá a simples programas de distribuição, e quando é incomparavelmente mais barato pagar a uma rádio com mais audiência das nacionais para o fazer que multiplicar 150€ por uma centena de rádios por exemplo, acho que nem chega propriamente a ser uma questão…

Não dizia para pagar a todas. Há coberturas sobrepostas, meia dúzia delas seria suficiente. Por exemplo, em Aveiro, os 103.2 da Regional de Arouca  chegam a todo o distrito, seria suficiente uma rádio. Seriam também simultâneos com a RDP África. Penso que mexer nas nacionais, seria um bocadinho complicado, porque 99,9% dos ouvintes não perceberiam nada. Aliás, por alguma razão a Comercial remeteu para a net. Uma outra solução que não sei se seria viável: até que ponto a Onda Média daria resposta a essa necessidade? É que se desse, seria a melhor solução, permitindo emitir 24/h dia, o que seria o ideal até.

A minha pergunta sobre a Bósnia foi mesmo genuína, não no sentido de não deu na altura, não se faça agora também.

A Rádio Regional de Arouca chega a todo o Distrito em boas condições?

A percepção que tenho é que sim, chega. Diria que até ligeiramente melhor que os 101.0 da Cidade FM de Vale de Cambra que também tem emissor na Serra da Freita.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdf

• Visitante
« Responder #16 em: Março 13, 2022, 12:24:26 pm »
O emissor da RRA está num pico mais a norte (perto de São Pedro Velho), ou seja, está na "pontinha" da serra com terreno desimpedido para o Porto.

Tanto do emissor da Cidade como do da RRA é possível ver a cidade do Porto a olho nu, em dias limpos. A diferença é que a rádio de Arouca tem frequência mais desimpedida (Cidade leva com RR Braga) e o sinal não se dissipa em terreno plano da serra para norte, como acontece com os 101,0 MHz.

Atento

• Hero Member
« Responder #17 em: Março 13, 2022, 12:31:40 pm »
Estávamos em 1991, com locais dadas há 1/2 anos e grelhas estritas para seguir pela AACS. Dois incumbentes (RDP e RR) bastante fixos e mesmo um pouco monolíticos a espaços. Não, não aconteceu nada remotamente similar, nem poderia. Mesmo esta iniciativa da Comercial só é feita porque difundir pelo online fica barato e os recursos já existem.

Embora suspeite que também a Bauer possa já ter mão. Tenho notado certas mudanças…

Quanto aos 15 minutos para locais: a avaliar pelo tratamento magnífico que a generalidade delas dá a simples programas de distribuição, e quando é incomparavelmente mais barato pagar a uma rádio com mais audiência das nacionais para o fazer que multiplicar 150€ por uma centena de rádios por exemplo, acho que nem chega propriamente a ser uma questão…

Não dizia para pagar a todas. Há coberturas sobrepostas, meia dúzia delas seria suficiente. Por exemplo, em Aveiro, os 103.2 da Regional de Arouca  chegam a todo o distrito, seria suficiente uma rádio. Seriam também simultâneos com a RDP África. Penso que mexer nas nacionais, seria um bocadinho complicado, porque 99,9% dos ouvintes não perceberiam nada. Aliás, por alguma razão a Comercial remeteu para a net. Uma outra solução que não sei se seria viável: até que ponto a Onda Média daria resposta a essa necessidade? É que se desse, seria a melhor solução, permitindo emitir 24/h dia, o que seria o ideal até.

A minha pergunta sobre a Bósnia foi mesmo genuína, não no sentido de não deu na altura, não se faça agora também.

A Rádio Regional de Arouca chega a todo o Distrito em boas condições?

A percepção que tenho é que sim, chega. Diria que até ligeiramente melhor que os 101.0 da Cidade FM de Vale de Cambra que também tem emissor na Serra da Freita.

Sendo assim, se houver uma boa organização da colocação dos emissores, seria possível libertar espectro...

Seria possível haver menos emissores, mas com mais potência?

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #18 em: Março 13, 2022, 01:06:56 pm »

Sendo assim, se houver uma boa organização da colocação dos emissores, seria possível libertar espectro...

Seria possível haver menos emissores, mas com mais potência?

Isso é o que venho dizendo há muito, a par com o fim dos alvarás das locais e evolução para um modelo de rádios regionais. Parece-me também que existem sobreposições excessivas de rádios nacionais, que não sei até que ponto se justificam. Por exemplo, as microcoberturas das nacionais para Valongo, que só acontecem para quem tem emissores em Lamego e não no Marão. Não seria preferível tê-los todos no Marão. Outro exemplo: emissores de potência nacional em Braga (com exceção da Comercial que não tem Muro) são, a meu ver, totalmente injustificados, sendo polémico, quiçá até no Monte da Virgem essa questão se coloque.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #19 em: Março 15, 2022, 07:44:47 pm »
A Rádio Comercial Ucrânia começa a emitir amanhã às 9h com Marcos Fernandes e Viktoriya Starchenko, antiga apresentadora do programa Nós na RTP2.