Mais renovações de alvarás:
M80 Coimbra
Rádio Voz da Raia
Mega Hits Sintra
Rádio Ecos da Raia
CAPSAO
Rádio Lafões
Em relação à Mega de Sintra, a ERC acho que copiou uma das outras deliberações e colou: não há menção à ausência de RDS nacional nas horas do serviço em parceria, o que se diga, é obrigatório pela lei da rádio (designação comum em antena), mas onde se vê isso é na parte em que falam que ouviram o GNO... ora, o painel das meninas não passa no serviço de Sintra.
Outra coisa que a Mega deveria ter cuidado é com a indicação das frequências sem indicação da cidade a que respeitam. 90.6 em Lisboa é Antena 2, ou 96.5 a Renascença. Mal a ERC. Claro que o alvará deveria ser renovado,
não é isso que está em causa, deve é ser-se exigente, senão o papel do regulador fica limitado a ser um cobrador de taxas. A parte de exigirem o estatuto editorial atualizado, enfim! Sem comentários, ERC.
(By the way, Mega atenção às idas à nacional da emissão de Sintra, como aconteceu um destes fins-de-semana, incluindo o "Estás a ouvir a Mega Hits Sintra 88.0!", seguido de informações locais. Calha de ser num dos dias em que fazem audição a uma das rádios, e estão tramados, por esta lei, que enfim...).
Rádio Ecos da Raia... bom, por este nome, tenho dúvidas de que seja conhecida. Rádio Monção, provavelmente, mas Rádio Vale do Minho será a hipótese mais provável. Há um ponto que acho muito estranho. Conhecem alguma rádio que não disponibilize no website a emissão online? É que esta não o faz. Curiosamente, a Vale do Minho também não. Tanto quanto é sabido existe uma retransmissão de serviços nas rádios Cerveira, Monção, Melgaço e Valença, eu próprio já tive oportunidade de verificar tal in loco. Penso que a única que emita o serviço RDS é a Cerveira, a de Valença praticamente não se escuta, igualmente a Inês Negra, aka Melgaço. Há aqui alguma coisa que não me parece bater muito certo. Passou, ótimo! Mais vale uma rádio decente numa região muito despovoada do que 5 jukebox. Mas é para isto que se tem de abrir os olhos ao legislador. Para além disso, pegaram com a questão dos programas da Assembleia de Deus, por considerarem que não são espaços de programação própria do operador. Vamos ver se o critério se mantem noutros alvarás.
Primeira M80, a de Coimbra, com ficha totalmente limpa, como seria de esperar.
Rádio Lafões, é alertada a impossibilidade de partilha de programas com a Rádio Imagem, a existência ao fim-de-semana de apenas dois noticiários, bem como do não registo no Portal das Quotas de Música Portuguesa.
Rádio CAPSAO, não faz registos nem de música portuguesa, nem no portal da transparência, desde 2020.
Rádio Voz da Raia, Penamacor, ficha totalmente limpa.
Foram renovados também os alvarás da ALIVE FM (Sátão), com ficha totalmente limpa, e da Riba Távora (Moimenta da Beira), neste último caso, alertando para a necessidade de existirem noticiários aos Domingos e para a necessidade de se registarem no portal da música portuguesa.
Uma nota: penso que estas fiscalizações seriam mais eficientes se a ERC fosse, por ela própria, gravar as emissões de FM. Não sei até que ponto não poderá existir algum operador com tentação de adulterar os conteúdos apresentados.