O que foi noticiado pela Revista Blitz foi:
As frequências das rádios SBSR e Festival, até aqui detidas pela Música no Coração, de Luís Montez, foram vendidas pelo empresário à Medialivre, proprietária do jornal “Correio da Manhã” e da estação de televisão “CMTV”.
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) aprovou a venda das frequências da rádio SBSR (90,4 MHz em Lisboa) e da Rádio Festival do Norte (94,8 MHz no Porto). Os novos proprietários das frequências poderão assim lançar a sua própria estação, sabendo-se que têm registado na ERC o nome “CM Radio”.
Estou expectante sobre o que vai acontecer... e quando...
A Blitz sabe tanto como nós, ou como a Agência Lusa que é de onde essa notícia vem.
Afinal de contas não foram vendidas apenas as frequências das rádios, mas sim TODO O CAPITAL SOCIAL... e este tópico tem tido os últimos comentários muito enviesados (e até mesmo uma resposta "seca", e desadequada, que obtive). O que, na verdade, a Agência Lusa partilhou foi (inclusive) que:
«A Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) autorizou a Medialivre, dona do Correio da Manhã, CMTV, Negócios, entre outros, a comprar as rádios SBSR e Festival do Norte à promotora Música no Coração.
Segundo as deliberações publicadas na página do regulador, em 19 de fevereiro deu entrada na ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social um pedido da Sociedade Franco Portuguesa de Comunicação, titular da licença da Rádio SBSR, para autorização prévia de alteração de domínio.
“Requer o operador autorização para transmissão da totalidade do capital social, atualmente detido por Música no Coração, Sociedade Portuguesa de Entretenimento, Unipessoal, Lda., a favor de Medialivre, S.A.”, lê-se no documento.
[...]
Na mesma data, deu também entrada na ERC um pedido de alteração de domínio da Rádio Festival do Norte para a Medialivre.
Nos dois casos, o regulador decidiu “deferir o pedido de autorização prévia para a cedência da totalidade do capital social”.»
Ora isto muda totalmente o cenário do que se tem comentado sobre a manutenção, ou não, da SBSR e da Festival.
O Montez não deverá acabar com a Festival. Vai, tal como fez com as outras estações, cortar o máximo que pode porque os tempos não estão para brincadeiras.
O Montez vendeu a Festival. Isto, sim, é o factual. Se se acaba ou não com ela, isso já será decisão do novo proprietário.
O erro foi meu porque parti do pressuposto que fosse evidente a toda a gente que não se vendem alvarás - há as chamadas "cessões", o que nunca foi dito aqui - mas sim empresas proprietárias dos alvarás.
E mais uma vez, essa notícia não dá rigorosamente nada de novo face ao conteúdo das deliberações da ERC. Links que eu partilhei aqui! Eu só posso ser "seco", lamento.
Ainda assim, tal é irrevelante porque não muda nada do que tem vindo sendo dito aqui, as marcas relacionadas com a "Rádio SBSR" estão registadas pela UNICER - BEBIDAS DE PORTUGAL, SGPS S.A..
A "Rádio Festival" nem sequer está registada - pelo menos não a encontrei registada pela empresa Rádio Festival do Norte, S.A., nem por Luís Montez, nem pela Música do Coração, Lda..
Portanto à partida Luís Montez pode colocar a SBSR e/ou a Festival numa das outras frequências que detém. No caso da Festival é um pouco mais dúbio, mas também não estou a ver a Medialivre colocar qualquer obstáculo.