Estações de radiodifusão > Rádios locais
Antena Livre - 96,7 MHz Abrantes
O Bigode do Sala:
Caros camaradas de fórum!
Hoje, a Antena Livre completa 39 anos, estando a realizar uma emissão especial para comemorar tal efeméride.
Sendo herdeira de todo o historial da R.A.L., esta estação da minha zona entrou para os anais das rádios pirata em Portugal, liderando o Movimento das Rádios Livres, de que António Colaço (pai da jornalista Rita Colaço da Antena 1) era uma das alavancas, contra o monopólio RDP / RR.
Muita coisa mudou de 1989 até à actualidade, tendo a R.A.L. falido em 1997, sendo a Rádio Tágide de Tramagal a única estação radiofónica no municÃpio de Abrantes, até que, em 2001, o Grupo Lena adquiriu o Alvará de Emissão, renascendo a rádio abrantina como Antena Livre.
Para mais informações:
https://www.antenalivre.pt/radio-antena-livre/
Saudações!
Enviado do meu 5048U_EEA através do Tapatalk
Julio Carvalho:
Foi a primeira rádio pirata, ainda antes do advento das rádios locais, foi realmente a percursora.
A grande alma do projecto foi o António Colaco, na altura profissional da RDP, que criou um movimento para a legalização das rádios locais.
Lembro me do num fim de semana, ter ido propositadamente a Abrantes, só para ouvir o que na altura era uma verdadeira novidade. Um Sábado inteiro, passado nesta terra, só para ouvir a rádio.
Acompanhei tudo isto através do jornal de espectáculos, que havia na altura, o mÃtico Sete, que fez uma grande cobertura da criação desta também mÃtica, RAL, Rádio Antena Livre.
AG:
Há quem diga que as primeiras rádios pirata em Portugal com impacto foram a Imprevisto e a Saturno ambas de Loures ou Odivelas, penso eu. Isto em finais dos anos 70.
Luisf662:
Em 1984 captei eu pela primeira vez a rádio pirata Voz do Entroncamento na Chamusca na altura foi uma total novidade, em Lisboa nessa altura só se ouviam as rádios nacionais RR, Antena1, Antena2, e Comercial em FM.
Enviado do meu Nexus 7 através do Tapatalk
O Bigode do Sala:
--- Citação de: Luisf662 em Janeiro 22, 2020, 12:36:02 am ---Em 1984 captei eu pela primeira vez a rádio pirata Voz do Entroncamento na Chamusca na altura foi uma total novidade, em Lisboa nessa altura só se ouviam as rádios nacionais RR, Antena1, Antena2, e Comercial em FM.
Enviado do meu Nexus 7 através do Tapatalk
--- Fim de Citação ---
Que hoje é um mero debitador de playlist com mais de 10 anos, com umas frases motivadoras a meio e uma fraca qualidade sonora.
Os estúdios são no Centro Comercial Euroshopping (ou o que resta dele), por cima do Pingo Doce.
Enviado do meu 5048U_EEA através do Tapatalk
Navegação
[#] Página seguinte
Ir para versão completa