Finalmente falamos do panorama das rádios no Alentejo.
Posso falar sobre a Rádio Singa na qual trabalhei no inÃcio do ano 2000, ainda não havia computador e onde tive o privilégio de passar músicas em vinil e a publicidade ainda era com cartuchos o que dava uma "trabalheira" a emissão fechava à s 20h. A equipa sempre foi incansável, honesta e muito dedicada à rádio embora fosse escasso o dinheiro e os meios técnicos, embora hoje já com computador, faltam vozes, a equipa é pequena mas unida e trabalhadora, fazem por amor à rádio os discos pedidos são um grande sucesso e o povo gosta deste tipo de programas, já agora falo no programa "Conversas de café" em que a equipa saà do estúdio e vai para as freguesias conversar com a população. Nas duas rádios de Beja é pecado fazer programas destes, "pensam" sempre que nas cidades as pessoas só gostam de músicas tipo M80 ou Comercial, quando ouço as locais do norte como a Barca FM vejo que se dedicam á população por aqui é pena que não seja assim, pensam que são rádios nacionais mas que só se ouvem em Beja e nos arredores.
Na voz da PlanÃcie onde também trabalhei, sempre com bons meios técnicos e bons profissionais superiores a mim em todos os sentidos, falta actualmente gente dentro da rádio e a playlist semelhante à M80 não é original de todo, só serve a região nos noticiários , programas de autor não existem só rubricas, não se arrisca e a audiência penso que tenha vindo a diminuir a Voz da PlanÃcie recordo que nos anos 90 tinha um programa da manhã que era um sucesso, acabaram os discos pedidos, que fiz com enorme orgulho e dos quais tenho saudades.gostava que a mesma (Voz da PlanÃcie), fosse um formato no seguimento da Rádio Portalegre que tem uma audiência invejável e uma variedade de programas bastante boa e sim serve a região. A Rádio Pax sempre foi o meu sonho desde miúdo, mas comecei primeiro na Rádio Singa e depois na Voz da PlanÃcie.A Rádio Pax talvez um dia chegue lá, mas falta o tempo. Falando na mesma (Pax) está vazia demais, só playlist e informação, só tem o programa da manhã com um dos melhores profissionais de Beja actualmente mas muito mal aproveitado, falta qualquer coisa aliás falta muito tanto na Rádio Voz da PlanÃcie como na Rádio Pax, aliás falta tudo, ambas com bons emissores e mal aproveitadas em todos os sentidos. Aqui por Beja, temos rádios sem meios mas com vontade de fazer mais e melhor como por exemplo: Rádio Singa, Rádio Vidigueira, Rádio Castrense e depois temos a Rádio Pax e a Voz da PlanÃcie (bom estúdio) de salientar o último investimento, a Pax mantém o estúdio antigo, mas depois falta o investimento na playlist em programas e novas vozes. Tenho saudades de ouvir o "Meia Laranja" e o programa da manhã na Voz da PlanÃcie, na Pax tenho saudades de ouvir o "Chá com Torradas" , "Há horas assim" , "Hora de Ponta", "Sequências" e o "Pecado do Anjos" eram programas de autor com boa seleção músical e dicção por parte dos locutores.
Eram tempos em que todos os painéis estavam preenchidos das 7 da manhã à meia noite, até chegou a existirem programas de autor até às duas da manhã e com ouvintes no ar, hoje é impensável com muita pena por parte de quem ouve, agora só se preenche o programa da manhã e por vezes é só o computador!!!!
Tenho que voltar às ondas hertzianas há vontade e saudades, mas falta o tempo e o bichinho anda por aqui.
Obrigado, mais alguma questão em que possa ajudar sobre o panorama radiofónico na região de Beja ??