(...)
Mas estou como o R4, não sei porquê mas tenho o feeling que às tantas Sintra vai cair. Rio Maior não me acredito.
Se assim for, “pdnf”, trata-se de persistir numa “coisa” que ninguém quer saber. A ficar vaga, 92.6, seria uma boa aposta a frequência candidata para transmitir a Rádio Observador. Segundo, “Asantosc12” a área de cobertura é bastante interessante, possibilita a interseção de sinal com os emissores de Lisboa, ou seja, seria possível ouvir a rádio durante mais de 100 km para norte, mais de 1h30 de escuta contínua. Os residentes da região, seguramente que ficariam a ganhar com a mudança de projeto em 92.6.
Eu, não vou testar as condições de receção do emissor porque o que de lá sai é inaudível.
Tem melhores alternativas a Observador, se a Lei o permitisse, até frequências livres haveriam. 92.6 têm problemas, como já for referido em Leiria, mas também sofrem com a Ràdio Clube da Pampilhosa, essa local de 1Kw que dá coça à pequena Mega para sul, mas também à gigante Antena 2 para Norte.
Pode sempre testar com o rádio sem som, quando perder o RDS é sinal que acabou. Mas também não é assim tão dramático. Há muito pior do que a Mega, embora concorde que já tenha entusiasmado mais o produto.
Na mesma localidade há um produto muito melhor e ainda por cima é feito na região: a HiperFM. Também a Cidade FM tem boa corbertura na zona, logo a Mega aqui é inútil e redundante. E acreditando nos relatos do user Asantosc12 a Mega não tem audiência na zona. Como já disse antes, o auditório ficaria a ganhar com uma rádio com um outro perfil.
Quanto à Observador, já referi algumas frequências que poderiam dar uma cobertura óptima da Zona Centro, teriam sempre de escolher duas, uma delas a norte da Serra d'Aire e outra a sul. Em suma:
No distrito de Aveiro: 100,8 Anadia, 92,6 Pampilhosa e 99,3 ou 100,0 de Águeda (teriam de deixar os 88,1 pois são do mesmo distrito; iriam cobrir Aveiro na mesma com qualidade e conseguiriam agora chegar a Coimbra, mas na zona do Porto seria diferente para pior).
No distrito de Coimbra: 104,4 Soure, 99,1 Figueira da Foz, 96,2 Condeixa, no 100,5 Vila Nova de Poiares.
No distrito de Leiria: 94,0 Leiria, 88,1 ou 95,5 Alcobaça, 100,5 Porto de Mós, 87,6 e 97,0 Pombal.
No distrito de Santarém: 98,0 ou 90,5 de Tomar, 88,4 Golegã, 100,8 Torres Novas.
Atenção aos 100.8 Torres Novas porque a MEO Sudoeste não perdoa e no concelho ao lado, no Entroncamento, há zonas sem qualquer sinal, mesmo em Santarém a coisa não é o mais famoso que já ouvi em certos pontos. Cheguei a ouvir a MEO Sudoeste junto ao CNEMA limpinha…
Para mim é inequívoco: a aposta tem que passar sempre em primeira instância pela Serra de Sicó. Com a cota que tem, é a única que garante escuta em condições de qualidade seja para Leiria (a 20kms), seja para Coimbra (a 30kms), podendo chegar à Bairrada e daí para diante andar no ping-pong em Águeda até trocar com os 88.1.
E há poucos municípios que façam fronteira com Pombal: Figueira da Foz, Soure, Ansião, Alvaiázere, Ourém e Leiria.
Desde logo Leiria exclui-se, porque se a 94 fosse para Sicó perdia-se sinal em Leiria e o que chegava a Coimbra nunca seria brilhante, por ter que estar apontada para lá. Alvaiázere
Da Figueira da Foz, os 99.1 são possíveis deslocalizando para Sicó; mesmo que tivesse que o fazer apontado para a Figueira, chegaria sempre bom sinal a Coimbra e Leiria seria próximo qb que desse para o gasto em tudo, exceto no centro absoluto. Também tem PAR apropriada para o efeito. Mesmo que levasse refletores no sentido inverso ia afetar quê? Tomar? Quem é que faz a A13 sequer? E podia levar uma micro no centro da Figueira, que asseguraria bons níveis de sinal num ponto turisticamente importante em Agosto.
Ourém/Alvaiázere têm a ABC Portugal em 92.3. Deslocalizada para Sicó, poderia obrigar a refletores; no entanto, a Coimbra não tenho dúvidas que chegaria bem. A frequência para mais é limpa, com apenas 92.1 da Maiorca, 92.5 da Antena 2, e 92.6; os 92.2 da Oliveirinha em Aveiro são demasiado fracos para fazer mossa. E também poderia levar uma micro para a localidade, talvez atenuando os efeitos da mudança, e não sei se com 50w aquela cota até não chegaria a Santarém… não sei não…
Soure tem a Rádio Popular de Soure e dada a cota à qual se desenvolve Soure e a proximidade a Pombal, duvido que precisasse de refletores. Estando em linha com Pombal, beneficia Coimbra sobre Leiria mas chegava às duas. Note-se que tem apenas 500w, o que na minha opinião põe em causa a escuta no centro de Leiria, e muito para lá de Leiria, pela dificuldade orográfica da zona, MAS para as duas dá, com esse senão.
E por fim temos uma que ainda ninguém falou: Rádio Terra Nova, 105.5 Ansião. Faz fronteira com Pombal, permite a ligação, e em Sicó cobre tudo: Pombal, Ansiao, Leiria, Coimbra, tudo. Admito que certas zonas de Ansião não se escutasse e por isso pudesse obrigar a uma micro (nem era a refletores, era mesmo a uma micro) na zona. Além disso não nos podemos esquecer que há a 105.6 em Aveiro, que na Bairrada chega lá sinal razoável, o que dificultaria a comutação.
Há no entanto um furo nesta para resolver: há uma frequência vaga e inutilizada na região de Leiria. Mais concretamente,
os 104.8 da antiga Rádio Batalha. E em 104.8, os únicos problemas que tinha seriam para lá da Bairrada com o Rádio Clube da Feira MAS como já lá tem os 88.1 com +- o mesmo diagrama de cobertura teórica… deixa de o ser. E essa frequência está mais que limpa.
Também pode ser usada essa solução com os 92.3 da ABC Portugal, não esquecer que Ourém é já distrito de Leiria e pertence à região. As outras não possuem esse problema.
Ou seja: para conseguir uma solução que apanhe dois distritos “e meio” (a Bairrada em Aveiro incluída) vai sempre dar trabalho. Mas compensa no fim. É preciso é ter cabeça, pensar bem e agir melhor.
E claro, fica depois a faltar a ligação que haja na zona Oeste e no Ribatejo, e aí… Mais Oeste, HiperFM, Benedita ou Cister, ou qualquer deslocalização para o Montejunto. Há também duas frequências livres em Santarém, a saber 92.7 (Rádio Piranha) e 89.7 (a antiga da Antena Livre, embora não seja a melhor das espingardas). Daí para diante é jogar com isso…