Estações de radiodifusão > Rádios regionais e nacionais

Rádio Comercial

(1/434) > >>

radiokilledtheMTVstar:
Tópico para discutir assuntos relacionados com a Rádio Comercial.

ZECA:
Lá vieram os dois de Lisboa para promover a rádio. Sempre o mesmo sentido. Sair de Lisboa, promover o produto lisboeta e regressar à base. O centralismo alastra a olhos vistos...

Linxtuga:

--- Citação de: ZECA em Março 04, 2016, 05:11:04 pm ---Lá vieram os dois de Lisboa para promover a rádio. Sempre o mesmo sentido. Sair de Lisboa, promover o produto lisboeta e regressar à base. O centralismo alastra a olhos vistos...

--- Fim de Citação ---

O produto também é portuense, pelo menos parcialmente e de forma minoritária. Senão nem queriam saber de coisas como estas:
» Marta Santos a fazer emissões no Porto (sim, nem sempre nas melhores horas...)
» A Comercial a acompanhar o Marés Vivas
» não me lembro de mais nada

Embora haja um peso enorme de Lisboa, há alguma presença do Porto. Diria 75/25.

Desafio o Zeca agora a uma nota na sua argumentação de que o produto é lisboeta: pesquise sobre as principais figuras atuais da rádio que emite a nível nacional e conte, por favor, quantas são e/ou vivem na Linha de Cascais e em Lisboa. E depois conte quantas são da margem sul do Tejo (bem entendido: Almada, Seixal, Barreiro, Moita, Montijo, Alcochete) e da Linha de Sintra.

Se fizer bem as contas, vai perceber que há uma maior presença, estatisticamente falando, da Linha de Cascais e de Lisboa. Isto não acontece no Grande Porto, onde é bastante mais equilibrado e homogénea a distribuição. A pergunta que lhe quero fazer, a partir da sua perspetiva exterior, é: porquê?

E já agora desafio toda a gente a pensar nisto. Porque é, de facto, uma questão relevante.

Pensemos um pouco.

Boxx:
Marta Santos: que tardes inesquecíveis na Radio Atlântico - 89,5 Matosinhos..."Rádio Pirata" era assim que se chamava o programa... Pixies, Stone Roses, Happy Mondays, The Church...enfim, um must!

ZECA:
Linxtuga:

Será que li bem?
A percentagem na Rádio Comercial de Lisboa é de 75% e do Porto é de 25%?
A Rádio Comercial, é 99,9% Lisboa, feita em Lisboa. Lá por estar num festival em Gaia e promover alguns concertos no Coliseu, tal apenas existe por questões de publicidade e venda de produto. Todo o grupo da Média Capital respira Lisboa e apenas tem um sotaque, o Lisboeta.

A M80 chega ao ponto de dizer que se está a ouvir a M80 Valongo, estando o papagaio sentado em Lisboa, neste caso a papagaia.
A Comercial é um conjunto de amigos/as que vivem em Lisboa, seja ele da Margem Sul ou Norte do Tejo. Vivem na Grande Lisboa e isso é que conta.
No Porto é mais heterogéneo o quê? Só se for a desgraça e a ausência de rádio.
No Porto quase que não há rádio, quanto mais discutir-se se moram na Foz, Boavista ou Gaia.
Fico espantado por chegar ao ponto de achar relevante e importante se os animadores da Comercial são de Cascais ou de Lisboa. O centralismo é tal que Cascais é longe.

È por isso que o país morre por causa dessa visão puramente lisboeta, mas pior, fala-se do Porto não se conhecendo a realidade actual do Porto em matéria de Comunicação social, pois ela não existe. Está morta.
Mas que raio de heterogeneidade que se refere no Porto? Estou curioso em ver que tese vem por aí..

Boxx: Saudades da Rádio Atlântico...

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa