Já agora, também na Observador, o túnel ferroviário de Chão de Maças é uma fronteira de sinais muito interessante. A sul do túnel, entram 92.6 Rio Maior+92.8 Loures, a Norte do mesmo ouvem-se 94.0 Leiria + 88.1 Vale de Cambra + 91.2 Tondela.
Entretanto, por estes dias, a frequência preferencial e dominante em Gaia é mesmo 98.4. Antigamente davam 88.1 para aqui, mas a performance de 98.4 melhorou tanto que passou a ser mesmo a preferencial. Coimbra só começa a dar pequenas entradas em partes a norte do concelho da Feira, mas muito menos que antes e bem suportável.
Por sua vez, 88.1 começa a perder o estatuto de preferencial logo à chegada a Espinho. Isto sugere-me que houve alguma alteração no mapa de irradiação do emissor de Santa Eufémia... e provavelmente perdeu-se Braga no processo, porque a manta não estica.
Sobre 88.1, hoje andei pela Baixa e confirmo que em plena Avenida dos Aliados, apanhava 98.4, só mesmo junto ao ICBAS, a descer para a Restauração, vi entrarem 88.1. Aqui no escritório, junto ao São João, mantenho a captação, mas não estou a conseguir logar o RDS, que entrava mais facilmente do que o da Antena 2. Agora, nem consigo em 88.1 nem em 98.4, mas melhor sinal de Vila do Conde, quando dantes era mais ao menos indiferente, não consigo nem numa nem noutra. Noto a Antena 2 igual ao que está desde há uns dois anos, quando mudaram os elementos no Sameiro, e ganhou muitíssima projeção para sul.
Dou nota de que ontem conseguia, ao longo da Linha do Norte, apanhar 88.1 com RDS até Pombal sempre sem problemas, daí em diante até ao túnel, morrendo Vale de Cambra, entrava Leiria, morrendo esta, entrava Vale de Cambra, mas o RDS é imediato, só é pena o meu rádio obrigar ao AF manual.
Aliás, na Linha do Norte, a rede da Observador está perfeitíssima, mas, digno de nota, a partir da Adémia costumava existir falha de sinal até ao Mondego, que se maximizava em Coimbra-B com zero sinal da Observador, e ontem, 88.1 sem quaisquer problemas. Estou a excluir da análise a local de Tondela, mas que, curiosamente, para sul, ainda morre antes de Vale de Cambra, já não chega a Pombal com sinal.
Bem como nas entradas...
Por vezes há falhas também.
Mas ultimamente tem estado melhor.
Ontem, seguramente, não entrou às 12:10, pelo menos até às 12:45, quando passei para a zona de Rio Maior, continuou a transmitir a entrevista ao filho do Otelo...