Fórum da Rádio > Conversas soltas

Centralismo

<< < (2/5) > >>

pdnf:

--- Citação de: Zeca 2021 em Junho 09, 2022, 11:46:42 pm ---Numa fila da VCI resolvi fazer zapping pelas rádios e escutar o que se conversa:

Antena 1 a falar de uma iniciativa em Lisboa.
TSF em conversa sobre algo em Lisboa.
A Observador em conversa sobre iniciativa em Lisboa.
A SBSR sobre concertos em Lisboa
A Megahits a mesma conversa sobre algo em Lisboa
A Cidade as conversas tipicas da vida em Lisboa.
A RR a mesma conversa de sempre sobre iniciativas em Lisboa.
A Vodafone, Smooth, Meo sem conversa sobre Lisboa mas a emitirem de Lisboa.
A Antena 2 conversa sobre inicitiva em Lisboa.
A RDP Africa, mais do mesmo sobre algo em Lisboa
A Rádio Maria sobre o espirito santo em Lisboa
A Antena 3, mais conversa sobre qualquer coisa em Lisboa.
Incrivel como ao longo de 365 dias é isto todos ou quase todos os dias este ambiente castrador.

Resta a Nova Era a falarem sobre algo que vai acontecer no Porto e a Nova com gente em estúdio a falarem sobre algo no Porto.
E assim vamos na triste rádio no Porto.

--- Fim de Citação ---

Zeca, por acaso há o trânsito sobre o Porto. Mal dito, especialmente o Canidelo, que já deu origem a um pequeno ataque de fúria em direto do Daniel Fontoura com a sua parceira Joana Cruz, mas é melhor que nada! 😄😄

Saindo do registo brincadeira, a Antena 2 costuma destacar imensos eventos realizados aqui no Porto, no S. João e na Casa da Música e tem emissão a sair daqui, o nosso sotaque não engana. Os 100.8 da Maria que escuto muito ocasionalmente até porque não sou Católico, sempre que apanho, pode ser sorte, oiço curiosidades históricas sobre a região. Note-se que tem emissão distinta 24/7 entre Porto e Lisboa e a tal não era obrigada. Mas sim, sai toda de Oeiras, salvo erro.
Também há pouco na Mega ouvia sobre os concertso da Dua Lipa e destacaram fundamentalmente o concerto de Braga.
A MEO SW tem emissão das 10h às 14h saida de Gaia com a Diana.
São alguns exemplos e é pouco. Claro que sim! Mas também não é tão negro o panorama. Se me falar de Bragança ou de Évora, aí dou-lhe inteira razão. Apesar de tudo, o Porto está distante mas não totalmente esquecido.

Zeca 2021:
A Antena 2 com emissão a sair de Gaia em que período ?
Quanto ao resto, em 24 horas de emissão nessa rádios todos e pontualmente falarem de algo fora da Capital equivale a um grão de areia na praia. A miséria é tal que nem sequer vale a pena perder tempo com invocações deste ou aquele momento. Gozam com o país inteiro.

pdnf:

--- Citação de: Zeca 2021 em Junho 10, 2022, 10:31:33 am ---A Antena 2 com emissão a sair de Gaia em que período ?
Quanto ao resto, em 24 horas de emissão nessa rádios todos e pontualmente falarem de algo fora da Capital equivale a um grão de areia na praia. A miséria é tal que nem sequer vale a pena perder tempo com invocações deste ou aquele momento. Gozam com o país inteiro.

--- Fim de Citação ---

Posso estar enganado, mas penso que das 10:00 às 13:00. E os informativos, muitas vezes, nomeadamente quando faz o Nuno Rodrigues!
Certo, não deixa de ser um grão, mas o ponto é que há zonas do país com muito mais razões de queixa do que nós!
Mas, genericamente, concordo com o Zeca, existe de facto um enviesamento. Basta, por exemplo, pensarmos, que rádio está a cobrir o Primavera. Pois...nenhuma!

Zeca 2021:

--- Citação de: pdnf em Junho 10, 2022, 12:42:20 pm ---
--- Citação de: Zeca 2021 em Junho 10, 2022, 10:31:33 am ---A Antena 2 com emissão a sair de Gaia em que período ?
Quanto ao resto, em 24 horas de emissão nessa rádios todos e pontualmente falarem de algo fora da Capital equivale a um grão de areia na praia. A miséria é tal que nem sequer vale a pena perder tempo com invocações deste ou aquele momento. Gozam com o país inteiro.

--- Fim de Citação ---

Posso estar enganado, mas penso que das 10:00 às 13:00. E os informativos, muitas vezes, nomeadamente quando faz o Nuno Rodrigues!
Certo, não deixa de ser um grão, mas o ponto é que há zonas do país com muito mais razões de queixa do que nós!
Mas, genericamente, concordo com o Zeca, existe de facto um enviesamento. Basta, por exemplo, pensarmos, que rádio está a cobrir o Primavera. Pois...nenhuma!

--- Fim de Citação ---

O Primavera NOS não vai demorar muito a saltar para o Porto, como todos os grandes eventos acabam por ser sacados para a capital. O Vilar de Mouros ainda lá está porque não dá para mudar o local. Quanto à rádio, zonas piores?
O Porto está inserido numa Area metroplitana e só há mais uma que Lisboa. Não podemos comparar o Porto com mais nenhuma zona do país e apenas podemos comparar com a sua similar.
Se a Area Metropolitana de Lisboa tem tantos canais de TV e rádios, a AMP deveria ter os seus canais de TV/rádio.
Uma regionalização do país ia obrigar a uma alteração profunda nos media nacionais e por esse motivo todos eles juntam-se na campanha contra a regionalização, pois o seu mercado ia diminuir.

Memorias da Radio:

--- Citação de: Zeca 2021 em Junho 09, 2022, 11:46:42 pm ---Numa fila da VCI resolvi fazer zapping pelas rádios e escutar o que se conversa:

Antena 1 a falar de uma iniciativa em Lisboa.
TSF em conversa sobre algo em Lisboa.
A Observador em conversa sobre iniciativa em Lisboa.
A SBSR sobre concertos em Lisboa
A Megahits a mesma conversa sobre algo em Lisboa
A Cidade as conversas tipicas da vida em Lisboa.
A RR a mesma conversa de sempre sobre iniciativas em Lisboa.
A Vodafone, Smooth, Meo sem conversa sobre Lisboa mas a emitirem de Lisboa.
A Antena 2 conversa sobre inicitiva em Lisboa.
A RDP Africa, mais do mesmo sobre algo em Lisboa
A Rádio Maria sobre o espirito santo em Lisboa
A Antena 3, mais conversa sobre qualquer coisa em Lisboa.
Incrivel como ao longo de 365 dias é isto todos ou quase todos os dias este ambiente castrador.

Resta a Nova Era a falarem sobre algo que vai acontecer no Porto e a Nova com gente em estúdio a falarem sobre algo no Porto. A Festival e no Ar estão nos discos pedidos.
Ou seja, tanta frequência ocupada por rádios que nada dizem á região pois apenas promovem uma região, a deles.
E assim vamos na triste rádio no Porto.

--- Fim de Citação ---

Essa do Espírito Santo em Lisboa é que me há de esclarecer melhor. O Espírito Santo não era omnipresente, i.e., estava em toda a parte?

A generalidade dessas rádios liga qualquer coisa ao Porto nem que seja tendo horas informativas ou horas de locução (já sabemos que com a MCR não se conta nunca, mas fora isso). Agora imagine o que é tudo isso do prisma de alguém em Coimbra ou Viseu, a cerca de 2h de carro de Lisboa e 1h30 do Porto, que de eventos só lhes dão atenção a Queima das Fitas e mais uma ou outra coisa excecional em espaços de boa vida, de locução só tem 6h feitas pelo João Costa + Aleixo na Antena 3 + alguns Domínios Públicos na Antena 3 e alguns informativos de Coimbra na Antena 1, e que em alguns casos nem rádios tem de Lisboa ou Porto a emitir para Coimbra?

Numa cidade com duas instituições superiores com curso de Comunicação chega a ser trágico.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

[*] Página anterior

Ir para versão completa