Estações de radiodifusão > História da Rádio

Rádio Nostalgia (1999)

<< < (2/8) > >>

AG:
Pondo os pontos nos is: no início de 93 a Presslivre lançou a Nostalgia nos 103,0 Barreiro. Depois, no final de Março venceram a privatização da RC, e a 15 de Agosto, o CMR cessa as suas emissões. No seu lugar passa a ser emitida a Rádio Comercial Onda Média, até Abril de 96, que é quando se dá a "fusão" da emissões OM com a emissão FM (segundo a Enciclopédia DN desse ano). No seu lugar entra a Nostalgia, ainda automatizada (ou semi, pois eu já ouvi gravações de 1997 do programa Top of the Tops com o Pedro Mourinho).
O locutor que o João refere será provavelmente o Fernando Quinas, que ainda me recordo de ouvir nas noites da Nostalgia.
E quanto aos 103,0 desconheço o que emitiram após a saída da Nostalgia, quiçá uma "cassete" até ao tempo da Rádio Expo e depois da Nacional, já na era MCR/Montez.

Luis Carvalho:
Correcto, caro André. Falta descobrir a peça do puzzle compreendida entre a migração da Nostalgia dos 103,0 Barreiro para a rede regional sul e o lançamento da RDP Rádio Expo na frequência em causa. Possivelmente, uma "Cassete FM" automatizada.

Relativamente à Comercial, após a privatização,  encontrava-se, do ponto de vista técnico, num estado lastimável, porquanto muitos dos emissores se encontravam inoperacionais. Só com a entrada do Eng. Montez, em '97, o projecto Rádio Comercial - Rádio Rock recuperou a estação, quer na componente tecnológica (emissores), quer ao nível dos conteúdos.

UKW:

--- Citação de: Luis Carvalho em Agosto 19, 2016, 11:30:14 pm ---Do que me recordo,  em meados de 1998 a Rádio Comercial e a Nostalgia já operavam nos emissores de Portalegre e do Mendro. Disto tenho a certeza.  Creio que os então 92,3 MHz de Santiago do Cacém também já se encontravam novamente em funcionamento, transmitindo a Comercial - Rádio Rock. Creio que à época, o então emissor de Santiago do Cacém operava a Nostalgia nos 107,1. Naturalmente que, mais tarde, os emissores migraram para Grândola, irradiando a Comercial e a Nostalgia nos actuais 96,8 e 107,5 MHz, respectivamente.

João S:

Antes da Nostalgia, a rede regional sul emitia o então Correio da Manhã Rádio. Não sei,  contudo, como foi (em termos de emissão) a mudança de estação. Porventura, imagino, punham uns CDs de Fado a ocupar o tempo,  durante o processo de transição.

--- Fim de Citação ---

Nunca entendi a aberração técnica de terem atribuído a frequência 106.7 em Portalegre, quando já havia a RFM em 106.8.

Luis Carvalho:
Nota de administração:

Por forma a evitar maior dispersão no tópico "Smooth FM", a discussão a respeito do passado da Rádio Comercial e da Rádio Nostalgia deve continuar no presente tópico.

JLopes:
Pergunta pertinente: entre 1993, quando a Comercial foi vendida e 1997, como eram as emissões da Rádio Comercial? E em relação aos emissores, julgo que a rede funcionava precariamente, apenas os emissores de Lisboa e Lousã estavam a funcionar? Em que condições técnicas emitia uma Rádio Comercial separada da RDP se esta empresa do Estado ficou com os melhores equipamentos e vendendo praticamente apenas as frequências e o que não interessava? Em resumo, em que condições o engenheiro Luís Montez  se deparou quando entrou na direção da rádio?

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

[*] Página anterior

Ir para versão completa