Estações de radiodifusão > Rádios online, via satélite e outras tecnologias
RIA - Rádio Universitária de Aveiro
nelsonsoares:
Numa emissão especial que a minha RUA FM fez sobre o Dia Mundial da Rádio, fiquei a conhecer uma rádio que irá para o ar em breve.
A RIA - Rádio Universitária de Aveiro, é um projeto da Associação Académica da Universidade de Aveiro, em parceria com a Universidade de Aveiro, que já está presente nas redes sociais, inclusive com um site na internet, e vai para o ar a meio de 2025, numa fase inicial apenas online, e em breve, também na frequência modulada.
O dossiê já está nas mãos da ERC, que irá tratar das burocracias necessárias, para a RIA juntar-se às outras rádios universitárias nas ondas hertzianas.
Há a acrescentar ainda, que é a segunda rádio a emitir com alvará de tipologia universitária, após a RUA FM ser a primeira em 2003.
Esta tipologia, tem como uma das condições, a impossibilidade das rádios universitárias com esta tipologia, de terem publicidade comercial (a RUC, a RUM e a Universidade FM de Vila Real podem ter, porque aos olhos da lei, são rádios de tipologia local, como é qualquer rádio de uma terrinha mais pequena).
Muito se pôde tirar deste dia Mundial da Rádio, e irei abrir um tópico, porque há muitas novidades, quer no que toca ao DAB+, quer no que toca à lei da imprensa (vai existir uma lei única para toda a comunicação social).
Já vou abordar isso.
Para já, e abro este tópico, para dar conta do nascimento da RIA.
Como é lógico, ainda não há frequência atribuída à RIA.
Mas vai ao encontro do que tenho defendido: todas as universidades que têm um curso de comunicação vocacionado ao jornalismo, devem ter a sua rádio universitária, por ser uma rádio escola, e que tem todas as condições, que a grande maioria das rádios locais em Portugal não tem.
nelsonsoares:
--- Citação de: nelsonsoares em Fevereiro 14, 2025, 08:22:41 am ---Numa emissão especial que a minha RUA FM fez sobre o Dia Mundial da Rádio, fiquei a conhecer uma rádio que irá para o ar em breve.
A RIA - Rádio Universitária de Aveiro, é um projeto da Associação Académica da Universidade de Aveiro, em parceria com a Universidade de Aveiro, que já está presente nas redes sociais, inclusive com um site na internet, e vai para o ar a meio de 2025, numa fase inicial apenas online, e em breve, também na frequência modulada.
O dossiê já está nas mãos da ERC, que irá tratar das burocracias necessárias, para a RIA juntar-se às outras rádios universitárias nas ondas hertzianas.
Há a acrescentar ainda, que é a segunda rádio a emitir com alvará de tipologia universitária, após a RUA FM ser a primeira em 2003.
Esta tipologia, tem como uma das condições, a impossibilidade das rádios universitárias com esta tipologia, de terem publicidade comercial (a RUC, a RUM e a Universidade FM de Vila Real podem ter, porque aos olhos da lei, são rádios de tipologia local, como é qualquer rádio de uma terrinha mais pequena).
Muito se pôde tirar deste dia Mundial da Rádio, e irei abrir um tópico, porque há muitas novidades, quer no que toca ao DAB+, quer no que toca à lei da imprensa (vai existir uma lei única para toda a comunicação social).
Já vou abordar isso.
Para já, e abro este tópico, para dar conta do nascimento da RIA.
Como é lógico, ainda não há frequência atribuída à RIA.
Mas vai ao encontro do que tenho defendido: todas as universidades que têm um curso de comunicação vocacionado ao jornalismo, devem ter a sua rádio universitária, por ser uma rádio escola, e que tem todas as condições, que a grande maioria das rádios locais em Portugal não tem.
--- Fim de Citação ---
Porque esqueci-me de escrever no final da mensagem inicial de tópico, deixo o link do site e das redes sociais da futura RIA:
Site: https://radioria.pt/
Facebook: https://www.facebook.com/share/1Yjhq3JawJ/
Instagram: https://www.instagram.com/radioriapt?igsh=bHpyc2Y0Mm1iYmF5
X (antigo Twitter): https://x.com/radioriapt?t=g0JgM5JN77_jVQwNuGj11w&s=09
Memorias da Radio:
Acho que a frequência em FM vai ser absurdamente óbvia para a RIA: 105.6. Tem 500w, anda um pouco aos caídos há anos e já de si está direcionada a um público mais jovem.
A confirmar-se a passagem para o FM, grande evolução do concelho de Aveiro. Tem um senão: não há curso de comunicação na universidade. E portanto, a probabilidade é que a coisa seja bastante amadora para o arranque.
Luis Carvalho:
--- Citação de: Memorias da Radio em Fevereiro 14, 2025, 01:01:46 pm ---Acho que a frequência em FM vai ser absurdamente óbvia para a RIA: 105.6. Tem 500w, anda um pouco aos caídos há anos e já de si está direcionada a um público mais jovem.
A confirmar-se a passagem para o FM, grande evolução do concelho de Aveiro. Tem um senão: não há curso de comunicação na universidade. E portanto, a probabilidade é que a coisa seja bastante amadora para o arranque.
--- Fim de Citação ---
A RIA (105,6 MHz) tem 1 kW de P.A.R. máxima autorizada. Se intervierem no emissor para o colocar "a todo o vapor" ou perto disso, é capaz de oferecer uma cobertura bem razoável da região.
AG:
--- Citação de: Memorias da Radio em Fevereiro 14, 2025, 01:01:46 pm ---Acho que a frequência em FM vai ser absurdamente óbvia para a RIA: 105.6. Tem 500w, anda um pouco aos caídos há anos e já de si está direcionada a um público mais jovem.
A confirmar-se a passagem para o FM, grande evolução do concelho de Aveiro. Tem um senão: não há curso de comunicação na universidade. E portanto, a probabilidade é que a coisa seja bastante amadora para o arranque.
--- Fim de Citação ---
Penso que a ideia é mesmo ter uma emissor próprio, em frequência própria.
Calculo que no final do dia teremos uma estação em 500W nos 103,9 MHz ou 101,8 MHz, frequências livres na região há muito tempo.
É uma excelente notícia para a cidade, ter só a Terranova (que é no concelho ao lado, Ílhavo) é pouco.
Navegação
[#] Página seguinte
Ir para versão completa