Acho que estamos a ser um pouco duros. O que falta (e muito) é promoção. Nós sabemos o que mudou porque somos ouvintes e curiosos pelo meio. Quem não é, não sabe e não vai mudar para lá.
Podemos e devemos exigir sempre mais e melhor, mas na minha opinião, quando comparo as Antenas 1 e 3 com o que eram há um ano, e o que eram há um ano com o que eram há 2, há uma evolução para melhor. Ainda muito pode ser melhorado, seguramente, mas também há muita coisa boa lá, que seria boa em qualquer parte do mundo.
Acho é que há que manter este caminho agora de melhoria contínua e ter paciência. Salvo algumas exceções quando há acontecimentos extraordinários (como a ida do RAP para a Comercial), as audiências em rádio sempre demoram a crescer. Até pelo método como são obtidas (inquérito à memória das pessoas).
E então quando não há promoção...
Obviamente quero um serviço público relevante, mas prefiro que se preocupem primeiro em ter conteúdo e depois as audiências acabarão por vir.
Se o caminho for audiência fácil "estupidoficando" as Antenas, então isso é dar razão ao argumento que SP nao acrecescenta nada.
Como ouvinte já há alguns anos que as 3 antenas, no seu conjunto, não me entusiasmavam tanto como agora. Ainda podiam entusiasmar mais, sem dúvida, mas pelo menos há um caminho a ser feito.
Agora é disfrutar como ouvinte e sofrer um pouquinho menos com estes inquéritos
Nem mais, faltam agências a trabalhar a sério, publicidade em locais que parecem estúpidos, mas que influenciam como o traseiro dos bus da STCP e da CARRIS, porque as pessoas levam com eles na tromba horas a fio no trânsito, faltam cobrirem os festivais de Verão mais mainstream. Mas pronto, sabem o que seria interessante? Se a RTP não tem publicidade, sair do Bareme, para não dar argumentos obtusos a alguns a favor da privatização.
Eu, quando vi os dados de manhã, pensei o já descrito pelo AG, porém, se olharmos para os dados em termos homólogos, há comparações curiosas, e algumas preocupantes a fazer, até porque cair 5 décimas quando estás lá no topo não é nada, cá em baixo, é muito relevante.
Posições de Champions - COMRCIAL perde 0,1%, RFM ganha 0,1%. Tudo como dantes, quartel general em Abrantes.
Rádios Oldies - M80 e RR crescem ambas 0,4%, o que mostra a capacidade de regeneração do auditório destas duas estações.
Informativas - Aqui vale a pena detalhar um pouco. Antena 1 cresce 0,5%, o que se traduz num crescimento de 11%; Observador 0,6, o que materializa um crescimento de 42%, já a TSF perde 0,3%, perdendo 8% do seu auditório. Se aqui acrescentarmos a RR, o que apesar de tudo me parece razoável, falamos num crescimento de 8% para a rádio de palavra no seu todo, o que seria ainda maior se a TSF não estivesse a perder auditório.
Rádios jovens: MegaHits perde 0,2% já a Cidade FM perde 1,1%, para que se tenha uma noção, de um ano para o outro alienou mais de 20% do seu auditório, sendo que este valor é maior, porque, globalmente, o auditório cresceu. Isto numa época de Festivais, onde a música jovem tende a ganhar força. Neste contexto, parece positivo a Antena 3 segurar coma mesma exata percentagem, quer face ao ano transato, quer face à vaga anterior. Agora, certo é, não está a conseguir captar quem sai das outras duas, que aparentemente, são quem está a fazer crescer a RR e alguma coisa a M80. Curiosa esta dinâmica, que já não é a primeira vez que se verifica.
Música no Coração: Sobre a Nova Era perder 0,3, uma quebra brutal, não me parece que seja efeito da reduzia amostragem, parece-me, de facto, mais estrutural, assim como a SW, que presumo que mantenha os 0,2, o que corresponde a uma perda de 70% (0,5 p.p), isto quando apanhamos com o Sudoeste nesta vaga. É, de facto, o sinal da "falência" do grupo MnC, isto já não é tocar as sirenes, é mesmo cuidar dos feridos e enterrar os mortos. Parece-me que os únicos dois produtos vivos são os que não rodam no Grande Porto. Há vontade de fazer algo pela Nova Era? É que diria que ainda lá vai com cuidados intensivos. SBSR nem o fim a fez entrar no Bareme. Ainda pensei que fosse possível.
Rádios Premium: Antena 2 cai 0,3 p.p.; Smooth FM cai 0,6 pp.. Cada uma delas, aliena 40% do seu auditório. É uma perda brutal. Se, no caso da estação pública pode ser perigoso, no caso da Smooth FM, privada, sem CAV, pergunto-me se não começa a ficar à beira da sua sentença final. Pela segunda vez, em pouco mais de 15 dias, vi a Batida a ser elencada por altos responsáveis da Bauer como a quarta estação, relegando a Smooth para quinto lugar da hierarquia. Sinais do que se pode vir a avizinhar?