Autor Tópico: Antena 2  (Lida 90051 vezes)

tuscano332

• Hero Member
Re: Antena 2
« Responder #450 em: Dezembro 14, 2024, 06:29:31 pm »
Sim, mas Antena 1, aqui tem de ser Música dita Erudita, Jazz e World Music e quando for necessário, a coisa não é rígida, pode ir a outros estilos, como acontece no Café Plaza, ou em apontamentos noutros programas, não andemos a inventar. Também deve incluir  história das músicas, compositores, maestros, músicos, etc, ou história no geral para contextualizar o que se está a transmitir.
Presumo que te referisses à Antena 2 e não à Antena 1.
Certíssimo, completamente de acordo. A locução entre músicas na Antena 2 não tem de ser de 20 segundos, pode muito bem chegar aos 2 ou 3 minutos, fazendo todo esse enquadramento histórico.
A música clássica deve ser a base de trabalho, podendo expandir-se a partir daí, até para géneros que não sejam tão alcançados por rádios de natureza comercial. Ainda esta manhã escutei na Amália um programa de Flamenco, que não me chocaria se estivesse na 2.
Não é mesmo Antena 1, o que propões da France Culture eu acho que seria bom para Antena 1, aqui na Antena 2 não, aqui deve ser 95% música, 1h por semana dedicada a livros, outra para entrevistas e ter ainda um pequeno espaço diário para divulgação de eventos culturais, devia ser assim, mas infelizmente não é.

Exacto e o canal pode também  ter programas com a música e depois dai falar de história da época, da vida do compositor, de algum músico, mas a base deve ser sempre a música.

O Alma Flamenca da Rádio Amália é um excelente programa, podia ser replicado para aqui e acabar por exemplo com as duas horas de Sábado a falar de livros, uma chega. Podia até existir um programa dedicado a Espanha com Flamenco, Zarzuelas(as Operas Espanholas) e compositores espanhóis de todas as épocas, uma vez que é o pais que temos aqui ao lado. A equivalente espanhola já teve programas sobre a nossa música, por exemplo de Fado.
« Última modificação: Dezembro 14, 2024, 06:33:24 pm por tuscano332 »

Atento

• Hero Member
« Responder #451 em: Dezembro 14, 2024, 08:20:42 pm »
Sim, mas Antena 1, aqui tem de ser Música dita Erudita, Jazz e World Music e quando for necessário, a coisa não é rígida, pode ir a outros estilos, como acontece no Café Plaza, ou em apontamentos noutros programas, não andemos a inventar. Também deve incluir  história das músicas, compositores, maestros, músicos, etc, ou história no geral para contextualizar o que se está a transmitir.
Certíssimo, completamente de acordo. A locução entre músicas na Antena 2 não tem de ser de 20 segundos, pode muito bem chegar aos 2 ou 3 minutos, fazendo todo esse enquadramento histórico.
A música clássica deve ser a base de trabalho, podendo expandir-se a partir daí, até para géneros que não sejam tão alcançados por rádios de natureza comercial. Ainda esta manhã escutei na Amália um programa de Flamenco, que não me chocaria se estivesse na 2.
Não é mesmo Antena 1, o que propões da France Culture eu acho que seria bom para Antena 1, aqui na Antena 2 não, aqui deve ser 95% música, 1h por semana dedicada a livros, outra para entrevistas e ter ainda um pequeno espaço diário para divulgação de eventos culturais, devia ser assim, mas infelizmente não é.

Exacto e o canal pode também  ter programas com a música e depois dai falar de história da época, da vida do compositor, de algum músico, mas a base deve ser sempre a música.

O Alma Flamenca da Rádio Amália é um excelente programa, podia ser replicado para aqui e acabar por exemplo com as duas horas de Sábado a falar de livros, uma chega. Podia até existir um programa dedicado a Espanha com Flamenco, Zarzuelas(as Operas Espanholas) e compositores espanhóis de todas as épocas, uma vez que é o pais que temos aqui ao lado. A equivalente espanhola já teve programas sobre a nossa música, por exemplo de Fado.

Falar de luvros poderá ser uma chaga ou não...

Tudo depende como tudo é abordado e apresentado em antena...

Mais uma vez remeto para aquilo que é feito nesse âmbito pela France Culture...

tuscano332

• Hero Member
« Responder #452 em: Dezembro 14, 2024, 11:21:27 pm »

Falar de luvros poderá ser uma chaga ou não...

Tudo depende como tudo é abordado e apresentado em antena...

Mais uma vez remeto para aquilo que é feito nesse âmbito pela France Culture...
Falar de livros  durante duas horas a meio de uma tarde de Sábado é cansativo,  devia ser só uma hora e também não me parece que aquele horário seja o melhor, talvez de manhã fosse melhor.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #453 em: Dezembro 16, 2024, 07:39:50 pm »
Temáticas que a Antena 2 devia abordar...

https://youtu.be/P7elQxKYjy0?si=x_nIZ8AmpX-t-qqu

Não. Enquanto a Antena 2 não for temática musical clássica, e não se colocar este tipo de progrmas na Antena 1, em lugar de mais música a metro, a Antena 2 vai continuar irrelevante. Cada coisa no seu devido lugar, é assim que deve ser, principalmente num país como este, em que a palavra tem de estar muito bem localizada numa grelha, para ser apelativa.

A Antena 2 tem de alargar os públicos. Não pode estar acantonada num público acima dos 55 anos limitado à música clássica que fica assustado com o Jazz e com programas como "Palavras de Bolso".

Cultura é muito mais do que música clássica.

A Antena 2 tem de ser a grande força motriz cultural da rádio. Uma rádio com pelo menos 2% de audiência.
Certo, tem de se abrir mais. Uma rádio de cultura e não uma rádio “de música clássica”.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #454 em: Dezembro 16, 2024, 11:06:23 pm »
Concordo totalmente. Tem que ser a rádio cultural por excelência. E têm orçamento para isso, assim o saibam despender. É só mexer.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #455 em: Dezembro 17, 2024, 01:24:41 am »
Concordo totalmente. Tem que ser a rádio cultural por excelência. E têm orçamento para isso, assim o saibam despender. É só mexer.
O melhor seria criar uma rádio de cultura(melhor eram preciso ter mais duas, uma de cultura e outra de desporto, mas infelizmente tal não vai acontecer), mas não a Antena2 a 2 tem de ser mais musical, é que mesmo quem gosta de música erudita, Jazz, etc, a determinadas horas foge, não fica. Estar como já disse uma vez, a uma, salvo erro sexta, durante a tarde uns 30m a falar de livros dentro do programa Vibrato, ou seja entre as 14h e as 17h, e ainda ao Sábado a meio da tarde, mais duas horas com o A Força das Coisas afasta ouvintes, tem de ser música, bem contextualizada, mas música. O programa A Força das Coisas  devia ter uma hora e não duas que é muito, cansa e talvez não a meio da tarde, mas numa das duas manhãs.

O Jazz não deve, como está agora, estar acantonado às 20h no Jazz a 2 ou em concertos na sua grande maioria transmitidos às 19h. E porque raio não há um espaço de Jazz ao fim-de-semana, não faz sentido. Além de que devia estar na playlist diária, junto com a dita música clássica.

Entra o fim-de-semana e desaparece a World Music, porque razão? Porque não aproveita-la e também ao Jazz, ou fazer o tal programa dedicado a Espanha que eu propus para evitar as repetições dos programas Musica A Eterna e o Tempo e a Música, programas que até podem ser repetidos, mas de madrugada não nos horários das actuais repetições.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #456 em: Dezembro 17, 2024, 12:55:54 pm »
Subscrevo totalmente os comentários anteriores, até porque as rádios de música clássica com esse nome que conheço (RNE Radio Clásica em Espanha e NPO Klassiek antiga NPO Radio 4 nos Países Baixos) podem ser assim pois têm "irmãs" 100% de palavra, ao contrário de Portugal.

pdnf

• Hero Member
« Responder #457 em: Dezembro 18, 2024, 01:38:31 pm »
Subscrevo totalmente os comentários anteriores, até porque as rádios de música clássica com esse nome que conheço (RNE Radio Clásica em Espanha e NPO Klassiek antiga NPO Radio 4 nos Países Baixos) podem ser assim pois têm "irmãs" 100% de palavra, ao contrário de Portugal.

A minha eterna questão é: para que é que a Antena 1 precisa de ter música, com exceção de programas de autor sobre esta, como também existem em rádios de palavra? Esse é que é o problema-chave: o serviço público quer ir a todas e acaba a não ir a nada. Os programas culturais teriam, evidentemente, lugar de destaque na grelha da Antena 1. Mas, mesmo aí, têm de deixar de ser "cultura Serralves", pseudo-intelectualóide.

Aposto, mas aposto mesmo, que uma 2 musical, evidentemente, dando destaque aos demais géneros eruditos em playlist, e mantendo os programas de autor, consegue atingir valores próximos dos 2%. A Smooth com uma rede medíocre, anda pelos 1,5%, recordo.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #458 em: Dezembro 24, 2024, 11:39:35 am »
Esta revista do ano da Cultura que está a passar na Antena 1, com figuras como a Paula Moura Pinheiro ou o Daniel Gorjão da RTP2, seria claramente para passar numa Antena 2 não 99% clássica.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #459 em: Dezembro 24, 2024, 02:11:40 pm »
Especial de Natal dia 25 ao Meio dia repete às 19h.
https://www.rtp.pt/programa/radio/p7262/e20241225

tuscano332

• Hero Member
« Responder #460 em: Dezembro 29, 2024, 02:41:10 pm »
Uma proposta de grelha para os fins-de-semana da Antena2, que está com demasiadas repetições onde não as devia ter.
Sábados:
Tudo igual até ao Meio Dia
12h - A Força das Coisas apenas com uma hora de duração
13h - Páginas de Português
13h.30 - 30m de clássicos do Swing
14h - 16h - Espanha na Antena 2(Flamengo, Zarzuelas e grandes compositores espanhóis)
16 - 18h Latino América(espaço dedicado a compositores latino americanos e brasileiros)
18h - A partir daqui não precisa de alterações.
Domingo:
Tudo igual até ás 18h, de onde se retiraria o Mezza-Voce, chega aos Sábados
18h - 20h Jazz em todas as suas variantes, inclusive novos lançamentos(coloco neste horário, para que uma das horas não entre em simultâneo com o espaço de Jazz da Antena3)
20h - 22h Espaço dedicado à transmissão de Sinfonias desde clássicas a modernas, com respectiva contextualização.
22h - Caleidoscópio
23h - Espaço dedicado a música vinda do Oriente e Médio Oriente(China, Japão e países Asiáticos), não é preciso o Argonauta duas vez no mesmo fim-de- semana
00h - Segue tudo igual até às 2h, a partir daqui não se justificam programas inéditos até as 6h
6h - Alvorada e começo da semana de trabalho.

« Última modificação: Dezembro 29, 2024, 02:49:08 pm por tuscano332 »

tuscano332

• Hero Member
« Responder #461 em: Janeiro 04, 2025, 11:35:04 pm »
Alguém é capaz de me dizer que programa é que está ou estava no ar ás 23h de Sábado 4 de Janeiro de 2024, o Argonauta não era que passou às 22h e o Banda Sonora julgo que não deu?

tuscano332

• Hero Member
« Responder #462 em: Janeiro 04, 2025, 11:55:22 pm »
Alguém é capaz de me dizer que programa é que está ou estava no ar ás 23h de Sábado 4 de Janeiro de 2024, o Argonauta não era que passou às 22h e o Banda Sonora julgo que não deu?
Entrei no site, para tentar descobrir o que perguntei e encontrei este programa que é transmitido no Sábado às 6h da manhã, qual é a logica de estruturar um programa, para o transmitir neste horário ao fim-de-semana? Para mim entre as 2h da madrugada e as 7h da manhã aos Sábados e Domingos(durante a semana das 2h às 5h ou 6h) devia ser ou programas em repetição, ou peças de música, não é para programas de autor em estreia, é desperdício de trabalho e de esforço, aceito-os nos dias de semana muita gente escuta rádio a estas horas, mas ao fim-de -semana tenho duvidas. Cada vez entendo menos esta rádio.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #463 em: Janeiro 05, 2025, 12:25:40 am »
Entrei no site, para tentar descobrir o que perguntei e encontrei este programa que é transmitido no Sábado às 6h da manhã, qual é a logica de estruturar um programa, para o transmitir neste horário ao fim-de-semana? Para mim entre as 2h da madrugada e as 7h da manhã aos Sábados e Domingos(durante a semana das 2h às 5h ou 6h) devia ser ou programas em repetição, ou peças de música, não é para programas de autor em estreia, é desperdício de trabalho e de esforço, aceito-os nos dias de semana muita gente escuta rádio a estas horas, mas ao fim-de -semana tenho duvidas. Cada vez entendo menos esta rádio.
O programa a que me refiro no texto anterior é este: https://antena2.rtp.pt/em-antena/diversos-especiais/italia-do-romantismo-ao-modernismo-janeiro-sabados-6h00/

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #464 em: Janeiro 05, 2025, 01:05:20 am »
O programa a que me refiro no texto anterior é este: https://antena2.rtp.pt/em-antena/diversos-especiais/italia-do-romantismo-ao-modernismo-janeiro-sabados-6h00/

Será que é mesmo aos Sábados? É que na página indicada as datas mencionados (1, 8, 15, 22 e 29/1) correspondem a cinco 4as. feiras.

Quanto ao "Argonauta" não sei o que se passou, pois hoje não tive oportunidade de o escutar.