Autor Tópico: Antena 2  (Lida 100083 vezes)

O Bigode do Sala

• Hero Member
Re: Antena 2
« Responder #405 em: Outubro 14, 2024, 09:19:19 pm »
Não é que a Antena2 não tenha que ter programas de madrugada, mas pergunto-me quantas pessoas escutarão de Sábado para Domingo, ou Domingo para Segunda programas de autor como o Bolha Gular, ou o Refletor entre a 1h e as 3 da madrugada? Posso estar enganado e oxalá esteja, mas parece-me que estão a trabalhar para o boneco e será que depois alguém os ouve mais tarde no RTP Play, ou outro local. Atenção, não é nada contra estes os programas, já os ouvi e ainda que algo estranhos(dai talvez a escolha destes horários), especialmente o Bollha Gular, são bons.

Ora aí está um excelente horário para apostarem na música clássica... para ajudar quem sintoniza a estação, a criar um ambiente propício ao descanso. É um erro tremendo virem com essas coisas estranhas nesta fase.

O Almeida já disse mete para aí e depois logo vemos qual a adesão do público..

Isto é impensável em qualquer serviço público dos países desenvolvidos da Europa.

No outro dia tinha alguém com insónias e recomendei a escuta da Radio Orpheus do serviço público de radiodifusão russo.
Eles aproveitam a noite para uma autêntica playlist (a Rússia, tal como a Alemanha, a Aústria ou a Itália podem se dar a esse luxo) de clássicos de compositores russos como Dmitri Shostakovitch, Andrey Petrov, Serguei Prokofiev e Tchaikovski.
Como possuo poucos conhecimentos de música clássica, dou por mim a conhecer algumas músicas de anúncios ou filmes, mas que uso o SoundHound para descobrir os nomes e os autores.

Esquecendo as questões geopolíticas e humanitárias, vale a pena escutar esta rádio russa.

https://orpheusradio.ru/
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

tuscano332

• Hero Member
« Responder #406 em: Outubro 15, 2024, 01:14:37 am »
Não é que a Antena2 não tenha que ter programas de madrugada, mas pergunto-me quantas pessoas escutarão de Sábado para Domingo, ou Domingo para Segunda programas de autor como o Bolha Gular, ou o Refletor entre a 1h e as 3 da madrugada? Posso estar enganado e oxalá esteja, mas parece-me que estão a trabalhar para o boneco e será que depois alguém os ouve mais tarde no RTP Play, ou outro local. Atenção, não é nada contra estes os programas, já os ouvi e ainda que algo estranhos(dai talvez a escolha destes horários), especialmente o Bollha Gular, são bons.

Ora aí está um excelente horário para apostarem na música clássica... para ajudar quem sintoniza a estação, a criar um ambiente propício ao descanso. É um erro tremendo virem com essas coisas estranhas nesta fase.
Tenho saudades das madrugadas musicais, que podiam voltar entre as 1h e as 7h, não retirava o espaço de World Music, mas o de música erudita mais moderna que vem depois talvez se pudesse tirar e ter lugar para isso por exemplo às 23h, depois dos concertos e o Ronda da Noite reduzir um pouco o número de programas por semana.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #407 em: Outubro 15, 2024, 01:35:11 am »

Tenho saudades das madrugadas musicais, que podiam voltar entre as 1h e as 7h, não retirava o espaço de World Music, mas o de música erudita mais moderna que vem depois talvez se pudesse tirar e ter lugar para isso por exemplo às 23h, depois dos concertos e o Ronda da Noite reduzir um pouco o número de programas por semana.
O horário das 23h podia ser:
Segunda - A Ronda da Noite
Terça - Espaço dedicado à música Erudita Moderna com 2h de duração
Quarta - A Ronda da Noite
Quinta - Espaço dedicado ao Jazz Moderno, ao Free Jazz e afins com 2h de duração
Sexta - A Ronda da Noite
O Espaço de World Music passaria a surgir 3 vezes por semana, sempre depois do Ronda da Noite às 00h. Mas isto sou eu a sonhar.
« Última modificação: Outubro 15, 2024, 01:38:01 am por tuscano332 »

tuscano332

• Hero Member
« Responder #408 em: Outubro 15, 2024, 01:42:46 am »

O Almeida já disse mete para aí e depois logo vemos qual a adesão do público..

Isto é impensável em qualquer serviço público dos países desenvolvidos da Europa.

No outro dia tinha alguém com insónias e recomendei a escuta da Radio Orpheus do serviço público de radiodifusão russo.
Eles aproveitam a noite para uma autêntica playlist (a Rússia, tal como a Alemanha, a Aústria ou a Itália podem se dar a esse luxo) de clássicos de compositores russos como Dmitri Shostakovitch, Andrey Petrov, Serguei Prokofiev e Tchaikovski.
Como possuo poucos conhecimentos de música clássica, dou por mim a conhecer algumas músicas de anúncios ou filmes, mas que uso o SoundHound para descobrir os nomes e os autores.

Esquecendo as questões geopolíticas e humanitárias, vale a pena escutar esta rádio russa.

https://orpheusradio.ru/
Fui ouvir na hora em que estou a a escrever 1h.40 da madrugada e transmitiam uma coisa que a actual Antena2 nunca passaria a estas horas, o Carnaval dos Animais do Camille Saint Sains

tuscano332

• Hero Member
« Responder #409 em: Outubro 17, 2024, 06:42:00 pm »
A propósito de uma série de eventos que estão a decorrer em Espanha, para promover a cultura portuguesa por lá, O Cultura Portugal 2024, este excelente programa da Rádio Clássica espanhola, dedicou a 17 de Outubro, 1h a compositores portugueses do Século XX e XXI. Foram tocadas obras de Claudio Carneiro, Clotilde Rosa(confesso que a Clotilde foi a primeira vez que ouvi), Fernando Lopes Graça e Joly Braga Santos. O programa termina, com uma pequena menção ao Café A Brasileira que como todos devem saber, fica no Chiado em Lisboa. Bem que a nossa Antena2 podia fazer programas temáticos como este, aconselho a audição de outros:  https://www.rtve.es/play/audios/el-cafe-de-mimi/

tuscano332

• Hero Member
« Responder #410 em: Outubro 18, 2024, 05:00:49 pm »
Custa-me vir para aqui, quase sempre, para dizer mal da Antena2, mas lá vai mais uma vez:

Faz sentido ter um programa sobre literatura aos Sábados das 16h às 18h o Força das Coisas com o Luís Caetano? Não seria melhor o programa ir mais cedo(sem o tirar dos fins-de-semana), de manhã ou ao inicio de tarde, na vez de de alguma das repetições do O Tempo e a Música ou o do Música a Eterna e passar essas repetições para aqui, bem, o melhor era nem ter repetições fora das madrugas(1h ou 2h da madrugada), especialmente ao fins-de-semana, mas pronto. E o dito programa não podia ter apenas 1h, é que ter 2h seguidas a falar de literatura também me parece cansativo, por mais que se goste e ainda vem antecedido dos 30m do Página de Português, o que dá 2h.30 seguidas quase só de palavra, numa radio perfil Antena2, não sei se é o melhor, para parte de uma tarde.

pdnf

• Hero Member
« Responder #411 em: Outubro 18, 2024, 05:09:06 pm »
Custa-me vir para aqui, quase sempre, para dizer mal da Antena2, mas lá vai mais uma vez:

Faz sentido ter um programa sobre literatura aos Sábados das 16h às 18h o Força das Coisas com o Luís Caetano? Não seria melhor o programa ir mais cedo(sem o tirar dos fins-de-semana), de manhã ou ao inicio de tarde, na vez de de alguma das repetições do O Tempo e a Música ou o do Música a Eterna e passar essas repetições para aqui, bem, o melhor era nem ter repetições fora das madrugas(1h ou 2h da madrugada), especialmente ao fins-de-semana, mas pronto. E o dito programa não podia ter apenas 1h, é que ter 2h seguidas a falar de literatura também me parece cansativo, por mais que se goste e ainda vem antecedido dos 30m do Página de Português, o que dá 2h.30 seguidas quase só de palavra, numa radio perfil Antena2, não sei se é o melhor, para parte de uma tarde.

Claro que não é, uma rádio como a Antena 2 tem de ser, fundamentalmente, temática musical. Esse tipo de programas, culturais e de palavra, têm de estar na Antena 1.

A propósito de uma série de eventos que estão a decorrer em Espanha, para promover a cultura portuguesa por lá, O Cultura Portugal 2024, este excelente programa da Rádio Clássica espanhola, dedicou a 17 de Outubro, 1h a compositores portugueses do Século XX e XXI. Foram tocadas obras de Claudio Carneiro, Clotilde Rosa(confesso que a Clotilde foi a primeira vez que ouvi), Fernando Lopes Graça e Joly Braga Santos. O programa termina, com uma pequena menção ao Café A Brasileira que como todos devem saber, fica no Chiado em Lisboa. Bem que a nossa Antena2 podia fazer programas temáticos como este, aconselho a audição de outros:  https://www.rtve.es/play/audios/el-cafe-de-mimi/

Programa excelente, da RNE-CLAS. Já o havia recomendado no tópico da Rádio em Espanha, quando o descobri. Uma boa oferta, que a Antena 2, por cortesia para com a irmã, poderia replicar, para também ficarmos a conhecer mais o mercado espanhol. Ficaríamos todos mais ricos.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #412 em: Outubro 18, 2024, 09:09:07 pm »

Claro que não é, uma rádio como a Antena 2 tem de ser, fundamentalmente, temática musical. Esse tipo de programas, culturais e de palavra, têm de estar na Antena 1.

Programa excelente, da RNE-CLAS. Já o havia recomendado no tópico da Rádio em Espanha, quando o descobri. Uma boa oferta, que a Antena 2, por cortesia para com a irmã, poderia replicar, para também ficarmos a conhecer mais o mercado espanhol. Ficaríamos todos mais ricos.
O programa que citei até pode existir na Antena2, o problema está no horário e talvez na sua duração. Quem vai ligar uma rádio destas no horário em que agora se encontra, não procura aquilo, teria de ser por exemplo de manhã ou início da tarde a partir de no máximo das 15h, já tem de ser programas que até podem ser de autor,mas mais virados para a música,
« Última modificação: Outubro 18, 2024, 09:12:41 pm por tuscano332 »

tuscano332

• Hero Member
« Responder #413 em: Outubro 19, 2024, 12:00:05 pm »

O programa que citei até pode existir na Antena2, o problema está no horário e talvez na sua duração. Quem vai ligar uma rádio destas no horário em que agora se encontra não procura aquilo, teria de ser por exemplo de manhã ou início da tarde, a partir de no máximo das 15h já têm de ser programas, que até podem ser de autor, mas mais virados para a música.
Peço desculpa pelas falhas de escrita no último texto, que entretanto já corrigi.
« Última modificação: Outubro 19, 2024, 12:01:43 pm por tuscano332 »

tuscano332

• Hero Member
« Responder #414 em: Outubro 21, 2024, 01:04:41 am »
Este Domingo entre as 13h e as 16h 3 excelentes programas na Antena 2, Coreto, Periferias e o Véu Diáfano, depois estragaram tudo porque o música Aeterna é repetido do dia anterior e antes o programa do Ruy Vieira Nery, também era repetido do dia anterior. Aqui está uma coisa que não faz sentido, repetições ao fim-de-semana sem ser de madrugada, deviam rever isto, nem que num destes horários de cada um dos programas. para evitar repetições, colocam-se programas mais antigos do arquivo, como já existiu um programa em tempos, ou peças musicais mais extensas na integra.
« Última modificação: Outubro 21, 2024, 01:07:13 am por tuscano332 »

tuscano332

• Hero Member
« Responder #415 em: Outubro 21, 2024, 06:05:44 pm »
Volto a trazer este programa da rádio clássica espanhola, porque parte do programa de 21 de Outubro é dedicado à Tarara, que é o tema musical de abertura do programa do Rui Vieira Nery o Tempo e a Música: https://www.rtve.es/play/audios/el-cafe-de-mimi/

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #416 em: Outubro 25, 2024, 03:40:51 pm »
A Antena 2 a evocar o cantor Marco Paulo a propósito do seu falecimento ontem.

É verdade, leram bem!

A rádio clássica da RTP a homenagear o cantor romântico na sua página web e na sua página de facebook, disponibilizando nesta rede social excertos de um concerto transmitido em directo no passado dia 17 de Abril deste ano com o trio jazzistico do guitarrista Pedro Branco em que este interpretou velhos clássicos de Marco Paulo com arranjos jazz.

Aqui deixo o link para este brilhante concerto... https://antena2.rtp.pt/em-antena/concertos-antena-2/pedro-branco-toca-marco-paulo-17-abril-19h00/ . Apreciem!

Atento

• Hero Member
« Responder #417 em: Outubro 25, 2024, 08:21:06 pm »

É verdade, leram bem!

A rádio clássica da RTP a homenagear o cantor romântico na sua página web e na sua página de facebook, disponibilizando nesta rede social excertos de um concerto transmitido em directo no passado dia 17 de Abril deste ano com o trio jazzistico do guitarrista Pedro Branco em que este interpretou velhos clássicos de Marco Paulo com arranjos jazz.

Aqui deixo o link para este brilhante concerto... https://antena2.rtp.pt/em-antena/concertos-antena-2/pedro-branco-toca-marco-paulo-17-abril-19h00/ . Apreciem!

E em boa a hora o fez.

Marco Paulo é uma das melhores vozes da música portuguesa.

Já bastou a censura de dois patetas de intelectualidade de pacotilha que o proibiram que passasse na Antena1...

Esteve quase 15 anos censurado na Antena1...antes da última entrevista feita por Jorge Afonso a última tinha sido feita no Programa da Manhã de João Paulo Diniz (antes de 1996)

E quem o ousasse fazer ia para a prateleira.

Censores abjetos que fizeram muito mal à antena1 e de que hoje ainda padece.
« Última modificação: Outubro 25, 2024, 08:23:37 pm por Atento »

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #418 em: Outubro 28, 2024, 11:35:48 am »

É verdade, leram bem!

E em boa a hora o fez.

Marco Paulo é uma das melhores vozes da música portuguesa.

Já bastou a censura de dois patetas de intelectualidade de pacotilha que o proibiram que passasse na Antena1...

Esteve quase 15 anos censurado na Antena1...antes da última entrevista feita por Jorge Afonso a última tinha sido feita no Programa da Manhã de João Paulo Diniz (antes de 1996)

E quem o ousasse fazer ia para a prateleira.

Censores abjetos que fizeram muito mal à antena1 e de que hoje ainda padece.
Relativamente a este tema, o ex-jornalista da Antena 1, Pedro Luís Cid, escreveu umas palavras nas suas redes sociais:
https://www.facebook.com/share/p/L2Ps83Z5r8zcv8dQ/

pdnf

• Hero Member
« Responder #419 em: Outubro 28, 2024, 02:47:02 pm »
Sinceramente, fico com a ideia que, por João Almeida, não existiam noticiários na Antena 2, contrariamente à opinião do Reis:

https://www.rtp.pt/play/p11100/e800074/em-nome-do-ouvinte-o-programa-da-provedora-do-ouvinte-vii-serie

Parece-me, sinceramente, que na 2, é mesmo cumprir o objetivo da Lei da Rádio.
Aqui, muito bem a Provedora, para mim, era quase motivo para exoneração de João Almeida. Depois, admirem-se da Antena 2 continuar a cair no Bareme.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.