Estou completamente à vontade para o escrever, pois detesto esse tipo de discurso de ódio e divisionista, mas penso que se há pessoa na família política da Extrema-Direita que se civilizou, foi mesmo o Gonçalo Sousa. Obviamente que os comentários que vieram a público, feitos nos anos da pandemia, sendo ele praticamente um adolescente, são inaceitáveis. O discurso dele, nessa altura, não era muito diferente, pelo que vi, até pior, do que o daqueles cromos que populam o ED.
Dito isto, do que volta e meia me aparece feito por ele, parece-me que já não estará no mesmo nível de discurso. É certo que nos poderemos perguntar se é uma mudança genuína, ou se visa conseguir conquistar o espaço mediático, onde já colabora, por exemplo, com a Observador. Em relação ao Chega, se a memória não me falha, já não será militante, e até é bastante crítico do estilo de fazer política. Dito isto, é evidente que está na mesma linha de direita radical, aquela que, conjuntamente com o mesmo tipo de esquerda, para mim é um perigo. As TV's e rádios se querem comentadores, deixem-se ficar pelas quatro famílias políticas que são, genuinamente, defensoras da democracia e moderadas, da esquerda para a direita, PCP, PS, AD, IL. Está muito bem, e já rende debates bem interessantes, sem a baixeza de nível que os extremos nos costumam habituar.
Sim, por aquilo que me vai chegando do algoritmo das redes sociais, tenho exatamente a mesma sensação.
O discurso do Gonçalo Sousa, atualmente, está mais moderado, mas sabemos que nestas questões, existe uma pegada digital inapagável.
A única coisa que não concordo contigo, é que o PCP é um defensor da democracia. A minha família paterna em Angola, que diga o mesmo do partido com a mesma ideologia (o MPLA).
Tirando este aparte, concordo em tudo o resto