Autor Tópico: Caima FM - 97,1 MHz Oliveira de Azeméis  (Lida 5596 vezes)

pdf

  • Visitante
Caima FM - 97,1 MHz Oliveira de Azeméis
« em: Dezembro 18, 2021, 02:24:57 am »
Pois... estou agora a ouvir a Rádio Voz do Caima. E o que ouço é uma sequência de músicas CHR top 40 com o pitch a alternar entre acelerado e lento. Mas o melhor ainda não vos disse. É que a rádio agora emite com o PS "_AUSSIE__".

Ainda pensei que tinha bebido demasiado, mas é mesmo esse o PS que vejo nos meus rádios. Quem estiver na zona, pode confirmar?
« Última modificação: Agosto 03, 2023, 01:17:52 pm por AG »

Luis Carvalho

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1369
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
Re: Rádio Voz do Caima - 97,1 MHz
« Responder #1 em: Dezembro 18, 2021, 03:14:29 am »
Aussie? Não me digam que a estação contratou cangurus para animar as tardes...
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

pdf

  • Visitante
Re: Rádio Voz do Caima - 97,1 MHz
« Responder #2 em: Dezembro 18, 2021, 03:33:39 am »
Aussie? Não me digam que a estação contratou cangurus para animar as tardes...

É o que parece... e até gravei um vídeo do PS em questão. Mais logo disponibilizo.

Memorias da Radio

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2901
Re: Rádio Voz do Caima - 97,1 MHz
« Responder #3 em: Dezembro 18, 2021, 09:00:55 am »
Pois... estou agora a ouvir a Rádio Voz do Caima. E o que ouço é uma sequência de músicas CHR top 40 com o pitch a alternar entre acelerado e lento. Mas o melhor ainda não vos disse. É que a rádio agora emite com o PS "_AUSSIE__".

Ainda pensei que tinha bebido demasiado, mas é mesmo esse o PS que vejo nos meus rádios. Quem estiver na zona, pode confirmar?

Estou +- na zona e já te confirmo se eles cometeram essa estupidez sem limites.

pdnf

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5046
  • Não calem os 105.3!
Re: Rádio Voz do Caima - 97,1 MHz
« Responder #4 em: Dezembro 18, 2021, 09:18:26 am »
Existe uma local em Italia a emitir com esse PS na Catania, em 90.9. Não será confusão do Autoradio, tal como me aconteceu a mim uma vez com a Rádio Clube de Penafiel, também com uma italiana?

Hâ ainda mais outra estaçào na Austrália com essa designação.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdf

  • Visitante
Re: Rádio Voz do Caima - 97,1 MHz
« Responder #5 em: Dezembro 18, 2021, 01:14:35 pm »
Existe uma local em Italia a emitir com esse PS na Catania, em 90.9. Não será confusão do Autoradio, tal como me aconteceu a mim uma vez com a Rádio Clube de Penafiel, também com uma italiana?

Hâ ainda mais outra estaçào na Austrália com essa designação.
Não é o caso, claro. A rádio identifica-se como Voz do Caima, claro…


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Pro

pdf

  • Visitante
Re: Rádio Voz do Caima - 97,1 MHz
« Responder #6 em: Dezembro 18, 2021, 01:16:26 pm »
hoje já está ok.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Pro

pdnf

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5046
  • Não calem os 105.3!
Re: Rádio Voz do Caima - 97,1 MHz
« Responder #7 em: Dezembro 18, 2021, 02:45:50 pm »
No caso que descrevi também não era a italiana. Estava a emitir a Rádio Clube de Penafiel mas o RDS constava como R. Spazio. Assim como já me ocorreu com uma espanhola de Tui que entrava o RDS de outra do País Basco ou a ABC com a Voz do Neiva. Não poderia ser o caso de má interpretação do autorádio?

É que de facto existe em Itália uma com esse RDS.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2901
Re: Rádio Voz do Caima - 97,1 MHz
« Responder #8 em: Dezembro 18, 2021, 08:29:04 pm »
Pois... estou agora a ouvir a Rádio Voz do Caima. E o que ouço é uma sequência de músicas CHR top 40 com o pitch a alternar entre acelerado e lento. Mas o melhor ainda não vos disse. É que a rádio agora emite com o PS "_AUSSIE__".

Ainda pensei que tinha bebido demasiado, mas é mesmo esse o PS que vejo nos meus rádios. Quem estiver na zona, pode confirmar?

Isto poderá ter sido uma esporádica mesmo, pdf. E das boas! (Só não sei se no momento de escuta ou noutro varrimento do teu autorádio em segundo plano). É que eu de tarde andei mais de 1h sintonizado na Caima FM (até com sacrifício pessoal, dado o péssimo sinal dos Carvalhos até São João de Ver, que só é bom da Feira para baixo) e não só não apanhei pitches alterados, como o RDS era "CAIMA_FM"...

A rádio tem isso sim cortes pontuais, pequenos, de sinal, e está inequivocamente a fazer o transporte via IP e com um computador no centro emissor. A questão é que quem o fez esqueceu-se de configurar um buffer para salvaguardar questões e o resultado está à vista: a cada 9/10 minutos há um pequeno corte, isto pelo menos na faixa das 17h.

Questionável também estarem a meter publicidade de Vale de Cambra por lá que eu duvido mesmo muito que se ouça em condições sem a Rádio Vizela a interferir, mas como nunca lá fui, desconheço.


pdnf

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5046
  • Não calem os 105.3!
Re: Rádio Voz do Caima - 97,1 MHz
« Responder #9 em: Dezembro 19, 2021, 02:05:42 am »
Pois... estou agora a ouvir a Rádio Voz do Caima. E o que ouço é uma sequência de músicas CHR top 40 com o pitch a alternar entre acelerado e lento. Mas o melhor ainda não vos disse. É que a rádio agora emite com o PS "_AUSSIE__".

Ainda pensei que tinha bebido demasiado, mas é mesmo esse o PS que vejo nos meus rádios. Quem estiver na zona, pode confirmar?

Isto poderá ter sido uma esporádica mesmo, pdf. E das boas! (Só não sei se no momento de escuta ou noutro varrimento do teu autorádio em segundo plano). É que eu de tarde andei mais de 1h sintonizado na Caima FM (até com sacrifício pessoal, dado o péssimo sinal dos Carvalhos até São João de Ver, que só é bom da Feira para baixo) e não só não apanhei pitches alterados, como o RDS era "CAIMA_FM"...

A rádio tem isso sim cortes pontuais, pequenos, de sinal, e está inequivocamente a fazer o transporte via IP e com um computador no centro emissor. A questão é que quem o fez esqueceu-se de configurar um buffer para salvaguardar questões e o resultado está à vista: a cada 9/10 minutos há um pequeno corte, isto pelo menos na faixa das 17h.

Questionável também estarem a meter publicidade de Vale de Cambra por lá que eu duvido mesmo muito que se ouça em condições sem a Rádio Vizela a interferir, mas como nunca lá fui, desconheço.

O tipo de música bate certo com o da CAIMA. Penso que eles andem a reforçar o emissor, um destes dias apanhei-a no Porto com RDS. A própria Azeméis FM tem conseguido dar mais alguma luta à RFM, mais na zona litoral de Gaia, porque na zona serrana o Sameiro continua a dominar e a vencer.

Mais do que a Vizela a pressionar, que não tem grande emissor, há a Alto Minho e a Lamego que têm ali um despique horrível, ambas com sinal muito forte para locais. A Alto Minho se fosse esperta, punha os 101.7 como principal e 97.0 como micro, porque se quer chegar ao Porto, não fica muito fácil. Se a micro já bate na RCPF, imagino os 2kw. De qualquer das formas, Vale de Cambra é vizinho de Oliveira de Azeméis!

Esporádica é difícil porque Itália emite em 90.9. Da australiana nem falo por razões óbvias, mas emitem todos os emissores em 88.0!
« Última modificação: Dezembro 19, 2021, 02:16:08 am por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2901
Re: Rádio Voz do Caima - 97,1 MHz
« Responder #10 em: Dezembro 19, 2021, 07:45:38 pm »
A Alto Minho no meu autorádio nada faz, as pressões vêm da mais próxima Rádio Vizela, isto para os lados de São João de Ver e Santa Maria de Lamas, que depois desvanece-se.

A questão é que ser vizinho não quer dizer nada, porque Vale de Cambra já tem muitos relevos e a antena da Caima estava a uns escassíssimos 200 e poucos metros de altura (salvo última informação) em Oliveira de Azeméis, foi até deslocalizada recentemente. Tenho mesmo muitas dúvidas que isso aconteça em condições.

XFM

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 59
  • Para uma imensa minoria.
Re: Rádio Voz do Caima - 97,1 MHz
« Responder #11 em: Dezembro 20, 2021, 01:51:57 pm »
Pois... estou agora a ouvir a Rádio Voz do Caima. E o que ouço é uma sequência de músicas CHR top 40 com o pitch a alternar entre acelerado e lento. Mas o melhor ainda não vos disse. É que a rádio agora emite com o PS "_AUSSIE__".

Ainda pensei que tinha bebido demasiado, mas é mesmo esse o PS que vejo nos meus rádios. Quem estiver na zona, pode confirmar?

Toca todos os dias AC/DC, Crowded House e INXS? Então não é tão "aussie" quanto parece.

Asantosc12

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 679
Re: Rádio Voz do Caima - 97,1 MHz
« Responder #12 em: Dezembro 20, 2021, 07:36:22 pm »
O emissor desta Rádio não podia ir para a Serra da Freita? Parece o problema com as Rádios de Setúbal, com a Arrábida e estão numa cota muito inferior..

AG

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2580
  • NSTALGIA
Re: Rádio Voz do Caima - 97,1 MHz
« Responder #13 em: Dezembro 20, 2021, 10:20:45 pm »
O emissor desta Rádio não podia ir para a Serra da Freita? Parece o problema com as Rádios de Setúbal, com a Arrábida e estão numa cota muito inferior..
Não é necessário tanto, basta mudarem para a Vacaria (612m de altitude), dentro de Oliveira de Azeméis, município para o qual a rádio está licenciada. É onde se encontram os excelentes 88,1 da Rádio Observador (São João da Madeira).

pdnf

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5046
  • Não calem os 105.3!
Re: Rádio Voz do Caima - 97,1 MHz
« Responder #14 em: Dezembro 21, 2021, 01:36:56 am »
O emissor desta Rádio não podia ir para a Serra da Freita? Parece o problema com as Rádios de Setúbal, com a Arrábida e estão numa cota muito inferior..
Não é necessário tanto, basta mudarem para a Vacaria (612m de altitude), dentro de Oliveira de Azeméis, município para o qual a rádio está licenciada. É onde se encontram os excelentes 88,1 da Rádio Observador (São João da Madeira).

Tenho a sensação de que a Caima e a Azeméis FM não estarão na Vacaria não por não quererem ter uma cobertura melhor, mas sim porque a ANACOM não o deve autorizar. A emissão a partir do mesmo ponto iria levar a que às portas de Lamego o sinal fosse colidir com os 97.0 da Rádio Clube de Lamego, mas também para Norte, no eixo da A28 com a AltoMinho. Por outro lado, no caso da Azeméis FM faria dos 89.7 em plena Invicta um território disputado com a RFM do Sameiro. Seriam duas rádios candidatas a encontrar melhor frequência para poderem ir para uma melhor localização.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.