Autor Tópico: Rádio Portuense  (Lida 22588 vezes)

radiokilledtheMTVstar

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3512
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Re: Rádio Portuense
« Responder #15 em: Maio 27, 2019, 04:27:24 pm »
Estou de acordo. Infelizmente os alvarás saltam de grupo em grupo económico e pelo meio perdem -se pessoas entusiastas da rádio, com vontade e valor, que conseguem alcançar mais seguidores e ouvintes que outros cheios de dinheiro, suportados em clichês de modas. O Porto precisava de algo diferente pois as duas únicas rádios da cidade estão moribundas. A capital de uma área metropolitana não pode estar órfã de rádios. Não há.
Atenção que em Lisboa acontece praticamente o mesmo...
Em Portugal, de Norte a Sul, parece que praticamente ninguém percebe a importância dos media regionais. Já na TV foi o Porto Canal e nunca ninguém mais tentou sequer começar algum projeto. É muito triste.

« Última modificação: Maio 27, 2019, 04:29:20 pm por radiokilledtheMTVstar »

Antônio Costa

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 95
Re: Rádio Portuense
« Responder #16 em: Setembro 07, 2019, 04:35:02 pm »
A Rádio Portuense revela na sua página do Facebook que tem dois programas como os mais votados numa votação promovida pelo blogmediaporto, sendo eleito como melhor apresentador da rádio no Porto, Luís Mesquita. A última publicação da rádio no Facebook foi vista por mais de 300 000 pessoas, com mais de 120 000 seguidores presentemente. Mas afinal que segredo estes tipos têm para ter tantos seguidores numa rede social,  numa micro rádio feita online, e com apenas três ou quatro programas ?
« Última modificação: Setembro 07, 2019, 04:40:47 pm por Antônio Costa »

Antônio Costa

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 95
Re: Rádio Portuense
« Responder #17 em: Dezembro 05, 2019, 09:14:30 am »
Ontem, na viagem de Lisboa para o Porto foi feita ao som de uma rádio on line, a Portuense. Para quem gosta de de Hard Rock e até Heavy Metal, as opções são quase nulas em FM, tirando um ou outro programa em duas ou três rádios locais e o programa do Antônio Freitas na Antena 3. Não consigo perceber como é que há programas que estão em rádio on line e tinham tudo para estarem num FM qualquer. Há uns tempos neste fórum o O Bigode do Sala já tinha falado deste programa e ontem ouvi na totalidade durante a viagem e adorei o programa. Aliás, fiquei espantado com quem o faz e com a dinâmica feita com o auditório, notando -se que as redes sociais são um grande complemento hoje em dia para as rádio.O on line cada vez mais a substituir um FM saturado do mesmo.
« Última modificação: Dezembro 05, 2019, 09:17:59 am por Antônio Costa »

Zeca 2021

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1025
Re: Rádio Portuense
« Responder #18 em: Julho 22, 2021, 10:50:07 am »
Estive a escutar e a ver o novo programa da Rádio Portuense, de entrevista a bandas do universo Rock nacional, que vai para o ar todas as Terças à noite. Vi hoje em repetição na rede social da Rádio e são estas iniciativas de rádios on line que preenchem o espaço que as ditas de FM não preenchem. De acordo com a pagina da Rádio, mais de 20 000 pessoas estiveram passaram pela entrevista, apenas pelo facebook. De facto, as redes sociais tornam-se cada vez mais, o melhor parceiro das rádios.

Na cidade do Porto, com apenas duas rádios ( Nova/Festival ) e nos arredores onde já não há praticamente rádios ( Nova Era/ Rádio 5 ) onde há espaço para entrevistar bandas?

Está visto que a Rádio Portuense está a abrir caminho no Grande Porto. Parabéns ao projecto.
« Última modificação: Julho 22, 2021, 11:01:26 am por Zeca 2021 »

Zeca 2021

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1025
Re: Rádio Portuense
« Responder #19 em: Julho 26, 2021, 07:44:39 pm »
Curioso ver que um programa que surge numa rádio no Porto que dá voz á bandas nacionais não mereceu nenhum comentário.
Imagine-se, no Porto, onde não existe qualquer rádio que dá voz ás bandas nacionais, pois só há duas rádios no Porto.

Se surgisse numa rádio das ditas nacionais ou daquelas cujos fanáticos adeptos pulam aqui pelo grupo, era tudo a bater palmas. Afinal, aqui poucos gostam de rádio. O que gostam é das "suas" rádios e radiozinhas fazendo do forum um lugar para as promover.

Memorias da Radio

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2943
Re: Rádio Portuense
« Responder #20 em: Julho 26, 2021, 09:26:55 pm »
... diz ele enquanto está a promover a sua

Zeca 2021

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1025
Re: Rádio Portuense
« Responder #21 em: Julho 27, 2021, 01:20:58 pm »
... diz ele enquanto está a promover a sua

Minha?
Meu caro, eu não tenho nenhuma rádio, não pertenço nem nunca pertenci a nenhuma rádio.
O que eu defendo são projectos de rádios, seja onde forem, e que lutem contra o domínio dos grandes grupos.
Sendo eu do Porto, só tenho é que aplaudir projectos de rádio na cidade para lutarem contra o actual marasmo da rádio no Porto.
Pelos vistos, iniciativas destas não são bem vindas pois o silencio ou o pouco interesse que cria neste forum mostra que afinal o importante são a RDP Africa e a ocupação dos 91.5 que ninguem ouve ou se as megas, Cidades e Observadores e afins conseguem ocupar mais uma rádio local.

Boxx

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 911
Re: Rádio Portuense
« Responder #22 em: Julho 27, 2021, 05:48:15 pm »
Eu também sou do Porto e custa-me escrever o seguinte: as frequências locais foram atribuídas a operadores locais que não conseguiram rentabilizar os seus produtos radiofónicos e pior do que isso não se coibiram a amealhar centenas de milhares de euros a transferir/ alugar os seus alvarás aos grupos do centralismo como RR, media capital, luso canal, etc. o exemplo que refere dos 91,5 esteve em branco 30 anos!!! Sem que nenhum projeto pensado a partir do Porto conseguisse ser apresentado com um mínimo de credibilidade. Eu prefiro ter acesso a rádios centralismo do que o vazio, que é o que teria acontecido, vejam os casos de frequências fantasma como a Jornal FM, radio estadio , etc etc

Zeca 2021

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1025
Re: Rádio Portuense
« Responder #23 em: Julho 27, 2021, 06:24:38 pm »
Eu também sou do Porto e custa-me escrever o seguinte: as frequências locais foram atribuídas a operadores locais que não conseguiram rentabilizar os seus produtos radiofónicos e pior do que isso não se coibiram a amealhar centenas de milhares de euros a transferir/ alugar os seus alvarás aos grupos do centralismo como RR, media capital, luso canal, etc. o exemplo que refere dos 91,5 esteve em branco 30 anos!!! Sem que nenhum projeto pensado a partir do Porto conseguisse ser apresentado com um mínimo de credibilidade. Eu prefiro ter acesso a rádios centralismo do que o vazio, que é o que teria acontecido, vejam os casos de frequências fantasma como a Jornal FM, radio estadio , etc etc
Os 91.5 nunca foram ocupados uma vez que não foi aberto concurso para a frequência depois do vazio de 1989. O Estado como detém o poder, resolver fazer um favor a meia dúzia de iluminados para aqui colocar a RDP Africa que ninguém a ouve, tal como aqui alguns disseram. Aqueles entusiastas que até fotografias tiravam do RDS, euforicos que por aqui circulam, não escutam 1 minuto da rádio.
Quanto às Vodafones, Meo, SBSR mostram que todas as rádios locais que existiam antes tinham todas maiores audiências que as ocupantes. São fiscos radiofónicos. A lei foi modificada para permitir esta aglomeração num mesmo operador de rádios dos grandes grupos. O poder politico está de mãos dadas com estes grupos.

Boxx

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 911
Re: Rádio Portuense
« Responder #24 em: Julho 27, 2021, 06:56:17 pm »
Se tinham tanta audiência porque motivo fecharam? Porque motivo encaixaram milhares com a venda de alvarás?

AG

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2599
  • NSTALGIA
Re: Rádio Portuense
« Responder #25 em: Julho 27, 2021, 07:31:17 pm »
Se tinham tanta audiência porque motivo fecharam? Porque motivo encaixaram milhares com a venda de alvarás?
Já pus aqui vários relatório e contas da MCR que demonstram que essas rádios tinham um passivo brutal.

radiokilledtheMTVstar

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3512
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Re: Rádio Portuense
« Responder #26 em: Julho 27, 2021, 07:51:29 pm »
Eu também sou do Porto e custa-me escrever o seguinte: as frequências locais foram atribuídas a operadores locais que não conseguiram rentabilizar os seus produtos radiofónicos e pior do que isso não se coibiram a amealhar centenas de milhares de euros a transferir/ alugar os seus alvarás aos grupos do centralismo como RR, media capital, luso canal, etc. o exemplo que refere dos 91,5 esteve em branco 30 anos!!! Sem que nenhum projeto pensado a partir do Porto conseguisse ser apresentado com um mínimo de credibilidade. Eu prefiro ter acesso a rádios centralismo do que o vazio, que é o que teria acontecido, vejam os casos de frequências fantasma como a Jornal FM, radio estadio , etc etc

Concordo, infelizmente parece faltar a união entre os grupos que poderiam sustentar uma verdadeira rádio generalista para o Porto. De recordar que o Porto Canal foi um parto muito difícil e que um dos principais impulsionadores era galego...
« Última modificação: Julho 27, 2021, 07:53:46 pm por radiokilledtheMTVstar »

Zeca 2021

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1025
Re: Rádio Portuense
« Responder #27 em: Julho 27, 2021, 08:18:32 pm »
Se tinham tanta audiência porque motivo fecharam? Porque motivo encaixaram milhares com a venda de alvarás?
As receitas nem sempre são proporcionais à audiência.
A Rádio Energia talvez seja o melhor exemplo de rádio com audiência que fechou.

Boxx

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 911
Re: Rádio Portuense
« Responder #28 em: Julho 27, 2021, 08:32:44 pm »
Se tinham tanta audiência porque motivo fecharam? Porque motivo encaixaram milhares com a venda de alvarás?
As receitas nem sempre são proporcionais à audiência.
A Rádio Energia talvez seja o melhor exemplo de rádio com audiência que fechou.
Nem esse é exemplo, definhou até morrer…o primeiro golpe foi dado com a debandada do “dream team” para a Antena 3. Nesse dia foi dada sentença de morte à Energia.

AG

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2599
  • NSTALGIA
Re: Rádio Portuense
« Responder #29 em: Julho 27, 2021, 11:21:13 pm »
Se tinham tanta audiência porque motivo fecharam? Porque motivo encaixaram milhares com a venda de alvarás?
As receitas nem sempre são proporcionais à audiência.
A Rádio Energia talvez seja o melhor exemplo de rádio com audiência que fechou.
Nem esse é exemplo, definhou até morrer…o primeiro golpe foi dado com a debandada do “dream team” para a Antena 3. Nesse dia foi dada sentença de morte à Energia.
O único caso que até se podia enquadrar é o da CMR.