Autor Tópico: TSF  (Lida 272695 vezes)

pdnf

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5046
  • Não calem os 105.3!
Re: TSF
« Responder #990 em: Janeiro 18, 2022, 08:58:55 pm »
TSF com nova sonoplastia nos noticiários, pelo menos agora na Edição da Tarde! A meu ver, bastante inferior à anterior. O sinal horário mantem-se o mesmo.

Aparentemente, será só na Edição da Tarde. Notícias das 21h com o mesmo som habitual de há vários anos.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Julio Carvalho

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3725
Re: TSF
« Responder #991 em: Fevereiro 08, 2022, 10:01:10 am »
Devido ao ataque informático sofrido pela Vodafone, hoje não há fórum da TSF.

A central telefónica ficou afectada...

AG

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2580
  • NSTALGIA
Re: TSF
« Responder #992 em: Fevereiro 08, 2022, 12:09:37 pm »
E nos 89,5 MHz de Lisboa o RDS voltou a ser '_TSF____'.

Radiofilo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 445
Re: TSF
« Responder #993 em: Fevereiro 08, 2022, 12:27:30 pm »
Devido ao ataque informático sofrido pela Vodafone, hoje não há fórum da TSF.

A central telefónica ficou afectada...

Na "Antena Aberta" da Antena 1 também houve problemas com algumas ligações a cairem em plena emissão, com o António Jorge a dar a mesma justificação, inclusivé, para terminar o programa poucos minutos mais cedo.

pdnf

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5046
  • Não calem os 105.3!
Re: TSF
« Responder #994 em: Fevereiro 09, 2022, 10:59:18 am »
Devido ao ataque informático sofrido pela Vodafone, hoje não há fórum da TSF.

A central telefónica ficou afectada...

Hoje já houve fórum, precisamente sobre o ataque informático à Vodafone. Contudo, a participação de ouvintes continua limitada às redes sociais.
Excelente participação do Prof. José Tribolet, administrador do INESC ID e da CGD, a explicar o impacto do ataque na Sociedade e o que pode ser feito para os evitar.

Já agora, na zona de Paranhos, mesmo com o carro parado, começa  aficar normal a alternância sistemática entre 106.5 e 105.3 com o som do primeiro emissor, o do Muro, significativamente mais limpo e brilhante do que o de Santa Justa.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2901
Re: TSF
« Responder #995 em: Março 02, 2022, 11:30:28 am »
TSF desde pelo menos ontem sem sinal no centro emissor para o Porto, em 105.3. Não entrou qualquer backup de emissor. No autoradio no Porto comuta entre 106.9 e 107.6 e tem como resultado que em várias zonas da baixa portuense o sinal é fraco a meramente razoável mas chega mesmo a perder sinal nessa zona. Fora disso mostra certas deficiências, designadamente na Ponte da Arrábida por exemplo. O normal para dois emissores a 50kms do ponto.

Esta incúria técnica é gravíssima.

E falando em incúria, eu ouvia montagens do “Negócios em Português” que aquilo era uma vergonha, tudo feito às 3 pancadas sem nenhum standard de  qualidade, ao nível de uma local das medianas. Mesmo na rubrica TSF País e Filhos fizeram algo que eu nunca ouvi em vários anos dessa rubrica, que foi deixar a música correr longos segundos até começarem a falar, e com término abrupto e em fade out. Resultado: a Filipa Assis não estava habituada e não fosse estar atenta à emissão e ter agido logo (e bem), isto tinha corrido muito mal que ia para branca vários segundos.

Efeitos do feriado?


Julio Carvalho

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3725
Re: TSF
« Responder #996 em: Março 02, 2022, 11:42:26 am »
E as escolhas musicais também estão um pouco estranhas.

Ontem ao entrar no carro ouvi um tipo de música, que até me pareceu estar a ouvir a Comercial ou RFM. Tive que olhar para o visor do autoradio, para confirmar que estava mesmo a sintonizar a TSF...


pdf

  • Visitante
Re: TSF
« Responder #997 em: Março 02, 2022, 12:02:23 pm »
TSF desde pelo menos ontem sem sinal no centro emissor para o Porto, em 105.3. Não entrou qualquer backup de emissor. No autoradio no Porto comuta entre 106.9 e 107.6 e tem como resultado que em várias zonas da baixa portuense o sinal é fraco a meramente razoável mas chega mesmo a perder sinal nessa zona. Fora disso mostra certas deficiências, designadamente na Ponte da Arrábida por exemplo. O normal para dois emissores a 50kms do ponto.

Esta incúria técnica é gravíssima.

E falando em incúria, eu ouvia montagens do “Negócios em Português” que aquilo era uma vergonha, tudo feito às 3 pancadas sem nenhum standard de  qualidade, ao nível de uma local das medianas. Mesmo na rubrica TSF País e Filhos fizeram algo que eu nunca ouvi em vários anos dessa rubrica, que foi deixar a música correr longos segundos até começarem a falar, e com término abrupto e em fade out. Resultado: a Filipa Assis não estava habituada e não fosse estar atenta à emissão e ter agido logo (e bem), isto tinha corrido muito mal que ia para branca vários segundos.

Efeitos do feriado?

Do feriado ou do laxismo, já não se sabe...

Quanto ao backup dos 105,3 MHz, ainda sou do tempo em que ligavam o emissor da Gonçalo Cristóvão em caso de necessidade. Salvo erro podia operar com 5 kW, mas posso estar enganado.

Memorias da Radio

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2901
Re: TSF
« Responder #998 em: Março 02, 2022, 12:43:50 pm »
TSF desde pelo menos ontem sem sinal no centro emissor para o Porto, em 105.3. Não entrou qualquer backup de emissor. No autoradio no Porto comuta entre 106.9 e 107.6 e tem como resultado que em várias zonas da baixa portuense o sinal é fraco a meramente razoável mas chega mesmo a perder sinal nessa zona. Fora disso mostra certas deficiências, designadamente na Ponte da Arrábida por exemplo. O normal para dois emissores a 50kms do ponto.

Esta incúria técnica é gravíssima.

E falando em incúria, eu ouvia montagens do “Negócios em Português” que aquilo era uma vergonha, tudo feito às 3 pancadas sem nenhum standard de  qualidade, ao nível de uma local das medianas. Mesmo na rubrica TSF País e Filhos fizeram algo que eu nunca ouvi em vários anos dessa rubrica, que foi deixar a música correr longos segundos até começarem a falar, e com término abrupto e em fade out. Resultado: a Filipa Assis não estava habituada e não fosse estar atenta à emissão e ter agido logo (e bem), isto tinha corrido muito mal que ia para branca vários segundos.

Efeitos do feriado?

Do feriado ou do laxismo, já não se sabe...

Quanto ao backup dos 105,3 MHz, ainda sou do tempo em que ligavam o emissor da Gonçalo Cristóvão em caso de necessidade. Salvo erro podia operar com 5 kW, mas posso estar enganado.

Mesmo que fosse 1/10 dessa potência para poupar dinheiro,  teria feito toda a diferença na qualidade de sinal na malha urbana do Porto e zonas circundantes… como disseste e aliás vens dizendo, potência não é tudo, e tens toda a razão, que neste caso não era preciso muito mais que isso para a coisa ficar ok. (Se depois é digno de uma rede regional Norte é outra história)

Pelas minhas contas, até agora desde que começámos a reportar que haviam falhas, já falharam todos os emissores da Rede Regional Norte, com honrosa exceção aos 103.1 da Gardunha; os 105.4 de Évora, os 101.6 de Faro… só não falharam Lisboa e Caldas da Rainha. Até ao dia.

Dá que pensar…

MPFM

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 95
Re: TSF
« Responder #999 em: Março 02, 2022, 01:29:16 pm »
Se já falharam TODOS os emissores da RRN e SE já não estão "falhados" , poderão ter sido alvo de intervenções?

Memorias da Radio

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2901
Re: TSF
« Responder #1000 em: Março 02, 2022, 01:34:08 pm »
E se foram alvo de intervenções não é de se ativar emissores de backup em vez de deixar uma região com 3 milhões de pessoas com inúmeras dificuldades de sinal? Que irresponsabilidade tem uma empresa de ter para chegar a esse ponto *tendo* os equipamentos e as estruturas?

Eu sou do tempo em que problemas e intervenções técnicas eram anunciadas *em antena*.

E se foram intervindos, digo já que só em equalização podem mandar abaixo e fazer tudo de novo porque cada emissor está a soar diferente com um mesmo feed de satélite para todos.

Brincam com o próprio seguro de vida (os ouvintes)…
« Última modificação: Março 02, 2022, 01:37:37 pm por Memorias da Radio »

ruicleto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 609
Re: TSF
« Responder #1001 em: Março 03, 2022, 11:09:16 am »
confirmo em Viseu a diferença sonora entre as frequências 102,5 e 107,4. Quando o RDS comuta, torna-se "arreliante" estar sempre a escutar estas diferenças na sonoridade entre o mais grave (102,5) e mais agudo e límpido (107,4).
Reitero a minha admiração pelos técnicos que, em tempo de inverno, fazem intervenções difíceis nos emissores.

estvmkt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2110
Re: TSF
« Responder #1002 em: Março 03, 2022, 11:56:12 am »
Som mais baixo os 102.5...
Em Viseu também entra Marão...
E creio já ter apanhado Guarda nalgumas zonas e Gardunha e até mesmo Valongo já apanhei (quando morava na Serpa Pinto,dentro de casa,rádio relógio e apanhava até com bom sinal os 105.3)...
Agora,Viseu tem um contra,ouve-se tanta TSF mas dentro de edificios quase tudo pardais ao ninho.
Sobre essa situação,quando morei em Viseu,apanhava tudo com ruido...
Algo mau...
Mas que,consoante a zona da cidade,apanhava ao todo Guarda,Gardunha,Valongo,Vouzela,Lousã,Marão e na zona do Caçador apanhava Marofa... Basicamente 7 frequências,muito muito bom mesmo...

pdf

  • Visitante
Re: TSF
« Responder #1003 em: Março 03, 2022, 03:56:46 pm »
Pode dever-se (quase de certeza) ao facto de 102,5 MHz receber o sinal via hertziana e 107,4 MHz ser via satélite. Como já foi dito e bem, o som é mais limpo no emissor principal (Lousã).

pdnf

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5046
  • Não calem os 105.3!
Re: TSF
« Responder #1004 em: Março 03, 2022, 07:19:58 pm »
TSF desde pelo menos ontem sem sinal no centro emissor para o Porto, em 105.3. Não entrou qualquer backup de emissor. No autoradio no Porto comuta entre 106.9 e 107.6 e tem como resultado que em várias zonas da baixa portuense o sinal é fraco a meramente razoável mas chega mesmo a perder sinal nessa zona. Fora disso mostra certas deficiências, designadamente na Ponte da Arrábida por exemplo. O normal para dois emissores a 50kms do ponto.

Esta incúria técnica é gravíssima.

O problema é também da ANACOM e terem autorizado a tapar os 107.4 da Lousã com a Rádio Voz de Santo Tirso, porque na baixa é a redundância aos 105.3. Aliás, há mesmo zonas, nomeadamente no eixo Trindade-Gonçalo Cristóvão, onde mesmo com a popularucha a tapar a Lousã consegue irromper e é a frequência escolhida, Santa Justa sai com uns vibrados meio estranhos. Aliás, não percebo porque é que ainda não está no Monte da Virgem. Do Marquês para cima, quase de certeza que é o Muro a entrar mais, já tinha posto acima que é normal o autoradio escolher essa frequência, bem como na VCI entre o Amial e a EN13/EN14. Os 106.9 são, a meu ver, ligeiramente fracos, não seguram muito. O Marão tens de estar em linha de vista para bater o Muro, mas curiosamente há locais onde abafa Santa Justa e estão, mais ao menos em linha reta.

Entre o nó de Bessa Leite e o ArrabidaShopping todos os emissores que não sejam do Monte da Virgem apresentam problemas, não há uma única frequência que não debite ruído, assim como entre Coimbrões e a A29, aí é mais grave, Santa Justa, Santa Eufémia, Muro, Sameiro, Lousã, Lamego/Marão perde quase tudo o sinal. Curiosamente, nessa reta, chega-se a apanhar sinal de Valença com RDS nos 100 da RR, talvez o único caso estranho, porque foge a essa exceção. Mesmo a TSF de Santa Justa por vezes chega a perder o RDS, o Radiotext seguramente. Penso que não seja efeito de sombra, mas sim mesmo as muitas espúrias que o emissor lança ou algum fenomeno físico que não tenho conhecimentos para descrever. Há frequências como 90.8 onde chegas a apanhar em simultâneo 6 estações. Não sei se a proximidade ao centro emissor pode explicar este fenómeno, mas que é estranho é.


E falando em incúria, eu ouvia montagens do “Negócios em Português” que aquilo era uma vergonha, tudo feito às 3 pancadas sem nenhum standard de  qualidade, ao nível de uma local das medianas. Mesmo na rubrica TSF País e Filhos fizeram algo que eu nunca ouvi em vários anos dessa rubrica, que foi deixar a música correr longos segundos até começarem a falar, e com término abrupto e em fade out. Resultado: a Filipa Assis não estava habituada e não fosse estar atenta à emissão e ter agido logo (e bem), isto tinha corrido muito mal que ia para branca vários segundos.

Efeitos do feriado?


lembro-me de em mais miúdo gostar de ouvir a TSF precisamente pelas sonoplastias excelentes que tinha e porque parecia ser uma rádio do mais profissional que existia. Hoje, noto que esse brio se perdeu um pouco, mas pode ser só impressão minha.

E as escolhas musicais também estão um pouco estranhas.

Ontem ao entrar no carro ouvi um tipo de música, que até me pareceu estar a ouvir a Comercial ou RFM. Tive que olhar para o visor do autoradio, para confirmar que estava mesmo a sintonizar a TSF...


Segunda-feira, por volta das 13.45 estava a tocar na TSF o "Noite de Paz", um cântico de Natal, na véspera de Carnaval. Certo... Mas sim, já apanhei Post Malone e The Weekend na TSF!  8)
Cuidado com a música, os programas podem ser bons, mas a música que passa tem de condizer com o perfil da rádio.

E se foram alvo de intervenções não é de se ativar emissores de backup em vez de deixar uma região com 3 milhões de pessoas com inúmeras dificuldades de sinal? Que irresponsabilidade tem uma empresa de ter para chegar a esse ponto *tendo* os equipamentos e as estruturas?

Eu sou do tempo em que problemas e intervenções técnicas eram anunciadas *em antena*.

E se foram intervindos, digo já que só em equalização podem mandar abaixo e fazer tudo de novo porque cada emissor está a soar diferente com um mesmo feed de satélite para todos.

Brincam com o próprio seguro de vida (os ouvintes)…

Sem dúvida. Pior que a TSF nestas disparidades, só mesmo a Cidade FM, uma rádio uns 10 furos abaixo daquilo que tem de ser o standard de qualidade da TSF, até porque a exigência que enquanto ouvinte tenho com uma rádio de palavra e formal é imensuravelmente superior. A Antena 1 é verdade que também não anda muito melhor, mas não chega a ser tão diferente.
Não me parece que sejam intervenções. Já chegou a vir abaixo ao mesmo tempo Valença, Muro, Sameiro, Santa Justa e Lousã, algures ali por Novembro, salvo erro. Não me dei conta também que alguém tenha reportado falhas nos 94.4 de Moledo e nos 102.6 do Pico da Pena.

« Última modificação: Março 03, 2022, 07:22:42 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.