Autor Tópico: Renascença Multimédia - rede de emissores  (Lida 43074 vezes)

PedroTavares

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 37
Renascença Multimédia - rede de emissores
« em: Fevereiro 13, 2016, 10:45:08 pm »
Tópico para discutir novidades/anomalias acerca das frequências da Renascença Multimédia.
« Última modificação: Setembro 04, 2022, 09:59:28 pm por AG »

Linxtuga

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 400
Re: Renascença Multimédia - rede de emissores
« Responder #1 em: Fevereiro 14, 2016, 12:36:34 am »
Falhas de sincronização... Deve ser a parabólica que está desalinhada. Certamente alguém terá de se deslocar ao Trevim para perceber o que se passa.

estvmkt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2123
Re: Renascença Multimédia - rede de emissores
« Responder #2 em: Fevereiro 14, 2016, 02:25:11 pm »
Sim,poderá ser disso...

Linxtuga

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 400
Re: Renascença Multimédia - rede de emissores
« Responder #3 em: Fevereiro 17, 2016, 06:55:22 pm »
Na Mega Hits em 92.4 (Lisboa) também apanhei alguns cortes de sinal entre as 22 e as 23:30 de anteontem. Excesso de vento? Ou mudanças a acontecer?

pdf

  • Visitante
Re: Renascença Multimédia - rede de emissores
« Responder #4 em: Fevereiro 17, 2016, 11:12:31 pm »
Em rigor só conseguiria dar uma resposta satisfatória com um registo áudio da situação verificada. Embora seja fortemente válida a tese de cortes momentâneos na recepção via satélite. Situação que ocorre com alguma regularidade, por exemplo, no emissor do Muro - Serra Amarela, fruto das rigorosas condições climáticas que lá se sentem.

Linxtuga

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 400
Re: Renascença Multimédia - rede de emissores
« Responder #5 em: Fevereiro 20, 2016, 08:42:14 pm »
Em rigor só conseguiria dar uma resposta satisfatória com um registo áudio da situação verificada. Embora seja fortemente válida a tese de cortes momentâneos na recepção via satélite. Situação que ocorre com alguma regularidade, por exemplo, no emissor do Muro - Serra Amarela, fruto das rigorosas condições climáticas que lá se sentem.

Infelizmente o telemóvel que tenho, embora tenha um recetor com boa sensibilidade e excelente captação e som, não permite gravar. Senão teria gravado para se perceber. Mas é o equivalente a estar ao telemóvel com sinal razoável, muda-se de antena, e perde-se o som por meio segundo antes de voltar a recuperar - o efeito sonoro é exatamente esse, agravado pelo efeito que é dado ao som.

Linxtuga

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 400
Re: Renascença Multimédia - rede de emissores
« Responder #6 em: Fevereiro 27, 2016, 09:58:54 pm »
Não é a primeira nem será a última vez que verifico muitos problemas entre Monsanto e a Arrábida nos emissores da RFM e da Renascença.

Há todo um historial de falhas desde há apenas 5-6 anos para cá que me deixa preocupado, em alturas de mau tempo ou frio mais severos. Desde portadoras durante vários segundos ao longo de períodos muito extensos de tempo, áudio com stereo muito estranho (com excesso de reverb por sair Mono de Lisboa, como aconteceu em Novembro passado, algo que tratei de avisar em tempo útil e que foi resolvido no mesmo dia), cortes súbitos de cobertura que afetam o som... A mais grave foi há uns largos meses atrás, em que uma chuvada muito forte calou Lisboa durante largos minutos e só manteve a Arrábida a funcionar em plena hora de ponta, mas com som claramente adulterado.

Dá-me ideia que os equipamentos não serão de todo os mais recentes para apresentarem estes sintomas. Não é sempre - os emissores normalmente funcionam bem e com áudio espetacular - mas ultimamente tem sido todos os anos isto nos meses de Novembro/Dezembro e em Abril, por alturas da Páscoa. Pelo menos uma vez nesses meses temos falhas técnicas.

Curiosamente, a Mega não tem nenhum destes problemas, e a Rádio Sim também não.

O que pensam que possa ser?

« Última modificação: Fevereiro 27, 2016, 10:03:42 pm por Linxtuga »

Manuel Castro

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 17
Re: Renascença Multimédia - rede de emissores
« Responder #7 em: Fevereiro 28, 2016, 01:39:15 am »
Provavelmente, as pernas dos emissores já correram umas tantas maratonas, porém já não são o que eram e a mãe r/com tem de vez em quando chamar os médicos para tratar dessas pernas de atleta. Depois de tantas horas de operação  contínua, é  normal  que surja um problema num emissor - e se a temperatura baixa afectar os circuitos electrónicos, tem-se a receita para avarias pontuais.

Não sei quão antigos serão os emissores principais (propriamente ditos) da RR e da RFM. Anos 90? Mais recentes? Ou ainda dos anos 80?
« Última modificação: Fevereiro 28, 2016, 01:41:26 am por Manuel Castro »

estvmkt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2123
Re: Renascença Multimédia - rede de emissores
« Responder #8 em: Fevereiro 28, 2016, 12:37:20 pm »
Ontem curiosamente,da parte da manhã,ao fazer zapping,verifiquei,que na Lousã,a RFM estava em baixa e a RR não.
E muitas vezes acontece isso,quando há problemas,fica um em baixa o outro não...

FMnoAlentejo

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 52
Re: Renascença Multimédia - rede de emissores
« Responder #9 em: Abril 17, 2016, 10:05:42 pm »
Estou neste momento a captar os 93.2 de Monsanto! E é com o meu telemóvel, o meu sintonizador da Technics não apanha nada nessa frequência... é a prova que há telemóveis com boa captação, ao contrário do que alguns dizem ;) É a primeira vez que capto uma frequência de Lisboa cá em Castro Verde, com RDS e tudo.
Usa Technics ST-G460L todos os dias (ou quase).

guest6

  • Visitante
Re: Renascença Multimédia - rede de emissores
« Responder #10 em: Abril 17, 2016, 11:34:45 pm »
Meu caro "sr" uma propagação esporádica não faz a "primavera". Não compare NUNCA um auto rádio "normal" com uma antena a captar em condições normais, com qualquer que seja o "melhor" rádio do "melhor" telemóvel. Se tem dúvidas, só peço ao Sr. Luís Carvalho ( administrador deste fórum e pessoa que já mostrou conhecimentos técnicos) que lhe tire qualquer dúvida. Cumprimentos.

Enviado do meu VF-895N através de Tapatalk

Linxtuga

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 400
Re: Renascença Multimédia - rede de emissores
« Responder #11 em: Abril 18, 2016, 02:13:27 am »
Estou neste momento a captar os 93.2 de Monsanto! E é com o meu telemóvel, o meu sintonizador da Technics não apanha nada nessa frequência... é a prova que há telemóveis com boa captação, ao contrário do que alguns dizem ;) É a primeira vez que capto uma frequência de Lisboa cá em Castro Verde, com RDS e tudo.

Foi uma esporádica, não era suposto, mas é admirável. :P



FMnoAlentejo

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 52
Re: Renascença Multimédia - rede de emissores
« Responder #12 em: Abril 18, 2016, 10:19:07 am »
Meu caro "sr" uma propagação esporádica não faz a "primavera". Não compare NUNCA um auto rádio "normal" com uma antena a captar em condições normais, com qualquer que seja o "melhor" rádio do "melhor" telemóvel. Se tem dúvidas, só peço ao Sr. Luís Carvalho ( administrador deste fórum e pessoa que já mostrou conhecimentos técnicos) que lhe tire qualquer dúvida. Cumprimentos.

Enviado do meu VF-895N através de Tapatalk


É evidente que foi uma esporádica, além de ter captado a RFM de Monsanto, também captei a RR da Arrábida e mais umas rádios do Algarve. O que ponho aqui em questão é apenas isto, o meu telemóvel apanhou e o meu sintonizador não ;) Concluo que o telemóvel tem uma selectividade bem melhor e é mais sensivel que o meu sintonizador da Technics, mas se falarmos da estabilidade do sinal (nas rádios que se apanham bem na zona) aí a Technics ganha.
« Última modificação: Abril 22, 2016, 10:10:46 pm por FMnoAlentejo »
Usa Technics ST-G460L todos os dias (ou quase).

guest6

  • Visitante
Re: Renascença Multimédia - rede de emissores
« Responder #13 em: Abril 18, 2016, 11:56:16 am »
Concluo que o telemóvel tem uma selectividade bem melhor e é mais sensivel que o sintonizador da Technics, mas se falarmos da estabilidade do sinal (nas rádios que se apanham bem na zona) aí a Technics ganha.



Como diria ou outro senhor: Olhe que não... Essa conclusão é tecnicamente pouco válida...



FMnoAlentejo

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 52
Re: Renascença Multimédia - rede de emissores
« Responder #14 em: Abril 18, 2016, 01:55:55 pm »
Concluo que o telemóvel tem uma selectividade bem melhor e é mais sensivel que o sintonizador da Technics, mas se falarmos da estabilidade do sinal (nas rádios que se apanham bem na zona) aí a Technics ganha.



Como diria ou outro senhor: Olhe que não... Essa conclusão é tecnicamente pouco válida...




Não sou nenhum expert no campo das transmissões de rádio, percebo bem mais de UHF, mas é esta a minha conclusão. O espectro do meu sintonizador é mais forte nos sinais mais próximos, não é nenhuma conclusão dificil. Enquanto que o telemóvel apanhou perfeitamente os 93.2 de Monsanto, o sintonizador nos 93.2 apanhava a rádio local (Castrense) que emite nos 93.0. Se tiver errado corrija-me, mas foi o que se passou :p
Usa Technics ST-G460L todos os dias (ou quase).