Autor Tópico: O que se ouve de noite num rádio pequeno  (Lida 722 vezes)

Luis Carvalho

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1374
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
O que se ouve de noite num rádio pequeno
« em: Fevereiro 24, 2023, 10:41:24 am »
Mesmo que não se tenha à mão um bom rádio para Onda Média, é possível, num local de baixo ruído eléctrico, realizar algumas captações interessantes à noite, recorrendo a um rádio pequeno, como, por exemplo, o XHDATA D-808. Para o demonstrar, recorri, na passada madrugada (entre a 1h e as 2h), ao meu XHDATA, "despido" de qualquer tipo de auxílios que não fazem parte do aparelho, como uma antena de loop para Onda Média, para realizar as seguintes captações:

Receptor: XHDATA D-808, utilizando apenas a antena de ferrite interna

Captações realizadas no interior do Alentejo, entre a 1h00 e as 2h00 do dia 24/02/2023.

Frequência - país (código ITU) - estação - sinal (S1 a S5)

549 kHz - ALG - Jil FM - S5
945 kHz - G - Smooth Radio - S3
963 kHz - TUN - RTT Chaîne Internationale  - S4
1035 kHz - G - Lyca London - S2
1170 kHz - SVN - Radio Capodistria - S4
1188 kHz - I - Radio Studio X - S2
1323 kHz - G - Smooth Radio - S2 - emissor com apenas 0,5 kW
1332 kHz - ROU - SRR Radio România Actualitati - S2
1368 kHz - G - Manx Radio - S3
1404 kHz - ROU - SRR Radio România Actualitati - S3
1431 kHz - G - Smooth Radio - S1 - emissor de apenas 0,35 kW
1530 kHz - ROU - SRR Radio România Actualitati - S2
1548 kHz - G - Gold - S4
1557 - G - Smooth Radio - S2 - emissor de apenas 0,5 kW
1593 kHz - F - Bretagne 5 - S2

Claro que isto é uma "amostra" - omiti muitos "clientes" diários, como as estações espanholas que se ouvem por cá. Mas serve, creio, para mostrar que não ter um receptor de grande qualidade não é desculpa para não se tentar captar algumas estações estrangeiras - mesmo que seja num rádio pequeno, que obviamente não pode ter uma antena de ferrite grande, que possibilite captações "de outro mundo". E não, não me enganei: muitos emissores da Smooth Radio e de outras estações britânicas conseguem colocar algum sinal por cá mesmo tendo somente centenas de watts - como sempre digo, potência não é tudo.
« Última modificação: Fevereiro 24, 2023, 10:44:04 am por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Luis Carvalho

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1374
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
Re: O que se ouve de noite num rádio pequeno
« Responder #1 em: Janeiro 14, 2024, 02:44:51 pm »
Quem disse que um rádio de bolso não permite algumas captações interessantes na Onda Média? Claro que não está ao nível de um receptor mais sofisticado, mas ainda assim é possível, em locais com pouco ruído eléctrico, tentar sintonizar estações que não são muito fáceis de captar . Eis alguns exemplos (lista não exaustiva) de emissões que ouvi na madrugada deste domingo (entre as 2h20 e as 3h20 UTC do dia 14/01/2024), munido apenas de um rádio da Sangean, o DT-250, utilizando a antena de ferrite interna do aparelho:

frequência - país (ITU) - estação - conteúdo transmitido - Sinal (S1 a S5)

819 kHz - I - Radio Calcio FVG - OM - S1

945 kHz - ROU - SRR Radio România Actualit??i - mx Rock - S2

1170 kHz - SVN - Radio Capodistria - mx Pop - S4

1170 kHz -  G - Smooth Radio - Mx - S1

1278 kHz - UKR - UR1 Pershiy kanal - Mx clássica + jingle - S2

1332 kHz - ROU - SRR Radio România Actualit??i - mx Jazz - S2

1386 kHz - LTU - Radio Baltic Waves International - nx (retransmissão R. Ucrânia Internacional) - S3

1404 kHz - ROU - SRR Radio România Actualit??i - mx - S2

1476 kHz - G - Carillon Wellbeing Radio -  mx Rock - S1

1512 kHz - IRN - IRIB Radio Ardabil - mx - S1

1530 kHz - MDR - PEF Canal 1 - mx - S2

1557 kHz - G - Smooth Radio - mx Pop - S1

1566 kHz -G - BBC Somerset - OM - S2

Obviamente que omiti muitas estações, as mais óbvias (a começar pelas muitas espanholas que se ouvem bem por cá, mas também os emissores potentes no Norte de África etc.), mencionando, sobretudo, estações de baixa potência que se vão captando por cá. Apesar de, infelizmente, ter havido muitos encerramentos de emissores na Onda Média, há ainda muito para explorar. Para quem gosta destas coisas, naturalmente.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Luisf662

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 76
Re: O que se ouve de noite num rádio pequeno
« Responder #2 em: Janeiro 14, 2024, 05:52:55 pm »
Eu tenho andado a explorar a onda média quase todas as noites com um rádio xhdata D- 808 não é bem um rádio de bolso mas também é um rádio pequeno portátil e tenho captado só com a antena de ferrite interna dele várias rádios interessantes. Até uma rádio da Ucrânia tenho captado aqui várias noites. Confirmo também já captei algumas das rádios que referiu, também por vezes consigo ouvir rádios italianas. E é claro muitas rádios espanholas, Cope, rádio nacional de Espanha, cadena ser e também rádios de UK de França, Marrocos e da Argélia. Acho a banda de AM interessante a noite e muitas destas rádios ouvem se com boa qualidade de som.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk


joao.rosa.10004

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 86
Re: O que se ouve de noite num rádio pequeno
« Responder #3 em: Janeiro 15, 2024, 03:19:21 am »
Adiciono a essas frequências estas que chegam relativamente bem,

909kHz BBC Radio 5
1458kHz Lyca Radio
1575kHz Centrale Milano

Depois de saída de cena da Gold 1548kHz, a OM perdeu para mim grande parte do interesse em programação e unicamente em DX.

Curiosamente aqui pelo Porto, nos 1530kHz entra mais facilmente a VOA do que o PEF.