Fórum da Rádio

Fórum da Rádio => Fórum da Rádio => Tópico iniciado por: Luis Carvalho em Fevereiro 11, 2016, 09:11:53 pm

Título: Fórum da Rádio: regras e recomendações
Enviado por: Luis Carvalho em Fevereiro 11, 2016, 09:11:53 pm
Considerando a necessidade de estabelecer normas para o funcionamento do "Fórum da Rádio" , doravante designado por "Fórum", a Administração estipula as seguintes regras, que deverão ser cumpridas por todos os utilizadores:


Parte I: Considerações gerais sobre o funcionamento do Fórum:


1) O conteúdo de cada mensagem é da exclusiva responsabilidade do autor.

2) Não é permitido utilizar o Fórum para fins menos próprios ou ilegais, incluindo spam, divulgação de material sujeito a direitos de autor ou conteúdo moralmente reprovável.

3) Os utilizadores não devem desrespeitar outros membros com ameaças, ofensas e todo o tipo de linguagem obscena. Isto inclui, mas não se limita a comportamentos racistas, xenófobos, ou que sejam interpretados implícita ou explicitamente como discriminadores no âmbito social, cultural, religioso, político, étnico, etc.

4) Os Administradores e Moderadores do Fórum reservam-se ao direito de APAGAR ou editar qualquer mensagem que viole estas regras ou que seja considerada inadequada ao Fórum.

5) Os utilizadores que usem o Fórum de forma incorrecta poderão sofrer penalizações, que em casos extremos resultam em expulsão e registo dos endereços IP dos mesmos.

6) Os utilizadores deverão respeitar os títulos dos tópicos, evitando abordar assuntos que fujam totalmente ao conteúdo do "post" original. Os títulos servem para identificar o assunto da discussão e por isso devem ser respeitados.

7) Também deverão  ser evitados rumores e puras especulações sem fundamento. Convém, sempre que possível, referir fontes de informação minimamente credíveis.

8 ) Sempre que um membro citar notícias, artigos ou outros conteúdos publicados noutros sites, livros ou em qualquer outro formato, deve, naturalmente, mencionar a fonte dessa informação.

9) Tópicos/respostas a tópicos sem conteúdo, ou que não tragam algo de útil para o Fórum, por exemplo apenas smilies ou a expressão "Lol" serão apagados sem aviso prévio porque dificultam a leitura dos tópicos e ocupam desnecessariamente espaço na base de dados do Fórum.

10) Deve-se evitar a duplicação de tópicos, isto é, colocar o mesmo tópico em mais do que um fórum. O desrespeito por esta regra implica a eliminação dos tópicos considerados supérfluos.

11) A publicidade explícita a estações de rádio, produtos e serviços relativos à radiodifusão sonora só é permitida no fórum de "Apresentações", sendo interdita a colocação de mensagens contendo exclusivamente propaganda comercial.



Parte II - Acerca do registo de utilizadores no Fórum:
Relativamente ao processo de registo no Fórum, são especificadas as seguintes normas:

1) O utilizador, ao registar-se no Fórum está implicitamente a aceitar que os seus dados sejam armazenados numa base de dados cujo acesso sem restrições só é possível pelos Administradores do Fórum. Cada utilizador pode ver/alterar os seus dados clicando em "Perfil".

2) O utilizador registado compromete-se a não tentar forjar a identidade de outros utilizadores ou mesmo de outras pessoas ou instituições. Em caso de dúvida, a Administração do Fórum reserva-se o direito a contactar directamente as pessoas ou instituições aparentemente registadas no Fórum para despistar qualquer usurpação de identidade.

3) Por razões de segurança, é estritamente proibido o fornecimento intencional da "password" de um utilizador a terceiros.

4) Não existe regras definidas para os nomes de utilizador, vulgo "nicks" registados, sendo permitido qualquer nick desde que não seja ofensivo e/ou coloque em causa os direitos dos outros utilizadores ou de terceiros.

5) Também é permitida a utilização de uma assinatura configurada no perfil do utilizador, desde que não coloque em causa as regras anteriores ou comprometa o bom funcionamento do software do Fórum.

6) Alteração do nome de utilizador: A alteração de um nick registado só é permitida em situações EXCEPCIONAIS. Em condições normais, quem quiser mudar de nick tem de registar um novo utilizador. Cada utilizador, ao contribuir no Fórum, está a criar um histórico das suas intervenções neste espaço, sejam elas vistas como positivas ou negativas para o desenvolvimento do Fórum. Ao utilizar um nick para participar no Fórum, cada pessoa deixa transparecer um pouco da sua personalidade, conhecimentos e cultura, dando-se implicitamente a conhecer aos poucos aos restantes utilizadores. Assim, para manter uma estabilidade no funcionamento deste site, de modo a não confundir alguns utilizadores sobre quem está a escrever um determinado tópico, só serão permitidas alterações do nick registado em situações excepcionais e devidamente fundamentadas pelo utilizador requerente da mudança. Caso a argumentação apresentada seja aceite pelos Administradores, tanto o nick antigo como o novo ficarão inacessíveis para novos registos, evitando qualquer tipo de confusão. Se desejar mesmo alterar o nick, o utilizador tem de contactar um dos Administradores expondo devidamente a situação.


Parte III - Eliminação/expulsão de utilizadores do Fórum:

1) Todos os utilizadores tem o direito a terem o seu registo armazenado na base de dados por tempo indeterminado, salvo as situações seguidamente descritas.


Serão eliminados registos de utilizadores, por parte da Administração, EXCLUSIVAMENTE nas seguintes circunstâncias:

a) O utilizador desrespeita persistentemente as presentes Regras, mesmo após ter sido avisado pela Administração das consequências dos seus actos, mas insiste na prática de "libertinagem" dentro do Fórum.

b) O utilizador pediu explicitamente à Administração que o seu nome de utilizador seja eliminado definitivamente da base de dados do Fórum, pois pretende desistir de usar o mesmo.

c) O utilizador não demonstra interesse em usufruir das potencialidades do Fórum, não se ligando ao sistema durante um período de 6 meses, salvo apresente à Administração um motivo devidamente fundamentado para não utilizar o Fórum num período de tempo alargado.

d) O utilizador registou-se indicando um endereço de correio electrónico não válido.

e) O utilizador não activou o seu registo, seguindo as instruções do email de activação, num prazo de um mês a contar da data de registo.

f) Outras situações específicas que poderão ser informadas pela Administração do Fórum.

2) Todos os utilizadores que não se encontrem abrangidos pelas circunstâncias supra indicadas podem estar descansados que em caso algum a Administração irá apagar os seus registos.



****************


O registo no Fórum pressupõe a aceitação de estas regras e recomendações.


Quem insistir em desrespeitar estas normas, receberá penalizações de acordo com a gravidade e do número de ocorrências das infracções.


Qualquer sugestão ou dúvida em relação ao Fórum e/ou a estas regras devem ser encaminhadas para o Administrador Luís Carvalho, através de Mensagem Privada. As regras são passíveis de serem negociadas com todos os utilizadores, desde que sejam apresentadas propostas concretas, credíveis e benéficas para a comunidade de utilizadores e visitantes do Fórum.


Esperando que este Fórum seja do agrado de todos,
Luís Carvalho
Administrador do Site "Mundo da Rádio"