Fórum da Rádio > Música
Novidades/Sugestões Musicais
O Bigode do Sala:
Boas tardes prezados camaradas de fórum.
Como a música é uma das componentes fundamentais em rádio, quais são as últimas novidades sonoras que vos suscitaram interesse e que gostariam de partilhar?
Eu destaco o surgimento do supergrupo britânico Sault, os novo álbuns dos Foo Fighters, Pearl Jam e dos London Grammar, novos valores da música portuguesa como as fadistas Valéria Carvalho e Sara Correia, bem como as misturas sonoras que a Ana Moura tem tomado.
Enviado do meu Redmi Note 9 Pro através do Tapatalk
radiokilledtheMTVstar:
Eu gostaria de destacar a cada vez maior variedade na soul com os Sault que já falaste ou ainda a Arlo Parks, e o ressurgimento do garage/hard rock. Já não falo do facto dos Maneskin terem tido a canção mais ouvida do ano até agora no Spotify porque apesar de terem uma sonoridade bem mainstream convencer o Iggy Pop a colaborar com eles não é para todos, mas posso falar do facto dos Nothing but Thieves que não me lembro de passarem numa única rádio nacional são cabeças de cartaz do novo festival Authentica que vai acontecer em Braga, do incrÃvel novo álbum dos Royal Blood ou várias bandas nas plataformas digitais que voltam a ser muito mais ouvidas que a maior parte dos projetos do indie-rock tão promovido especialmente em Portugal. Em termos nacionais gostava de falar do novo projeto Lefty que promete, o primeiro single já anda quase nas 250 mil views no Youtube.
Vai ser um ressurgimento lento mas que pode dar os seus frutos, num mundo ainda tão dominado pelo pop pipoca e hip-hop.
O Bigode do Sala:
--- Citação de: radiokilledtheMTVstar em Setembro 13, 2021, 10:25:34 pm ---Eu gostaria de destacar a cada vez maior variedade na soul com os Sault que já falaste ou ainda a Arlo Parks, e o ressurgimento do garage/hard rock. Já não falo do facto dos Maneskin terem tido a canção mais ouvida do ano até agora no Spotify porque apesar de terem uma sonoridade bem mainstream convencer o Iggy Pop a colaborar com eles não é para todos, mas posso falar do facto dos Nothing but Thieves que não me lembro de passarem numa única rádio nacional são cabeças de cartaz do novo festival Authentica que vai acontecer em Braga, do incrÃvel novo álbum dos Royal Blood ou várias bandas nas plataformas digitais que voltam a ser muito mais ouvidas que a maior parte dos projetos do indie-rock tão promovido especialmente em Portugal. Em termos nacionais gostava de falar do novo projeto Lefty que promete, o primeiro single já anda quase nas 250 mil views no Youtube.
Vai ser um ressurgimento lento mas que pode dar os seus frutos, num mundo ainda tão dominado pelo pop pipoca e hip-hop.
--- Fim de Citação ---
Boas escolhas e, de facto, esqueci-me de referir o fenómeno Arlo Parks.
Sobre o Garage Rock estar de volta... Ele nunca deixou de existir, contudo, há muito que os decisores dos grandes circuitos musicais o tentam afastar essas sonoridades dos mesmos.
Mas como nos dias d'hoje todos temos acesso ao que queremos ouvir, o próprio sistema também está lentamente moldar-se.
Por fim, muito obrigado pelos Lefty que não conhecia e, segundo os comentários no YouTube, sei que já rodam na Rádio Comercial.
Aliás, a Rádio Comercial está a fazer aquilo que a Antena 3 não faz e deveria fazer, mas isso já é um tema mais que debatido aqui.
Muito obrigado pelas sugestões! =)
Enviado do meu Redmi Note 9 Pro através do Tapatalk
d4arklight.1999:
Ao alternar emissoras concorrentes neste dia Mundial da Rádio, venho expor um dispensável e repetitivo "Elefante na sala". TANTAS vezes que x repete música e/ou artista que y acabou de passar e vice-versa. Não sou ouvinte tão assíduo quanto isso mas já por várias vezes me apercebi destes "picanços"... E não pode ser (sempre) coincidência. Não é!
pdnf:
--- Citação de: d4arklight.1999 em Fevereiro 13, 2023, 07:52:51 pm ---Ao alternar emissoras concorrentes neste dia Mundial da Rádio, venho expor um dispensável e repetitivo "Elefante na sala". TANTAS vezes que x repete música e/ou artista que y acabou de passar e vice-versa. Não sou ouvinte tão assíduo quanto isso mas já por várias vezes me apercebi destes "picanços"... E não pode ser (sempre) coincidência. Não é!
--- Fim de Citação ---
Já me aconteceram algumas muito engraçadas: a primeira foi claramente coincidência, estar a fazer um bandscan e em 102.6 e 102.7 estar a dar o mesmo tema de Ed Sheeran. À primeira vista, parceria ser o emissor do Monte da Virgem a expandir-se para 102.6 com força, só que no local em questão as frequências de Gaia até têm algumas dificuldades e as do Minhéu, por seu lado entram bem. Estava com um rádio sem função RDS, mas com uma boa seletividade. Fiquei ali a picar um pouco, até que me apercebi que 102.6 estava menos de 1 segundo atrasado no tema, tal como acontece com os 107.2 e os 101.0 da Cidade. Conclusão, no final da música, jingle em 102.6 RFM em 102.7 MEO SW. Era difícil ser mais conometrado, acho que nem que combinassem sairia tão bem.
Outra engraçada, o ano passado em dia de excelente propagação em maio de 2022, frequência 97.4. Ai estava com um carro moderno, com função RDS. Mais uma vez, Ed Sheeran desta feita acompanhado de Camila Cabello. 97.4 Comercial Monsanto a chegar a Gaia. Estou numa rua a descer, descaio o carro 5 metros, entra de imediato a RFM de Aveiro. O que está a tocar? Uns 15 segundos adiantada a mesma canção.
Muito recentemente, Matias Damásio "Em Direção à Lua" a passar ao mesmo tempo na RFM e na Renascença. ;D ;D Glimpse of Us a começar na Mega e a acabar na Cidade (ou vice-versa), já apanhei duas vezes.
Resumindo, a playlist das rádios musicais nacionais é fortemente limitada. Existem diferenças que fazem a diferença, umas vezes estão melhores umas, noutras alturas as rivais. Porém, grosso modo, o que faz alguém escutar A ao invés de B acabam maioritariamente por ser as vozes atrás do microfone e a forma de interagir com o público. Isso explica, por exemplo, que seja praticamente impossível aqui pelo Porto e arredores apanhar um estabelecimento com a Comercial ou a Mega sintonizadas, a RFM, a Cidade e a Nova Era limpam todo esse segmento. Deslocando-me mais para sul no país, noto precisamente o oposto, mais força de quem perde a Norte. Por cá, diria que até a RR e a M80 são mais ouvidas em estabelecimentos do que a Comercial, que é só a líder de audiências.
Navegação
[#] Página seguinte
Ir para versão completa