Para formarmos uma opinião minimamente consistente sobre a rádio portuguesa, convém ouvir o que se faz noutros paÃses. Ao contrário da televisão do paÃs vizinho, que tenho vindo a acompanhar desde 1983 (na altura, com 12 anos, irritava o meu pai quando andava no telhado a montar antenas e amplificadores, partindo-lhe as telhas da casa), não conheço a rádio espanhola porque não dispunha de sintonizadores com entrada coaxial, com os quais podia ouvir igualmente a rádio. Hoje seria diferente, já que disponho dos ditos equipamentos, um dos quais dispõe de duas entradas, antena A e antena B.
Encontro-me a ouvir a <
RNE 3> (cultura contemporânea) há cerca de 2 horas, via web, e a opinião, até ao momento, é positiva. A palavra predomina, o radialista não é um figurante que se esconde atrás das músicas, pelo contrário é ele que domina o programa, não a música. Já ouvi BB King, Country, etc. e música que vai ao encontro dos meus gostos. Antes do espaço musical, um documentário sobre tecnologia, no qual ouvi a palavra Portugal duas vezes. Até aqui ao lado, “nuestros hermanos†fazem melhor do que nós…
Encontram-se vários estudos e relatórios sobre audiometria e modelos de rádios adotados em Espanha, mas estes são compartimentados em rádios generalistas ou temáticas, e não colocam as audiências absolutas em percentagem e numa mesma tabela.
Em Espanha, a entidade responsável pelos estudos de mercado designa-se “EGM/AIMCâ€.
Um relatório genérico dos média em Espanha: basta consultar a secção de Rádio.Também em Espanha a rádio tem perdido ouvintes para outros meios.
Clique aqui.
Fazendo um cruzamento de dados, é possÃvel chegar à seguinte listagem das rádios mais ouvidas na segunda vaga de 2018 (não encontrei percentagens até ao momento)1) Cadena Ser (generalista) - 4,089 milhões de ouvintes
2) Los 40 (temática musical) – 2,810 milhões de ouvintes
3) Cope (generalista) 2,686 milhões de ouvintes
4) Cadena Dial (temática musical) – 2,106 milhões de ouvintes
5) Cadena 100 (temática musical) – 1,980 milhões de ouvintes
6) Onda Cero (generalista) – 1,939 milhões de ouvintes
7) EuropaFM (temática musical) – 1,634 milhões de ouvintes
8.) RNE (generalista) – 1,391 milhões de ouvintes
NOTA: O consumo maioritário de rádio em Espanha é feito pela via analógica. O consumo digital representa apenas 8%.
NOTA 2: A <RNE Radio 3> apresenta uns resultados pÃfios. Apenas 411 mil ouvintes.