Rádio da freguesia de Caria, no concelho de Belmonte.
Tal como tantas outras locais, passou (ou ainda está a passar) por dificuldades. (
https://radio-covilha.pt/2024/02/noticias/radio-caria-em-risco-de-fechar-portas-por-total-falencia-tecnica/)
No FM o som é extremamente baixo quando comparado com outras estações, o que dificulta a sua escuta. O RDS parece estar encravado, tem o RT congelado com a mensagem "Estão 9 graus em Caria" quando, na verdade, os termómetros já passavam os 30.
Em termos de programação parece ter alguns programas em simultâneo com a Mundial FM 100.5, como em tempos esta última teve com a Rádio Imagem. Na ficha técnica, Caria e Mundial partilham o mesmo diretor. Nas redes sociais a Caria assume-se como "TV", por isso, acredito que entre em cena a TVC, um projeto de tv online para a zona centro de Portugal que deriva da Mundial FM e que, por sua vez, tem ligações ao Notícias de Águeda [o site do Not.Águeda até é igual ao da Rádio Caria].
Apesar de não seguir ninguém desta rádio nas redes sociais, por vezes o facebook sugere-me algumas publicações de um ex-colaborador da Rádio Caria que agora colabora com a estação mas por intermédio da Mundial FM, uma pessoa que vem expor os problemas da direção, relacionados com possíveis salários em atraso e a alegada falta de consideração para com as pessoas que "aguentaram o barco" quando podiam perfeitamente saltar dele e reclamar pelos seus direitos. Perdoem-me o desabafo mas, esquecendo quem tem razão ou não, a malta continua a achar que o facebook é o local certo para lavar roupa suja e uma espécie de tribunal do povo.
Acreditando que estas pessoas são "figuras publicas" no meio onde elas e a rádio se insere, o ideal será sempre resolver problemas internos nos bastidores ou em sede própria, caso contrário, quem paga a fatura é a rádio que fica desacreditada junto de quem a ouve e de possíveis clientes / investidores.
Entretanto, nas redes sociais, o diretor de uma rádio do distrito da Guarda tem estado a criticar as estações que andam, alegadamente, a fazer simultâneos sem consentimento da ERC. Creio que será uma crítica direta ao que acontece entre a Mundial e a Caria. Do pouco que ouvi percebi que a Caria passa até publicidade e blocos de notícias da Mundial, tendo as duas o mesmo software de automação, seria muito fácil 'desdobrar' e separar a emissão quando tocam conteúdos para Vila Nova de Poiares ou para Caria.
ps: Se alguém estiver com saudades dos jingles antigos da Renascença basta ouvir a Mundial, a package que estão a utilizar nos blocos de informação é a mesma.